cerveja witbier

Witbier: tudo sobre a belga cítrica e refrescante!

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

A cerveja Witbier é tradicionalmente produzida na Bélgica com cevada e maltes de trigo.

Na sua composição também é levado sementes de coentros e cascas de laranjas, dando a essa bebida belga um sabor mais cítrico e bem leve e refrescante.

Lembrando que essa bebida quase se extinguiu, já que por volta dos anos de 1950, a Witbier havia desaparecido, até que um cervejeiro chamado Pierre Celis retomou a produção dessa bebida.

Depois desse renascimento, ela caiu no gosto popular e ganhou certa notoriedade, sendo muito consumida no verão.

Abaixo vamos falar tudo sobre essa bebida deliciosa que agrada os paladares dos amantes de cervejas mais exigentes.

O que é Witbier?

A cerveja Witbier é também conhecida como Belgian White, que em ambos os casos remete ao significado de “cerveja branca”.

Essa bebida existe há mais de 400 anos e possui na sua composição ingredientes diferenciados.

Geralmente, associamos a produção de cerveja ao lúpulo, porém no século XVI as coisas não eram assim, pois havia uma troca muito grande de especiarias vindas dos mais diversos lugares.

Obviamente que essas especiarias começaram a invadir a culinária da Bélgica e logo estavam também presentes na fabricação da cerveja.

Assim começaram as surgir as primeiras cervejas Witbiers, feitas com trigo e malte de cevada, sendo condimentada com casca de laranja e coentro.

O estilo se popularizou mais quando as Craft beers (microcervejarias americanas) começaram a também produzir o estilo em seu país dando mais uma opção de consumo de uma cerveja refrescante.

Hoje a cerveja Witbier já é muito consumida no Brasil, porém é mais fabricada pelo os HomeBrews do que pelas grandes cervejarias. Ela é vendida principalmente no verão, pois possui alta refrescância e agrada o paladar de todo bom cervejeiro.

Características da cerveja Witbier

As características da cerveja Witbier são bem fáceis de serem percebidos, na aparência, por exemplo, ela possui uma cor que vai de palha a amarelo, assim como todas bebidas à base de trigo.

Além disso, ela possui também baixo IBU, sendo considerada uma cerveja com um alto drinkability, ou seja, provoca uma maior satisfação na sua degustação, permitindo que seja consumida novamente.

No seu aroma é possível perceber de maneira moderada o trigo, grãos e os condimentos (coentro e casca de laranja).

Além disso, o lúpulo não é muito percebido na cerveja Witbier, assim como na Weissbier já que esse é um ingrediente que se deve passar despercebido não sobrepondo as outras características mais marcantes do estilo.

O seu sabor é agradável, considerado refrescante, sendo possível perceber também nos sabores os condimentos, mas nada que seja pungente.

A espuma da cerveja Witbier é densa, branca, bem semelhante ao mousse.

Inclusive, essa bebida possui alta carbonatação, o que lhe dar um leve sabor picante bem ao fundo.

Copo da Witbier

Como um bom cervejeiro, você deve saber que o copo faz toda diferença no momento da degustação, por isso existem diversos tipos para as mais diferentes bebidas.

No caso da cerveja Witbier o copo recomendado é chamado Tumbler, que possui a boca estreita, ideal para essa bebida que baixa formação de espuma.

Seu também não tem hastes, possuindo a base plana e a boca com diâmetro maior ou igual a base.

O Tumbler ficou muito conhecido como o copo tradicional da cerveja Hoeggarden, criada pelo belga Pierre Celis, responsável por reviver o estilo Witbier.

Conheça os tipos de copo, entenda as diferenças e quando usar cada um deles nesse nosso artigo.

Diferença entre Witbier e Weissbier

A primeira diferença entre esses dois estilos de cerveja está no surgimento, já que a Witbier nasceu na Bélgica e a Weissbier tem origem da Bavária, região da Alemanha.

Outro ponto importante que demonstra a diferença entre elas está no aspecto: A weissbier é mais turva, apresentando um alaranjado escuro, enquanto a Witbier é mais clara.

Além disso, a Weissbier tem o aroma que lembra uma mistura de frutas, com destaque para a banana, mesmo esse ingrediente não sendo utilizado na fabricação dessa bebida.

Já a cerveja Witbier – como você já sabe – tem a adição de frutas cítricas e especiarias durante a sua produção, que vão desde o coentro, casca de laranja até a camomila, gengibre e pimenta.

No próprio sabor é possível perceber a distinção entre a Witbier e Weissbier: essa última é adocicada, puxado para o cravo e a canela, enquanto a Witbier tem o gosto levemente apimentado e cítrico.

Mais uma diferença está na espuma, no qual na Weiss tem uma maior formação de espuma, enquanto na Witbier tem uma espuma mais fina mas bem consistente.

Ou seja, mesmo sendo ambas de trigo e de origem Europeia, é fácil perceber a diferença entre elas, que são bem gritantes, não é mesmo?

5 cervejas que você deve experimentar

cervejas witbier

A cerveja Witbier é perfeita para o verão, pois é bem leve, refrescante e anda conta com os sabores cítricos característico dessa bebida.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dessas cervejas que você deve experimentar.

1 – Hoegaarden

A Hoegaarden é considerada a principal Witbier no mundo, sendo facilmente encontrada, por isso você não deve deixar de experimentá-la.

O estilo dela é bem marcante e tradicional: refrescante, leve, feita com as cascas de laranja e coentro.

Hoegaarden combina com tudo: aves, massas com molho de tomate, queijos, patês, etc.

2 – Vedett Extra White

Essa Witbier é levemente amarga, com o destaque na sua composição o limão e a laranja, apresentando um final seco. Ideal para ser ingerida com peixes e sushis.

Para que o sabor ganhe mais destaque, a Vedett Extra White é refermentada no barril ou garrafas durante várias semanas.

3 – Baden Baden Witbier

Baden Baden Witbier é também considerada uma cerveja Witbier tradicional, feita casca de laranja e coentro.

Essa bebida tem o sabor cítrico, não é filtrada e apresenta uma coloração semelhante ao amarelo palha.

Baden Baden Witbier é ideal com frutos do mar, peixes, sushis, queijo brie, etc.

4 – Way Witbier

A Way Witbier é aromática, cítrica e leve, perfeita para ser consumida com frutos do mar e petiscos.

Se possível, experimente a Way Witbier com atum, salmão, sushis, shasimis, etc.

5 – Celis White

A Celis White é feita a partir da receita original criada pelo Pierre Celis, pai da Hoegaarden.

Na sua composição é possível encontrar as frutas e ervas, que dão a bebida o sabor refrescante e leve, com um alto drinkability.

Se você gostou desse artigo, vai amar ainda mais essa receita caseira desenvolvida pelo cervejeiro Linus de Paoli, de estilo Witbier.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.