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Cerveja Heineken: aprenda sobre a marca de cerveja mais famosa do mundo

Cerveja Heineken
Escrito por Mariana Rodrigues
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Reconhecida mundialmente pela garrafa verde, a estrela vermelha e seus eventos esportivos que patrocina, a cerveja holandesa vem mantido o sucesso entre jovens e adultos com uma receita que mantém o alto padrão de qualidade há mais de 140 anos.

Vamos conhecer mais a fundo a história dessa cerveja puro malte que ganha mais mercado a cada ano e conquista o coração dos brasileiros no copo e no futebol.

A história da Heineken

Gerard Adriaan Heineken foi um jovem de pouca idade que deu origem ao que hoje pode ser chamado de um Império cervejeiro. Aos 22 anos, comprou a  De Hoolberg (O Palheiro, em holandês), uma das maiores cervejarias de Amsterdã em 1868, que tinha foco na produção da “cerveja de massa” para os cavalheiros holandeses, que possuíam poder aquisitivo maior e lhe davam mais lucro.

Com o avanço da cultura cervejeira na Europa, surgiram técnicas melhoradas de alta e baixa fermentação, e um dos alunos da escola de Louis Pasteur, pai da pasteurização, o Dr Elion, isolou uma cepa de levedura de qualidade superior em 1886, denominada “Heineken levedura A” , que garantiu até os tempos de hoje sua qualidade superior a outras cervejas.

Em 1929, houve no mercado europeu as primeiras cervejas em garrafas, possibilitando sua expansão no leste Europeu e na Ásia.

Nos Estados Unidos, foi a primeira cerveja estrangeira a ser exportada depois da Lei Seca, e mesmo que os americanos estivessem acostumados com as cervejas domésticas, com um corpo e sabor menos amargo, logo ganhou espaço no mercado.

Na região britânica, a sua inserção foi mais difícil. Os ingleses estavam acostumados com seu estilo próprio e cervejas claras como a Pilsen ainda não eram muito aceitas. 

A Heineken logo criou um estilo mais leve, a Lager Premium, junto com as primeiras tiragens das garrafas verdes recicláveis, uma jogada de Marketing que possibilitou a diferenciação das outras cervejas que utilizavam garrafas amarronzadas consolidando sua marca em todo mundo.

A marca no mercado Brasileiro

A Heineken chegou ao Brasil em 2010 pela marca FEMSA, fabricante das marcas Kaiser e Sol no país e é supervisionada pela Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã.

Produzida sem conservantes, com água, malte, lúpulo e levedura tipo A em Ponta Grossa, garantindo um sabor especial frente ao grupo das cervejas Premium. Em 2017, adquiriu a Brasil Kirin, com as marcas Devassa, Baden Baden, Schin, Glacial e Eisenbahn, transformando a empresa na segunda maior fabricante de cervejas do Brasil, atrás somente da Ambev.

Heineken Ponta Grossa PR

A cerveja Heineken

A Heineken possui no mercado cinco tipos de cervejas em locais específicos no mundo. A clássica American Premium Lager é o carro chefe com maior distribuição global e conta com um aroma adocicado do malte, um amargor clássico da escola americana, que pode não agradar no início a pessoas acostumados com cervejas com menor IBU e 5,6% de ABV.

A palavra Premium deriva de cervejas puro malte, e não são adicionados conservantes e cereais não maltados.

No mercado americanos apenas, existem:

  • Heineken Light, com menor teor alcoólico, corpo leve e baixo amargor;
  • Heineken Dark Lager, cerveja com maltes escuros, sabor adocicado e leve de consumir;
  • Heineken Extra Cold,é  servida apenas como chope e possui corpo mais leve e colarinho cremoso, muito encontrada em aeroportos e estádios.

Para paladares mais exigentes, a Heineken Oud Bruin é encontrada apenas na Holanda, e tem maltes selecionados que confere teor alcoólico elevado e sabor caramelizado.

Para os países baixos foi criado a Heineken Tarwebok, cerveja escura com malte de trigo e caramelo, aromática e com alto ABV, é geralmente fabricada para ser consumida no Outono – Inverno. 

A força da marca

Com um Marketing e Publicidade agressivos, a Heineken possibilitou se consolidar globalmente em várias áreas, como o esporte, cultura, diversidade entre outras, trazendo uma experiência única para o consumidor final.

1. O rótulo

Existe uma crença de que antigamente, produtores de cervejas medievais penduravam uma estrela de cinco pontas nos barris que simbolizava o ar, terra, fogo, água e um quinto que garantiria a qualidade da bebida.

As duas medalhas remetem aos prêmios holandeses adquiridos em Paris no século 19, assim como o diploma de honra em Amsterdã, em 1883. Na logomarca, o “e” foi desenhado para ser ligeiramente inclinado, dando uma impressão de felicidade e sorriso.

2. A experiência da marca

De forma a garantir uma experiência única para seus clientes, consolidou sua marca em vários locais antes não explorados. É patrocinadora oficial da UEFA Champions League (Copa dos Campeões da Europa) desde 2005 e criou em 2016 uma propaganda voltada para as mulheres, como forma de inclusão em um ambiente que já foi majoritariamente masculino. 

Em 2002 criou o Museu Heineken Experience em Amsterdã, oferecendo visitas guiadas, exibições e exposições interativas, em que o visitante passa por todo processo de fabricação e chega a interagir com a pá de fermentação, podendo usar e depois degustar a cerveja “criada”. Ao final da visita, tem se direito a 3 copos de cerveja no bar oficial, em que se pode comprar diversos brindes.

Em 2007, criou-se o Heineken Bar no aeroporto de Hong Kong e Nova York, uma espécie de “Starbucks” da cerveja. É um ambiente bastante agradável e personalizado, e tem se a disposição 2 tipos de cerveja: a Heineken Premium e a Extra Cold.

Considerações finais

Apesar da Heineken deter pouca porcentagem no mercado brasileiro, observa-se uma tendência ao longo dos últimos anos de uma melhor no paladar e exigência de mercado pelos brasileiros.

É uma cerveja que possui maior quantidade de lúpulo por ter mais malte que as outras Lager comuns, por isso o amargor é notado logo no início, mas não é um fator que impeça de consumir.

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Sobre o Autor

Mariana Rodrigues

Engenheira apaixonada por cerveja e tecnologia. Em busca sempre das melhores cervejarias locais!

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