chopp

Chope x cerveja: o que é o chope e qual a diferença para cerveja

Existe uma unanimidade entre os apreciadores do bom e velho chope: a bebida é uma das melhores companhias para um bar ou uma resenha entre amigos. Mas pouca gente sabe sobre a sua história. Você é um deles?

Bem, antes de começar, vamos esclarecer uma dúvida importante (ok, nem tanto!): a grafia correta é realmente chope e não chopp! 

Está na hora de não só apreciar essa iguaria, mas também saber mais sobre ela. Fomos atrás das informações essenciais para ajudar você a mergulhar com tudo nesse universo. Prepare-se para saber mais sobre a sua história e descobrir como tomar a sua gelada da melhor forma.

De onde vem o chope?

Há quem pense que o chope veio da Alemanha, afinal quem mais consome a bebida é justamente o alemão. Mas pasme: ela nasceu no Egito, há mais de 5.000 anos. Naquela época, o chope nada mais era do que uma moeda de troca para o pagamento de trabalhadores. Além disso, muitas mulheres utilizavam a bebida como tratamento de beleza, acreditando em seu poder de rejuvenescimento.

Depois, na Idade Média, o chope foi parar nos mosteiros. E foi exatamente lá que foi criado o sabor e o aroma que você conhece hoje. Quem diria? Anos depois, em Pilsen na República Tcheca, foi descoberta a baixa fermentação.

Do que é feito o chope?

O chope é feito de água, que é o item em maior quantidade; malte, conquistado por meio da germinação do grão da cevada; lúpulo, planta importada da Europa e dos Estados Unidos que determina seu sabor; e o fermento, que transforma o os açúcares do malte em álcool.

Quando o chope veio para o Brasil?

A família real portuguesa trouxe o chope para o Brasil em 1808 e a primeira notícia que se tem sobre a fabricação da bebida por aqui é de um anúncio publicado no Jornal do Comércio, em 1836, da Cerveja Brasileira, que foi apelidada de Cerveja Barbante. Tudo porque seu processo de fabricação gerava muito gás carbônico e era preciso usar um barbante para que a tampa da garrafa não saísse com o gás.

Chope x cerveja: qual é a diferença?

Tanto um quanto o outro possuem os mesmos ingredientes e seguem os mesmos métodos de produção. A diferença está em uma coisa: ao final, a cerveja é pasteurizada e o chope, não. Mas o que é pasteurização?

Ela é feita para prolongar o tempo de vida das cervejas e facilitar a comercialização da bebida. Mas ultimamente algumas cervejarias estão pasteurizando o chope para aumentar seu tempo de validade, coisa que modifica levemente o seu sabor e o aroma.

Como apreciar ainda mais o chope?

A próxima vez que for saborear um chopinho lembre-se de manter três centímetros de colarinho. Ele mantém a gaseificação da bebida, evitando que ela fique mais amarga. E tem mais: o colarinho também influencia em sua textura e gosto.

Outra dica para apreciar o seu chope da melhor forma é tomar entre 3 e 4°C e em um copo fino, de cristal. Também é aconselhado a usar copos longos, com fundos mais estreitos do que a boca para facilitar a formação do colarinho.

Como tirar um bom chope?

Primeiro, aproxime o copo levemente inclinado a 2 cm da torneira. Na hora em que o líquido chegar ao meio, volte o copo à posição vertical e, quando o copo estiver quase cheio, gire a torneira para tirar a espuma. A boa notícia é que quanto mais você treina, melhor tira! Ou seja, vai poder beber bastante chope até pegar o jeito.

Aposto que você não imaginava que essa bebida tão deliciosa reservasse tanta boa história, não é mesmo? Agora na hora em que for beber você não vai só apreciar o seu sabor, mas lembrar de toda a sua tradição.

Deu aquela vontade de tomar um chope gelado agora mesmo? Não deixe pra depois! E se tiver mais alguma curiosidade que gostaria de compartilhar sobre essa bebida que todo mundo ama, escreva aqui nos comentários.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.