cervejas artesanais mais vendidas do brasil

As 6 cervejas artesanais mais vendidas no Brasil

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Foi-se o tempo em que produzir cervejas artesanais era apenas um hobby desenvolvido em casa ou em fábricas improvisadas nos fundos de garagens. Esse mercado cresceu, e hoje, aqui no Brasil, são mais de 270 microcervejarias especializadas em produzir novas receitas.

Para você ter ideia, nos Estados Unidos o mercado de cervejas artesanais já corresponde a mais de 10% do volume vendido anualmente no país. Por aqui, esse mercado produz mais de 70 milhões de litros das mais variadas cervejas a cada ano.

Por isso, neste post, vamos listar as 6 cervejas artesanais mais vendidas e consumidas em território nacional. Confira:

1. Wäls Dubbel

Eleita a melhor cerveja artesanal do mundo em 2014, a Wäls Dubbel, feita pela empresa mineira Wäls, é do estilo Belgian Strong Ale Dubbel, de aparência escura, espuma encorpada e aroma de frutas secas e outras especiarias.

Refermentada na garrafa, com 7,5% de teor alcoólico, a Wäls tem paladar predominantemente torrado com toque picante, e levemente seco. É vendida, principalmente, nas regiões Sudeste, Sul e no Distrito Federal.

2. Brewdog Punk IPA

A escocesa Brewdog é famosa por suas cervejas artesanais! Uma das mais vendidas é a Punk IPA, leve e com 5,6% de teor alcoólico, e reconhecida por combinar com quase tudo, de comida japonesa a indiana, frutos do mar, como lagosta, camarão e caviar, e diversos queijos, como brie, gouda, camembert, gorgonzola e roquefort.

3. Coruja Labareda

Pense em uma cerveja diferenciada! A família Coruja, do Rio Grande do Sul, se destaca justamente pela inovação nas receitas cervejeiras. Uma de grande sucesso de vendas é a Coruja Labareda, de estilo Kellerbier, com malte defumado Vienna e pimenta, desenvolvida em parceria com o roqueiro Wander Wildner. Uma verdadeira ‘Rock Bier’!

4. Colorado Ithaca

A família Colorado é outra bastante apreciada pelos brasileiros. A versão Ithaca, com seus 10,5% de teor alcoólico, de estilo Imperial Stout, é feita com malte, lúpulo e rapadura queimada, o que confere uma cor café à bebida, que combina muito bem com doces caramelizados, carnes vermelhas, queijos duros maturados e presunto cru.

5. Duchesse de Bourgogne

A belga Duchesse e seu estilo Flanders Red Ale, com 6,2% de álcool, é feita a partir do blend de safras de 8 e 18 meses envelhecidas em barris de carvalho.

Cerveja que remete à realeza, seu aroma de frutas vermelhas, como cereja, e acidez balsâmica dão notas ao paladar de seu apreciador, equilibrando acidez e dulçor.

Ela combina bem com caldos, como o de feijão, de frango, e de legumes; queijos roquefort e gorgonzola, e doces, como creme brûlée, pudim, tortas de limão e de maçã.

6. Eisenbahn 5

Ideal para o happy hour, a Eisenbahn 5, edição comemorativa de 5 anos da cervejaria, tem estilo Amber Lager, com dupla adição de lúpulos aromáticas, e 5,4% de teor alcoólico.

Uma das cervejas brasileiras mais lupuladas, esse rótulo tem aroma intenso e adocicado, também com sabores agradáveis de caramelo e pão. Vendida em todo país, ela harmoniza com diversos tipos de aperitivos e petiscos, como grelhados, queijos e hambúrgueres.

Os mercados brasileiro e internacional de cervejas artesanais encontra-se em franca expansão. Entre 2014 e 2015, o crescimento aqui no Brasil foi de 21%, muito devido ao aumento do número de cervejarias e do volume de produção.

Os principais rótulos podem ser facilmente encontrados em bares especializados em cervejas artesanais e em algumas das grandes redes de varejo. A estimativa é que este segmento cresça ainda mais, devido às novas tecnologias e, sobretudo, à criatividade dos empreendedores para desenvolver novas receitas.

Caso queira saber mais sobre cervejas artesanais, deixe seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.