Beber e Comer Degustação Notícias Universo da Cerveja

Leuven, a cervejaria belga de Piracicaba

Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

O mercado de cervejas artesanais cresce, e com isso novas opções vem aparecendo. A jovem Leuven, fundada em 2010, entra no mercado com uma proposta interessante. A nome é da cidade belga onde se situa a gigante cervejaria Stella Artois, sendo a capital belga da Imbev. Fugindos dos tradicionais estilos pilsen e weiss, a cervejaria de Piracicaba, São Paulo, aposta em três frentes: Dubbel, Golden Ale e Red Ale. Degustamos as duas últimas, e foi uma agradável surpresa.

A primeira a ser provada foi a Golden Ale. Pela influência do nome da cervejaria, já se espera que seja uma cerveja voltada para a escola belga. De coloração dourada, ela tem um aroma em que o lúpulo sobressai um pouco, com um toque herbal. No sabor, tem-se frutado e adocicado malte, com um final bem amargo. A cerveja é equilibrada, com um amargor mais forte que as cervejas belgas tradicionais, inclusive. Ela mostra personalidade da cervejaria, por ser sua cerveja mais leve. Ou seja, ela já chega sem amenidades.

A Red Ale é tem uma bela cor avermelhada. É uma boa opção para quem gosta do estilo, já que há pouca oferta no mercado nacional. A Baden Baden Red Ale é uma barley wine. A da Mistura Clássica é bem escura, com marcante sabor torrado. A Muphys’s Irish Red também tem a mesma característica, apesar de não tão acentuada. Assim, o sabor e o aroma da Leuven Red Ale puxam para o malte, com um toque adocicado, caramelado, e apenas leve tostado. O final, porém, é seco e amargo, dando à ela uma cara de Irish Red Ale.

 

As duas cervejas provadas da Leuven mostraram que a cervejaria entra no mercado apostando em qualidade, ainda mais quando é comandada por um cervejeiro caseiro. O ponto negativo, porém, fica por conta da identidade visual que não acompanha a qualidade da bebida. Mas, claro, o mais importante ela já tem: cervejas de estilos diversos e com características próprias.

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

5 Comentários

Comentar