Cerveja Helles: a história do estilo Munich Helles

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

O estilo Helles é um dos estilos mais consumidos e consagrados na Alemanha, foi feita para competir com as Pilsners tchecas e ganharam o coração dos alemães.

Por isso podemos dizer que o estilo merece uma atenção especial, e hoje vamos entender um pouco sobre o estilo mais queridinho da cidade mais cervejeira da Alemanha e também seus principais rótulos.

Fique até o fim e aprenda tudo sobre ele!

História do estilo Munich Helles

A Munich Helles como o próprio nome já fala é a “clara de Monique”, em 1894 a cervejaria Spaten lançou o estilo para competir com as Pilsners tchecas, podemos dizer que se tratava de uma missão bem difícil levando em consideração a qualidade das cervejas tchecas, não né?

O estilo Helles nem sempre foi o queridinho dos alemães, muitos não trocariam a tradicional Dunkel, cerveja marrom escura também de baixa fermentação (Lager) por essa cerveja clara. O estilo aos poucos foi entrando no gosto dos conservadores da Baviera, começando a ser vista com mais frequência nos Biergartens (Jardins espalhados pela cidade) e assim se popularizando.

Biergarten alemão
Um típico biergarten alemão

Em tempo recorde a Dunkel foi trocada pela Helles, se tornando o estilo mais popular da Alemanha. Muitos mestres cervejeiros tentaram fazer com que o estilo de cor clara fosse banido, porém como a demanda estava alta e ainda crescendo, isso não foi possível.

Assim a clara de Monique desbancou a Dunkel, se tornando a mais popular da Alemanha.

Descrição do estilo

O estilo Munich Helles apresenta algumas características sensoriais típicas, como a coloração variando de amarelo clara a amarelo ouro, o equilíbrio aromático e gustativo de lúpulo e malte em intensidades baixas e a presença de sabor de lúpulo baixo e amargor suave.

O caráter do seu malte pode lembrar pão, mas deve ser refrescante, corpo médio, não deve conter caráter de caramelo e por último não devem conter ésteres frutais e diacetil.

Exemplares típicos

Cervejas Munich Helles

Não adianta nada falamos muito sobre o estilo e suas características sem citar alguns rótulos típicos e famosos das cervejas Munich Helles, afinal, você vai querer muito experimentar.

Por isso resolvemos listar aqui três grandes marcas e que são encontradas facilmente no Brasil — para a nossa sorte.

1. Paulaner Hell

A cerveja mais vendida do estilo no mundo por uma das maiores fabricantes de cerveja da Alemanha.

É feita 100% com lúpulo Hallertauer (tradicional) que é considerado pela própria Paulaner como um dos lúpulos mais aromáticos do mundo, malte de cevada leve e leveduras exclusivas da cervejaria.

Cor dourada brilhante. No paladar, é saborosa e balanceada. Cerveja com alta drinkability e de aroma equilibrado e harmonioso.

2. Spaten Premium Lager

A pioneira, o estilo foi criado por uma das principais cervejarias alemãs no ano de 1894, uma cerveja refrescante e leve, com amargor moderado e persistente, combinado com dulçor sutil do malte em segundo plano.

Ela também se caracteriza por ter notas herbáceas e levemente picantes, com final seco e amargo. E para o toque final, o seu aroma maltado, de palha e herbáceo.

Harmonizando bem com carnes de porco, queijo e peixe.

3. Hofbräu Original

Um típico e também clássico exemplo do estilo, uma cerveja leve, refrescante, levemente amarga e picante, a Hofbräu Original traz consigo a cultura da capital da cerveja, Munique. Assim como os rótulos anteriores, produzida de acordo com a Lei da Pureza Alemã de 1516.

Também se caracteriza por ser bebida em grandes canecas, aquelas bem características de festivais como a Oktoberfest.

Diferença entre outros estilos

As vezes podem acontecer confusões enquanto aos dois estilos, por isso achamos pertinente também esclarecer esses pontos por aqui.

A Helles diferencia da Dunkel principalmente na coloração, Dunkel apresenta uma coloração marrom escura, e traz no aroma e sabor notas de café “passado”.

Em relação a Pilsen tcheca, a Helles foi inspirada nela, porém só quando houve a possibilidade do tratamento da água na região da Baviera, diminuindo a dureza da água, foi possível produzir cervejas em uma coloração mais clara, além disso a Helles é uma cerveja mais seca se comparada a Pilsen.

Agora que tal aprender mais sobre o estilo Pilsen? Considerando um dos concorrentes do Munich Helles!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.