Universo da Cerveja

Cervejaria Eisenbahn: conheça os rótulos da ferrovia cervejeira

Cerveja Eisenbahn
Escrito por Mariana Rodrigues
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Hoje o nosso tópico principal é a cervejaria Eisenbahn, falaremos sobre a sua história e características de suas principais cervejas, portanto caso queira aprender tudo isso continue conosco e leia todo o conteúdo.

A cervejaria fundada em Blumenau no ano de 2002, conta com mais de 8 rótulos de cervejas com diferentes estilos e fermentações seguindo o padrão da Lei da Pureza alemã, em que não se adiciona nenhum ingrediente além do malte, lúpulo, água e levedura.

Por curiosidade, seu nome significa ‘ferrovia” em alemão em homenagem a localização próxima à antiga estação ferroviária onde fica agora o bar e a fábrica.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre cada um dos rótulos da Eisenbahn, fazendo uma pequena análise e também tirando suas dúvidas sobre eles.

Por isso se está com vontade de conhecer todas as cervejas, continue aqui e leia nosso conteúdo até o final!

1. Eisenbahn Pilsen

Eisenbahn Pilsen Quem prefere seguir no tradicional, recomenda-se que comece pelo estilo Pilsen da marca.

A Eisenbahn Pilsen possui alto drinkability e por isso é o carro chefe da marca, porque se assemelha ao que é encontrado no mercado e isso facilita sua comercialização.

O seu amargar não é possível sentir, sendo imperceptível, aliado a um corpo leve e de coloração dourada, é uma cerveja muito apreciada para o consumo em grandes quantidades e pode harmonizar facilmente com petiscos, hambúrgueres ou churrasco.

2. Eisenbahn Weizenbier

Eisenbahn WeizenbierPara os iniciantes a esse mundo artesanal recomendamos a Eisenbahn Weizenbier.

Mas por quê?

Ela se trata de uma cerveja feita com malte de trigo, que dá a ela um aroma característico de pão e mel, com um corpo turvo, espuma densa e persistente e de coloração amarelada que apresenta um corpo de fundo derivado da levedura.

É uma cerveja extremamente fácil de beber, pois não apresenta amargor e combina com comidas leves como salada, ceviche e peixes.

3. Eisenbahn Strong Golden Ale

Eisenbahn Strong Golden AleÉ um estilo clássico vindo da escola belga de cerveja, e que pode ser até confundida pelas Lagers devido à sua cor clara que na verdade é âmbar.

A Eisenbahn Strong Golden Ale é uma bela reunião dessas características, pois apresenta um aroma bem frutado, relembrando frutas tropicais, um amargor quase inexistente devido ao seus 14 de IBU e uma coloração âmbar pois utiliza-se um fermento especial belga.

O seu sabor é forte e marcante, parte disso vem de seu teor alcoólico de 8,5% vol. Tem uma espuma bastante efervescente e cremosa, que se agarra ao corpo, produzindo o chamado “Belgian Lace” à medida que o copo se esvazia.

Foi medalhista de prata em um campeonato de cerveja em sua categoria na Austrália em 2013.

4. Eisenbahn Kolsch

Eisenbahn KolschNas cervejas leves com uma carga maior de malte, temos a Eisenbahn Kolsch.

Se trata de um estilo que tem sua origem na Alemanha, na região da Colônia e foi fabricada para fazer frente às cervejas Pilsen que estavam em alta a época, por isso suas principais características são semelhantes a ela.

Feita com 4 tipos de maltes sendo um de trigo, originando um corpo dourado escuro e aveludado sem a presença de amargor — com um sabor suave.

Uma segunda diferença é que se trata de uma cerveja Ale, de alta fermentação e que traz notas aromáticas para a cerveja.

Seu aroma é marcado por uma forte presença de cereal, pão e frutado. Sua harmonização vai bem com carnes bovinas e gordurosas.

5. Eisenbahn 5 — Amber Lager

Eisenbahn 5A Eisenbahn Amber Lager foi feita em comemoração dos 5 anos da cervejaria, por isso também é conhecida com o seu próprio nome diz, por Eisenbahn 5.

