
Cerveja Colorado: principais rótulos e sua história!
Fundada em 1996, a Cervejaria Colorado hoje desponta como uma das maiores e melhores do mercado nacional. Quando se imagina cerveja artesanal brasileira, ela tem de estar presente pois une ao malte e lúpulo ingredientes tipicamente nacionais como mandioca, mel, café e rapadura. E à frente destas garrafas de rótulo colorido está o carioca Marcelo Carneiro, que foi à Ribeirão Preto montar sua linha de produção.
A cerveja surgiu na vida como um negócio mas hoje é uma paixão que faz com que ele compartilhe com nós cervejeiros caseiros. A Colorado doou para diversas ACervAs do país pequenas plantas cervejeiras, como forma de incentivar e apoiar homebrewers.
Sua famosa logo, um urso, foi desenhada por Marcelo Carneiro e Randy Mosher. O americano é um dos designers mais respeitados no mundo cervejeiro e desenha até hoje todos os rótulos da marca.

Prova desta aproximação é a Demoiselle, cuja receita foi desenvolvida pelo cervejeiro caseiro carioca Ricardo Rosa. Esta cerveja conquistou a medalha de ouro no European Beer Star 2008, na categoria Porter.
Em uma entrevista exclusiva com o Marcelo Carneiro, em Junho de 2011, ele nos contou muito sobre a origem da cerveja, suas referências e o crescimento da Colorado, e na conversa os principais pontos mencionados por ele foram:
- Venho a Ribeirão Preto desde a adolescência, sempre gostei da cidade. Além de ter uma água boa, o povo é acolhedor e o clima maravilhoso. Na minha cabeça não haveria lugar melhor para instalar uma cervejaria. O nome Colorado foi muito debatido, e escolhido por ter uma origem latina, mas também indicar um lugar onde se fabrica boa cerveja.
- Achávamos que nossos rótulos tinham que ser diferentes e contar uma história, exatamente como as nossas cervejas, por isso, fomos procurar uma agência de publicidade no exterior que trabalhava somente com cervejarias;
- Na Colorado se acredita que toda cerveja deve refletir a sua situação geográfica, assim como algumas cervejas estrangeiras bem famosas, por isso optamos por elementos regionais em nossa cerveja, como por exemplo a Índica que leva rapadura ou Appia que leva mel;
- O marketing digital foi importantíssimo, não só para a Colorado, como para todas as micro cervejarias que normalmente tem pouco dinheiro para estar na grande mídia.
Marcelo, se espelha no crescimento de duas nações que tem despontado no mercado mundial. A abrangência das cervejas artesanais no mercado americano é o futuro que ele deseja para nós, brasileiros.
E a marca não para de crescer e inovar, com linhas únicas e sazonais, produtos focados não só nas regiões brasileiras mas como também em personalidades, como Alceu Valença e Tim Maia, criando uma forte identidade com o Brasil e suas crenças.

Principais rótulos da Colorado
Cauim
- Pilsen + Mandioca
- IBU 16
- ABV 4,5 %
Descrição: Feita com fermento alemão, malte importado, lúpulo tcheco e a brasileiríssima mandioca. Cerveja clara, de baixa fermentação e leve amargor. Refrescante, a Cauim é ideal para dias de calor.
Harmonização: Saladas, petiscos, sushi e pizza.
Cauim 016
- Pilsen + Mandioca + Dry Hopping
- IBU 16
- ABV 4,2%
Descrição: Cerveja clara, de baixa fermentação, baixo amargor, leve, refrescante e superaromática graças ao dry hopping com lúpulos franceses. Composta por malte Pilsen, maltes especiais, levedura de baixa fermentação, fécula de mandioca e lúpulos franceses.
Harmonização: Salada, petisco sushi e pizza.
Appia
- Trigo + Mel
- IBU 10
- ABV 5,5%
Descrição: Feita com cevada, trigo maltado, lúpulo, fermento inglês e um toque brasileiro de Mel de Flor de Laranjeira. Possui espuma cremosa e adocicada, bem refrescante, ideal para o Verão.
Harmonização: Queijo brie, pernil e massas leves.
Indica
- IPA+ Rapadura
- IBU 45
- ABV 7%
Descrição: Tradicional India Pale Ale, lupulada e alcoólica, inspirada na escola inglesa de cervejas. Composta por lúpulo inglês, malte pilsen, malte caramelo e a rapadura brasileira.
Harmonização: Pratos fortes, como mariscos e caças, queijo gorgonzola e pratos picantes.
Demoiselle
- Porter + Café
- IBU 22
- ABV 6%
Descrição: Cerveja de coloração escura, malteada e robusta, com sabor marcante de tostado. É feita da combinação de água, malte de cevada, lúpulo, levedura e café, sendo o último responsável também pelo seu singular aroma.
Harmonização: Queijo parmesão, chocolate e frutas vermelhas.
