Universo da Cerveja

English India Pale Ale: um dos estilos mais adorados no mundo

Fuller IPA
Escrito por Caio Melo
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

O estilo English IPA surgiu das Ales de Outubro, produzidas pelo cervejeiro londrino George Hodgson e que eram enviadas nos navios ingleses para a Índia, aproximadamente em 1780.

Assim o estilo surgiu e se tornou um dos mais adorados no mudo inteiro, então senta que la vem história porque hoje falaremos mais sobre esse estilo, suas origens e exemplos de cervejas que você pode experimentar!

O que é uma cerveja English Índia Pale Ale?

O estilo English IPA foi criado por meio de adaptações e melhorias dos ingleses devido a uma necessidade específica.

É um dos estilos mais consumidos na terra da rainha e apresenta as seguintes características sensoriais típicas:

  • Amargor e teor alcoólico médio-alto a alto
  • Notas de lúpulos ingleses que devem estar aparentes no retrogosto (herbáceo e terroso)
  • Aroma floral de lúpulo evidente
  • Ésteres frutais em concentrações médias a bem alta que acompanham o aroma

Corpo médio e presença moderada de malte, a utilização de água com uma maior concentração de minerais também é comum, para se atingir uma cerveja mais refrescante e seca.

A história da English Índia Pale Ale

Como sabemos os ingleses foram um dos maiores colonizadores do mundo, ao todo são mais de 50 países foram colônias inglesas. Mas além da língua eles também exportavam o paladar (cerveja), e para que uma colônia continue sobre controle, é preciso colonos.

Desse modo, soldados, comerciantes e administradores ingleses que deixaram tudo para trás e decidiram viver na colônia indiana, estavam sentindo falta das cervejas que consumiam por lá, principalmente Porter e Pale Ale, já que era quase impossível produzir cerveja na Índia devido ao calor.

Os navios que exportavam as especiarias para a Inglaterra não podiam voltar vazios não é? Então veio a ideia de começar a voltar com os navios cheios de cerveja.

Porém as cervejas na grande maioria das vezes chegavam estragadas, então George Hodgson acrescentou uma quantidade maior de lúpulo na sua receita, tendo como resultado uma cerveja mais amarga, encorpada e um maior teor alcoólico, porque além de uma proteção natural, evitava que eles estragassem durante a viagem.

Desse modo surgiu o que conhecemos como English Índia Pale Ale, ou English IPA.

Principais rótulos de English IPA.

Agora vamos mostrar alguns rótulos típicos, afinal após toda essa história, você concorda que algumas sugestões caem bem?

Por isso listaremos por aqui três rótulos que se você deseja experimentar uma English IPA, precisa obrigatoriamente experimentar.

1. Meantime Índia Pale Ale

Meantime India Pale Ale

Uma cerveja com cor acobreada, elaborada com um malte reconhecido e premiado, também produzida com uma combinação típica de lúpulos ingleses, que nos trazem notas de gengibre e sabor de doce de laranja.

Podemos dizer também que essa cerveja fica cada vez melhor com o tempo, podendo ser guardada por um longo tempo. Harmoniza com pratos condimentados, curry, queijos azuis e carnes vermelhas.

2. Fuller’s IPA

Fuller IPA

Cerveja considerada um clássico do estilo, apresenta um boa atenuação, ou seja uma cerveja seca, com boa presença de lúpulos de amargor e aromáticos, que proporcionam um equilíbrio perfeito.

Essa cerveja é refermentada na garrafa para garantir o frescor. Apresenta aroma floral e picante e termina com notas frutadas. Apesar de um amargor alto, esse amargor também é elegante estimulando o próximo gole.

3. Brooklyn East Índia Pale Ale

East India Pale Ale

Cerveja na cor amarelo clara, aroma de lúpulo com notas de maracujá, cítrico e pinho.

No sabor repete as notas do aroma e o malte em segundo plano. Amargor destacado, com final seco e marcante. Retrogosto com a presença do lúpulo, porém totalmente equilibrado. Harmoniza com sushi, bolinho de siri e frutos do mar.

Diferença entre English IPA e American IPA

O estilo English IPA foi reformulado nos EUA por volta dos anos de 1830, porém ganharam lúpulos americanos na sua receita, deixando as IPAs com mais intensidades.

Assim o estilo ganhou muita popularidade pelo país, levantando a bandeira “lúpulo maníacos” (hopheads).

A diferença basicamente de English para uma American IPA se encontra nos lúpulos, os ingleses caracterizados pelos aromas herbáceos e terrosos, e os americanos pelos aromas cítricos e resinosos, além é claro de um maior teor alcoólico, que é típico da escola americana.

Agora que você já conheceu sobre a English IPA, porquê não saber um pouco mais sobre as principais escolas cervejeiras do mundo?

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Caio Melo

Autor convidado pelo Homini Lúpulo, Engenheiro de Alimentos pela Universidade São João Del Rei campus Sete Lagoas e Bier Sommelier pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil).

Comentar