O que é Hard Seltzer e como tomá-la?
O que é Hard Seltzer

O que é Hard Seltzer e como tomá-la?

Coleção de livros na Amazon

Até a metade 2020 nunca ouvimos falar sobre Hard Seltzer ou Spiked Seltzer no Brasil. Dos sabores mais simples aos mais complexos, fomos apresentados a essa bebida há pouco tempo. Mas nos Estados Unidos esse tipo de bebida alcoólica está transformando rapidamente os hábitos de consumo dos americanos.

É notável que você já o encontra em alguns mercados ao lado das cervejas ou de sucos e refrigerantes. Se essa tendência vai decolar por aqui nós não sabemos, mas o fato é que a bebida está se tornando conhecida no mundo inteiro e cada vez mais consumida.

Vários cervejeiros aderiram ao movimento com suas próprias versões e vêm o florescente mercado de Hard Seltzer como uma oportunidade semelhante aos booms da cerveja artesanal e da sidra.

Mas essa tendência preocupa alguns especialistas em política e saúde por conta das estratégias de marketing utilizadas para promover a bebida possam levar os consumidores a acreditarem falsamente que são saudáveis.

Portanto para saber mais sobre a bebida, como serví-la e se é saudável ou não, leia até o fim!

O que é Hard Seltzer?

O termo “seltzer” quer dizer água ou soda com gás, aquela água gaseificada com sabores, já “hard” remete a adição de álcool na bebida, portanto Hard Seltzer significa que a água foi enriquecida com açúcar, álcool e aromatizada com frutas. 

É bom deixar claro que sempre que eu mencionar somente seltzer, estou me referindo a águas com gás aromatizadas como a Crystal (imagem abaixo), já hard seltzer significa a bebida com álcool.

Água aromatizada Crystal Sparkling

Alguns são feitos com destilados como vodka, gin ou tequila, mas não confunda, apesar da associação, a bebida não se trata disso.

Seu conceito básico é bem parecido com o da cerveja artesanal, onde o açúcar é adicionado à água carbonatada, que é fermentada com a introdução do fermento para que esses açúcares se convertam em álcool, mas é claro, cada marca possui seus métodos e sabores.

No entanto, as marcas líderes de mercado fabricam seus produtos a partir de grãos fermentados ou açúcar de cana e, portanto, se enquadram na categoria de cerveja como uma “bebida maltada com sabor”.

O objetivo geral dessas bebidas é criar uma bebida alcoólica espumante com baixo teor de calorias e baixo teor de carboidratos, sem ou com muito poucos açúcares. Muitos também não contém glúten .

Eles também possuem um baixo teor de álcool, variando entre 4% e 8% de álcool por volume (ABV), vendidos em latas por um preço semelhante, também podem ser adquiridos em qualquer loja que venda cerveja.

Como podemos ver no exemplo ao lado a Smirnoff foi uma das grandes marcas que ingressou no mercado e decidiu comercializar o produto para expandir seu alcance.

De acordo com Brandy Rand , COO da IWSR, empresa especializada em analisar o mercado de bebidas alcoólicas, a bebida ganhou popularidade nos Estados Unidos nos últimos 4 anos, após popularizada no estilo atual por Nick Sheids, VP da SpikeSeltzer, e a pandemia de Covid-19 ajudou a potencializar as vendas da bebida. 

Qual é o sabor da Hard Seltzer?

Conforme você explora as opções, elas variam muito, assim como qualquer outra bebida. Algumas são mais doces, outros efervescentes, outros mais saborosos, e assim por diante. Se você achar que não gosta de um, tente outro. 

Existem muitas marcas no mercado, então pode ser que haja alguma mais atraente para o seu gosto pessoal.

A melhor maneira de bebê-la é gelada direto da lata ou em um copo com adição de gelo e frutas se desejar, isso pode potencializar o sabor. da bebida 

Algumas pessoas também gostam de adicionar uma dose de licor. 

Efetivamente, eles estão substituindo um Setlzer por uma Hard Seltzer, aumentando o teor de álcool da bebida (bem como seu açúcar, carboidratos e calorias). As opções de sabor fazem com que o Hard Seltzer seja uma opção que pode adicionar sabores a coquetéis simples.

 No entanto, se você está preocupado em tornar suas bebidas mais saudáveis, um seltzer não-alcoólico seria uma escolha melhor.

Por que se tornou tão popular?

A tendência do Hard Seltzer acompanhou o aumento da popularidade da água gaseificada em geral, porque a versão sem álcool e saborizada passou a substituir refrigerantes açucarados e atraiu também pessoas com dietas low-carb e para pessoas com intolerância a glúten. 

As redes sociais aumentaram a percepção de que os seltzers são uma alternativa mais sofisticada às bebidas de malte (embora alguns seltzers sejam tecnicamente isso!).

E você não pode ignorar a facilidade de levar bebidas enlatadas prontas a qualquer local, sem a necessidade de um misturador ou saca-rolhas.essidade de um saca-rolhas.

O baixo teor de álcool é convidativo para quem quer beber, mas não está procurando a agitação que vem com cerveja, vinho e coquetéis com ABV mais alto. 

Hard Seltzer é mais parecido com uma cerveja refrescante, você pode saborear apenas uma ou tomar duas e não ficar bêbado.

Mas elas são saudáveis?

Usar a palavra saudável para qualquer bebida alcoólica pode ser bem arriscado, por isso defendemos sempre outra palavra: moderação.

Hard Seltzers geralmente são agrupados na categoria de bem-estar e costumam a ser rotuladas e vendidas como produtos saudáveis,  sem glúten, sem conservantes, veganos  e amigáveis, feitos com sabores naturais, zero açúcar, e baixo teor calórico (entre 90 e 120).

A sua grande diferença é na quantidade de açúcar, onde você pode encontrar 1 a 2 gramas por porção, diferente de refrigerantes tradicionais.

Um fator importantíssimo é que essa terminologia atrai pessoas preocupadas com a imagem e a saúde que ainda querem beber álcool, e explora as tendências existentes para bebidas não alcoólicas semelhantes, como kombucha, refrigerantes sem açúcar e produtos com baixo teor alcoólico.

No entanto, essa bebida não tem o selo de saúde de acordo com nutricionistas, pois apesar de serem produtos veganos e sem glúten, eles não fornecem nenhum valor nutricional real e possuem calorias que e risco de doenças a partir do consumo excessivo como qualquer outra bebida alcoólica.

Biblioteca de livros (1)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.