Universo da Cerveja

Cervejas sem álcool: características, diferenças e benefícios!

cervejas sem álcool
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

É possível que muitas pessoas “torçam o nariz” na hora de tomar cervejas sem álcool (o motivo é obvio) mas elas acabam sendo a única opção permitida para algumas pessoas, por isso hoje resolvemos falar um pouco sobre a cerveja sem álcool e também alguns benefícios dela — sim, ela tem benefícios, então vamos lá!

O que é a cerveja sem álcool?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de cerveja é considerado uma bebida sem álcool (veremos logo abaixo que é mentira) e também tem parte do seu processo de produção diferente de uma cerveja comum.

Muitas vezes é consumida por pessoas como gestantes, alérgicos, alguém que quer parar de tomar cerveja com álcool e também aqueles que sabem que vão precisar dirigir mais tarde e bebem por precaução.

Aqui no Brasil não é muito comum se consumir cervejas não alcoólicas, salvo o que foi dito acima, mas em países da Europa como Alemanha, Espanha e Reino Unido o seu consumo já se tornou rotineiro e a tendência é que grandes cervejarias apostem mais nesse mercado.

Benefícios da cerveja sem álcool

Além de não ficar bêbado (jura?), existem sim outros benefícios que precisam ser citados.

Vamos começar falando da baixa quantidade de calorias, afinal, elas são geradas quando se tem muitos açúcares na comida ou bebida, e como sabemos o amido do malte se transforma em açúcar fermentável e que alimentam as leveduras para a fermentação.

Mas como o objetivo da cerveja é não ter álcool, a sua fermentação é interrompida, portando existem menos açúcares e menos carboidratos do que uma cerveja comum.

É possível também encontrar uma maior quantidade de vitaminas na cerveja, especialmente aquelas do complexo B, que são conhecidas por manterem o nosso corpo funcionando a pleno vapor, convertendo o alimento em energia. A principal encontrada na composição da cerveja é a vitamina B9 (ácido fólico) importante para memória e grávidas.

Há também estudos que relacionam os benefícios da cerveja sem álcool com o melhor rendimento no esporte, sono e controle da ansiedade, como esse publicado pela Beer and Health.

Diferenças entre cerveja com álcool e sem álcool

Para que você possa entender melhor a diferença entre cervejas com e sem álcool, preparamos este post com várias informações importantes e o intuito dele é também descriminalizar o consumo da cerveja sem álcool — que é consumida por uma causa nobre.

1. Teor alcoólico

Você já parou para pensar se o teor alcoólico é mesmo 0,0%? Pois bem, de acordo com o Artigo 38 do Decreto n° 6.871, de Junho de 2009, cervejas com menos de 0,5% de teor alcoólico são consideradas sem álcool.

Em Julho de 2015 o Inmetro realizou uma pesquisa e concluiu que a ingestão moderada desse tipo de cerveja (com até 0,5% de teor alcoólico) não provoca impacto diante do teste do bafômetro.

A pesquisa foi realizada com homens e mulheres de perfil variado que beberem 700 ml de cerveja sem álcool (ou seja, teor alcoólico entre 0,0% e 0,4%). Ao final, todos foram submetidos ao teste do bafômetro duas vezes, e em todos os casos acusou 0,0%.

2. Processo de fabricação

Existem alguns processos especiais para a elaboração da cerveja sem álcool, que em algum ponto se diferem do processo de fabricação tradicional. Listamos os mais conhecidos abaixo:

Fervura

Esse é o processo mais simples. A cerveja, que até então passou pelo processo tradicional de fabricação, agora é exposta a elevadas temperaturas para que o álcool evapore até o limite mínimo necessário.

Destilação a vácuo

É parecido com o processo anterior. A diferença é que a bebida é colocada a vácuo, ocasionando um aumento de pressão, que faz com que o álcool evapore a uma temperatura menor do que no caso acima, sendo preciso ferver por menos tempo para eliminar a substância.

Fermentação interrompida

Como o próprio nome já sugere, o processo de fermentação, que neste caso é feito em temperatura menor do que o tradicional, é interrompido logo após o início, apenas para a produção de carbonatação, impedindo a produção de álcool.

Osmose reversa

Nesse processo, a cerveja é submetida a uma espécie de filtro, onde ficam contidos os ingredientes componentes do sabor, exceto a água e o álcool. Então, é feita uma destilação para a retirada do álcool, e o líquido que permanece é adicionado novamente aos demais ingredientes que ficaram no filtro.

3. Sabor

As cervejas que passam pelo processo de fermentação interrompida apresentam, em geral, um sabor mais adocicado, isso porque os açúcares que seriam fermentados para a produção do álcool continuarão na bebida.

As cervejas provenientes do processo de fervura podem apresentar sabor e aroma diferenciados, porque se a bebida é exposta à elevada temperatura para a ebulição do álcool, os outros compostos de sabor também serão, resultando, às vezes, a alteração das características desses compostos.

Na destilação a vácuo, a alteração de sabor pode se apresentar mais amena, já que a exposição ocorre por menos tempo e a uma temperatura menor do que no processo de fervura.

Por fim, no processo de osmose reversa a vantagem é que os compostos não são expostos a elevadas temperaturas, não ocasionando grandes diferenças de sabor.

4. Quantidade de calorias

Outro fator que podemos citar é a diferença de caloria entre as versões com e sem álcool. Levando em consideração que cada grama de álcool possui em média 7 calorias, a versão sem álcool apresenta menor quantidade calórica.

Em um estudo publicado na revista Neuropsychopharmacology, cientistas revelaram que o gosto da cerveja pode ser o suficiente para desencadear a liberação de dopamina e, consequentemente, provocar a sensação de prazer.

Principais cervejas sem álcool

Como foi dito lá em cima, as grandes cervejarias estão se preocupando mais com esse público e produzindo cervejas sem álcool, por isso vamos listar aqui rapidamente quais são as principais do mercado, seja ele brasileiro ou não.

  • Brahma 0,0%
  • Heineken 0.0
  • Guinness Zero
  • Guinness Open Gate Pure Brew
  • Erdinger Alkoholfrei
  • Paulaner Hefe-Weiss Alkoholfrei
  • Estrella Galicia Zero 0,0
  • BrewDog Nanny State
  • Clausthaler Classic

Chegou a pensar em experimentar algumas dessas cervejas sem álcool?

Nós sinceramente temos curiosidade mas afirmo que amamos cervejas com álcool. Mas certamente pensar na inclusão e que existem diferentes gostos é um ótimo motivo para fazer com que essas cervejas sejam cada vez mais consumidas.

Quer aprender um pouco mais sobe cervejas? Então dá uma olhada no nosso post completo sobre cervejas artesanais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

4 Comentários

Comentar