Universo da Cerveja

Conheça 7 livros sobre cerveja para se inspirar!

livros sobre cerveja
Escrito por Autor convidado
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Você gosta de uma cerveja de qualidade? Hoje, você é nosso convidado para tomar uma boa dose… Uma dose caprichada de informação e, também, de empreendedorismo.

Tudo o que faz parte da história da cerveja, no mundo inteiro, está registrado em um série de livros. Uma literatura rica em dados e curiosidades.

Cada livro sobre cerveja tem algo especial. São relatos que revelam a trajetória dessa indústria, desde os primeiros passos, e a revolução do produto artesanal

Tem obras específicas sobre marcas e outras que se dedicam aos prazeres e sabores da bebida. E você encontra, também, livro sobre cerveja que se dedica às técnicas de produção.

Tem livro sobre cerveja que é uma verdadeira aula de empreendedorismo. Fala de um sonho que se transformou em negócio. Um negócio que fez fortuna… Uma fortuna que projetou o Brasil no cenário internacional.

Ah, você não bebe? Não tem problema, porque cada livro sobre cerveja tem muito a lhe ensinar. Confira a lista especial com conteúdos interessantes e enriquecedores desse post.

“Deguste” essa delícia que preparamos pra você!

1. Sonho Grande – Cristiane Correa

sonho grande

Essa é uma história de empreendedorismo de sucesso. O trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira partiu de uma pequena empresa e construiu o maior império do capitalismo brasileiro de todos os tempos.

Além de outros negócios, eles são sócios da Inbev, a empresa multinacional de bebidas e cervejas, formada pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev. A Inbev detém mais de 200 marcas de bebida, entre elas a Budweiser, Corona, Stella Artois, na Europa, e Skol, Brahma e Antarctica no Brasil.

Essa trajetória fantástica fez de Paulo Lemann o maior empresário do setor de alimentos e bebidas do mundo. Pode-se dizer que ele serve de inspiração para muitos brasileiros quando o assunto é empreendedorismo.

2. A História da Heineken – Barbara Smit

história da heineken

Esse é um livro sobre cerveja que emociona o leitor com a trajetória bem-sucedida da grande Heineken — uma empresa familiar, que começou pequena e conquistou o coração do mundo.

A autora revela o que existe por trás das famosas garrafas verdes e que transformou essa história em algo tão fascinante. Ela destaca as jogadas de mestre do magnata Alfred “Freddy” Heineken, responsável pela ascensão da marca, colocando-a na posição de liderança global, num mercado altamente competitivo e onde ela está presente em mais de 122 países.

E, claro, Smit relembra o sequestro de Heineken, que resultou em um resgate milionário, o maior da história já pago por uma única pessoa. É um brinde ao sucesso e à genialidade!

3. Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado

larousse da cerveja

Quer aprender sobre ingredientes da cerveja, processo de fabricação e técnicas de degustação? Aqui está um livro sobre cerveja que reúne todas essas informações.

Você aprende, ainda, sobre os mais variados tipos de cerveja em todo mundo, tudo escrito de forma simples e didática. É claro que o autor faz um relato sobre a história da bebida e apresenta dados interessantes sobre as culturas das regiões produtoras. É considerado por muitos especialistas o melhor livro de cerveja para quem está chegando agora no mercado, mas é indispensável, também, para todos os “cervejeiros de carteirinha”.

4. A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garret Oliver

a mesa do mestre cervejeiro

Quando o assunto é gastronomia, a cerveja também faz parte do cardápio. Mas não é qualquer cerveja que combina com qualquer prato. Aí está o segredo de sucesso dessa obra.

O autor ensina a fazer combinações perfeitas que valorizam o sabor e tornam a refeição ainda mais especial. Trata-se de um livro sobre cerveja divertido e gostoso de ler. Afinal, a harmonia é sempre bem-vinda, até mesmo na mesa do cervejeiro. Você está convidado a conhecer essas combinações e testá-las. Descubra os prazeres das cervejas e das comidas verdadeiras com Garret Oliver, um dos mais famosos mestres cervejeiros da atualidade.

5. A revolução da cerveja artesanal – Steve Hindy

a revolução da cerveja artesanal

A cerveja artesanal está de volta. E com força.

O consumo, nos últimos 50 anos, registrou crescimento estrondoso. O livro de Hindy foca no renascimento das microcervejarias e em como esse movimento vem sacudindo o mercado de bebidas no mundo. Ele inclui as histórias por trás de marcas como Samuel Adams, Deschutes Brewery, New Belgium e Dogfish Head – origem, desproporção na força pela disputa de mercado e legislação – que muitas vezes trabalha contra o crescimento das microempresas.

É um livro sobre cerveja muito interessante e perfeito para os amantes da bebida artesanal.

6. Cerveja e Filosofia – Steven D. Hales

cerveja e filosofia

Nesse livro sobre cerveja, o foco é totalmente diferente. Nada de histórias. Nada de informações sobre ingredientes, tipos de cerveja ou combinações…. Não se fala também em empreendedorismo. O assunto aqui é o impacto da cerveja na vida das pessoas e na sociedade em geral.

O leitor é convidado a uma reflexão, com base em artigos de profissionais, inclusive filósofos, que avaliam porque essa bebida é considerada democrática e um estímulo à socialização. Uma excelente abordagem antropológica.

7. Os Primórdios da Cerveja no Brasil – Sergio de Paula Santos

os primórdios da cerveja no brasil

A história da cerveja no mundo é fascinante e no Brasil também. Esse livro não entra no mérito de preferências entre marcas. O autor volta no tempo para estudar as origens dessa bebida preferida do brasileiro e a sua trajetória de sucesso, inclusive, no que se refere às duas grandes cervejarias brasileiras: Brahma e Antártica.

Sergio Santos vai além de contar o que já é público. Ele tira do cofre informações reveladoras. Um dos temas está relacionado à disputa entre os herdeiros dos fundadores da Antarctica.

O autor fala também sobre à “lei de pureza”, jamais respeitada pelo Brasil (segundo ele). Ou seja, a obra contém informações em abundância.

Você gostou da lista que preparamos para você?

Então, como saideira, vai outra dica. Não importa se você é um amante ou não da cerveja. Se bebe com frequência ou apenas dá uma “bicadinha” de vez quando. Não faz diferença se você prefere a cerveja industrial ou artesanal. Em qualquer situação, os livros acima são excelentes opções de leitura para as pessoas que buscam ampliar conhecimentos, inclusive, aquelas que pensam em empreender.

Boa leitura!

12 min Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Min, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Autor convidado

Comentar