Notícias Universo da Cerveja

O que é o BJCP — PDF em português [2008 e 2015]

BJCP
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Hoje traremos versões em PDF traduzidas do BJCP, o mais famoso guia de estilos de cervejas tem suas versões traduzidas em português e estão disponíveis na internet para fazer o download:

O trabalho de tradução do Beer Judge Certification Program 2008 iniciou em dezembro de 2011 e foi feito por voluntários de diversas partes do Brasil.

Parte da equipe de tradutores, presentes no Concurso Nacional das ACervAs de 2012

Mas provavelmente você não saiba do que se trata o BJCP, por isso falaremos brevemente para que você conheça muito mais sobre o famoso guia de estilos cervejeiros, ok?

O que é o BJCP?

O BJCP (Beer Judge Certification Program) se trata de uma organização sem fins lucrativos criada em 1985 nos Estados Unidos através de uma uma ação em conjunto (ou joint venture) entre as conhecidas American Homebrewers Association e a Home Wine Beer and Trade Association.

Seu objetivo principal é de ajudar na certificação de juizes ao redor do mundo para que possam atuar em competições e se tornarem especialistas nos estilos cervejeiros e também em hidromel — já adiantamos que não é nada fácil obtê-la mas ao se certificar, significa que a pessoa é um conhecedor de extrema competência.

E como se tornar um juiz certificado?

Através do site é possível ter informações sobre o processo, onde ele é dividido entre três etapas:

  1. Prova teórica online
  2. Prova técnica de degustação
  3. Prova escrita

E para sua sorte, também existe um guia de estudos do LadoBeir que explica direito como funcionam cada uma das etapas e mais detalhes sobre o exame.

Créditos finais

Todo o texto foi traduzido da forma mais fiel ao original quanto possível. Foi adicionado um prefácio com notas sobre a tradução, com uma introdução escrita pelo próprio presidente do BJCP, Gordon Strong.

O grupo de trabalho foi composto pelas seguintes pessoas:

  • Humberto Fröhlich (RS – coordenador)
  • Adriano Bovo Mendonça (BA)
  • André Luís J. Santos (PR)
  • Fernanda N. Lazzari (PR)
  • Gabriela Gontijo Montandon (MG)
  • Liliane Lewis Xerxenevsky (RS)
  • Luis Balbinot (RS)
  • Marcos Odebrecht Jr (SC)
  • Paulo Dalla Santa (RS)
  • Paulo Patrus (MG)
  • Salo Maldonado (RJ)

Há também a versão do Beer Judge Certification Program 2015 traduzida em Abril/2016 de forma livre por Mauro Manzali Bonaccorsi e contém 149 páginas.

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e cervejeiro de buteco. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e tomando uma boa cerveja com o meu pai, e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

3 Comentários

Comentar