Vixnu
- Imperial IPA + Rapadura
- IBU 75
- ABV 9,5%
Descrição: Receita que realça o malte e o lúpulo, com aromas cítricos e de maracujá. Cerveja bastante lupulada e alcoólica de coloração avermelhada. O dry hopping feito com lúpulos americanos e adição de rapadura em sua receita conferem a essa cerveja um delicioso equilíbrio entre o sabor de malte e as notas críticas de maracujá.
Harmonização: Queijos gorgonzola e Stilton, carnes secas e de cordeiro.
Ithaca
- Imperial Stout + Rapadura Queimada
- IBU 52
- ABV 10,5%
Descrição: Feita com malte, lúpulo e rapadura queimada. Tem elevada longevidade e evolução de sabores com o tempo. Por isso, recomenda-se manter em local escuro, fresco e consumir a temperatura entre 12 e 16 graus.
Harmonização: Carnes de caça, queijos duros bem maturados, presunto cru e sobremesas caramelizadas, como crème brûlée e pudim de leite.
Berthô
- Double Brown Ale + Castanha do Pará
- IBU 35
- ABV 8%
Descrição: Uma Double Brown Ale feita com Bertholletia Excelsa. Mas pode chamá-la simplesmente de Berthô, a cerveja que foi buscar na culinária mais diversificada do Brasil o seu ingrediente especial: a castanha-do-Pará. O tom adocicado do malte, combinado com o amargor dos lúpulos especiais e da castanha, criam um sabor único e inconfundível, assim como a cultura paraense.
Harmonização: Queijo Gouda, hambúrguer e sobremesas à base de castanhas.
Eugênia
- Session Ipa + Uvaia
- IBU 40
- ABV 4,5 %
Descrição: Eugênia é uma cerveja do estilo Session IPA, com aromas marcantes dos lúpulos americanos, alemães e franceses, com um ingrediente especial: a fruta Uvaia, típica da Mata Atlântica, rica em vitamina C e A, super aromática e com sabor cítrico. A Colorado Eugênia é leve, refrescante e amarga na medida (40 IBU).
Harmonização: Ceviche, comida mexicana (tacos, quesadilla), chicken wings, petiscos, churrasco e sobremesas ácidas.
Nassau
- White Ipa + Caju
- IBU 47
- ABV 5,8%
Descrição: A Colorado Nassau é um White IPA feita com adição de caju em conjunto com Dry hopping usando o lúpulo Equinox. Cerveja clara e não filtrada, sabor marcante com amargor presente na medida, tem aroma de frutas tropicais para destacar o aroma do caju.
Harmonização: Frutos do mar, comidas apimentadas e queijos fortes.
Murica
- Cream Ale + Graviola
- IBU 20
- ABV 4,7%
Descrição: Apaixonados pela miscigenação brasileira, casou-se a maciez da Cream Ale (família Pale Ale) com o agridoce da Graviola, fruta que nasceu no Caribe e cresce no brasil há mais de 500 anos. Tanto, que já tem até apelido: araticum, coração-de-rainha ou jaca-do-pará, mas o nome de batismo mesmo é Annona Muricata. Assim nasceu a Cerveja Colorado Murica.
Harmonização: Carnes leves como frango e salmão, saladas e queijo brie.
Morena Tropicana
- Lager + Umbu e Cajá
- IBU 10
- ABV 4,3%
Descrição: A Colorado Morena Tropicana é uma cerveja lager do estilo fruit beer, muito fácil de beber. O umbu e o cajá trazem um sabor frutado, com leve adstringência e dulçor.
Harmonização: Petiscos e sobremesas.
Ribeirão Lager
- Lager + Casca de Laranja
- IBU 20
- ABV 4,5%
Descrição: Uma cerveja que o nome já diz tudo. Nascida em Ribeirão Preto, nossa casa, é uma lager leve e refrescante, mas com a cara da Colorado, uma cervejaria que nunca faria mais do mesmo.
Harmonização: Churrasco, petiscos e comida de boteco.
Guanabara
Imperial Stout + Rapadura Queimada
IBU 52
ABV 10,5%
Descrição: A Guanabara Wood Aged é diferente. Tão diferente, que fica até difícil explicar qual o sabor dela. Mas, vamos lá: ela é uma Imperial Russian Stout com rapadura queimada do Seu Zé e da Dona Maria. Tem 10,5% de álcool e é envelhecida em barril de Umburana. Tudo, claro, vindo da nossa querida terra, o Brasil. Esse encontro de ingredientes brasileiros com o barril deu origem a um sabor que já ganhou 34 prêmios ao redor do mundo. E ainda transformou a Guanabara na cerveja mais premiada da Colorado.
Harmonização: Chocolate Homus Massa ao Molho Branco Tiramisu Torta de Creme
21 de junho de 2011 às 13:26
Essa Ithaca é boa demais!
Parabéns pela entrevista
3 de dezembro de 2012 às 19:25
adorei suas cervejas sabores únicos e diferente de qualquer cerveja !! e o nome e o slogan da cerveja nota 10, primeiramente chama atenção pelo rotulo e se apaixona pelo sabor!!! abraço
11 de agosto de 2016 às 16:59
Boa tarde. Como faço pra comprar cervejas de vocês? Sou desgastador e queria muito comprar de vocês. Obrigado.