Ela conta com uma coloração avermelhada devido à torra do malte e uma espuma densa e persistente, características fortes e positivas nessa cerveja.

Seu IBU de 35 confere um retrogosto levemente amargo e seco, que pode incomodar quem ainda não está acostumado mas que também pode agradar os amantes de cerveja amarga — por isso podemos dizer que se trata de uma cerveja que tem equilíbrio pelo contraponto do lúpulo com o dulçor do seu malte.

É uma cerveja bastante aromática devido ao seu dry-hopping, que é a adição de lúpulo seco na fermentação, conferindo um aroma fresco e limpo de lúpulo.

E também conta com um teor alcoólico intermediário, de 5,4% vol.

6. Eisenbahn Pale Ale

Eisenbahn Pale AleÉ um dos estilos de cerveja mais antigos e populares da Inglaterra. A expressão Pale Ale (pale significa pálida, clara) é usada para indicar cervejas claras de alta fermentação, em contraste com as Ale mais escuras e densas.

Sua coloração âmbar e um aroma frutado e lupulado, graças ao seu 22 de IBU, lhe confere uma bebida no padrão das Ale Belgas, consumidas geralmente na temperatura entre 3ºC a 5ºC.

Foi uma das primeiras Pale Ale fabricadas no Brasil, já conquistando cinco prêmios em sua categoria, sendo o último medalhista de ouro em 2015 no Festival Brasileiro de Cerveja.

Harmoniza bastante bem com comidas mais apimentadas e condimentadas como salsichas, chucrute, queijos e salames.

7. Eisenbahn Weizenbock

Eisenbahn WeizenbockAs cervejas Bock são mais fortes que as outras Lager, sendo mais robustas e alcoólicas, com uma maior carga de malte que lhe conferindo uma cor mais escura.

Uma hipótese para a origem do seu termo é que povos antigos procuravam proteção dos deuses no período do signo de Capricórnio, termo que em alemão — caprino — se chama bock. Por isso, muitos rótulos apresentam a imagem de um bode.

Produzida com 6 maltes sendo um deles o trigo, que proporciona um corpo turvo com aroma de banana e cravo. A sua coloração é castanha escuro e presença de corpo de fundo, pois não é filtrada, o que lhe dá uma espuma densa e persistente.

Mesmo que não possua amargor, seus 8% de álcool são levemente perceptíveis no paladar, garantem uma potência para quem está acostumado a experimentar cervejas de trigo, podemos certamente que se trata de uma nova experiência, como um descobrimento do estilo.

8. Eisenbahn Dunkel

Eisenbahn Dunkel

Dunkel significa “escura” em alemão, e identifica o estilo de cerveja Lager escura, maltada e com leve sabor torrado, produzida inicialmente em Munique.

Mas na verdade a cerveja Dunkel da Eisenbahn não é uma Dunkel, e sim uma Schwarzbier alemã!

Mas como assim?

Pelas suas características, muitos profissionais e sommeliers de cerveja entendem que as características apresentadas são da Schwarzbier — até mesmo em concursos. A cervejaria nunca confirmou a história.

Leva em sua receita cinco tipos de maltes importados, resultando em uma cerveja marcante, com uma coloração marrom escuro e aroma com toques de caramelo, toffee e chocolate.

A grande quantidade de malte utilizado lhe confere um sabor rico, mas não tão intenso quanto às cervejas do estilo Bock, e sua carbonatação é moderada com colarinho cremoso.

Por não apresentar amargor, é uma cerveja que combina bastante com feijoada, carnes exóticas, comida chinesa e queijos duros — também pelo fato do seu teor alcoólico não ser tão alto, 4,8% vol.

Recebeu em 2018 a medalha de bronze no International Beer Challange junto com outras 40 cervejas brasileiras.

Agora que você já conheceu tudo sobre a Eisenbahn e suas cervejas, que tal conhecer um pedaço de Minas Gerais com a Cervejaria Backer?


Texto escrito pela Mariana Rodrigues.

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Mariana Rodrigues

Engenheira apaixonada por cerveja e tecnologia. Em busca sempre das melhores cervejarias locais!

Comentar