Universo da Cerveja

Cervejaria cigana: veja o que é e sua importância para comunidade cervejeira

cervejaria cigana
Escrito por Lucas Magá
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

A cervejaria cigana é uma das formas de você aumentar a produção de cerveja, ter licença do MAPA para comercializar, e talvez o primeiro passo para sair do homebrew. Ficou interessado no assunto?

Nesse post vamos tirar todas suas dúvidas sobre cervejaria cigana!

O que é uma cervejaria cigana

Cervejarias ciganas são cervejarias que não possuem fábrica própria, havendo a necessidade de alugar equipamento, espaço de outras cervejarias que ofereçam esse negócio, para que assim os cervejeiros ciganos consigam produzir uma quantidade alta de cerveja com registro no MAPA, podendo assim ter seu produto no mercado.  

O termo cervejaria cigana vem da associação dos estilo de vida cigana que é um estilo sem local próprio, onde eles estão peregrinando, mudando de local sempre que possível, assim como o cervejeiro cigano, no qual não possui cervejaria própria e pode está produzindo em diferentes cervejarias.

A cervejaria cigana é muita das vezes o primeiro passo para deixar de ser homebrew e se tornar uma cervejaria ou caso seu objetivo não seja esse, seja apenas produzir maior quantidade também é possível. Isso se dá a dois motivos.

O primeiro é pelo fato de ter um investimento menor que uma construção e compra de equipamentos para uma fábrica, e o segundo motivo é devido ao registro no MAPA, que ao produzir cerveja em uma cervejaria que é detentora desse registro, sua cerveja poderá ser comercializada com o registro da cervejaria alugada.

Importância das Cervejarias Ciganas

As cervejarias que abrem espaço às cervejarias ciganas tem uma grande importância pois permitem a concorrência e movimentação de mercado com outras cervejarias proporcionando um amplo leque de variedades e estilos para o consumidor final.

Além disso as cervejarias que abriram as portas para as ciganas tem seus equipamentos trabalhando com capacidade alta o ano todo potencializando investimentos e aumentando renda e capital de giro.

As cervejarias ciganas são responsáveis por boa parte do mercado brasileiro, gerando crescimento no ramo, e muita movimentação no mercado.

Por fim um outro ponto a se destacar quanto a importância das cervejarias ciganas é a possibilidade do homebrew de entrar no mercado cervejeiro, facilitando e reduzindo investimento que por sua vez pode ser o primeiro passo para se tornar um grande cervejeiro no Brasil.

Como funciona a produção em uma cervejaria cigana

Bom para realizar uma produção cigana é fundamental que você faça um orçamento para escolher qual melhor te atende, pois haverá uma variação muito grande tanto burocraticamente quanto na parte de produção, até mesmo na quantidade mínima para produzir.

Burocraticamente algumas cervejarias exigem cnpj para produzir, outras apenas cpf será necessário, sendo bem tranquilo neste quesito. Há também cervejarias que produzem uma quantidade mínima variando normalmente de 500, 1000 litros.

O valor cobrado pelo serviço sem dúvidas é a parte que mais varia nesse ramo e que mais necessita de realizar uma pesquisa. O mais comum é a cervejarias cobrarem um valor fixo por litro, e o cigano arca com todos os outros custos, como garrafa, insumos, rótulo etc.

Normalmente a própria cervejaria disponibiliza os insumos para compra, que na maioria das vezes saem mais barato por elas comprarem direto com fornecedor da marca do insumo utilizado.

Outra forma de cobrança é valor por litro/quantidade de dias em que utilizará o fermentador, além disso arcará com os custos também de sua produção como no caso anterior.

Serviço de envase normalmente fica a critério do cigano decidir como será, ou engarrafar ou colocar em kegs, lembrando que no caso de kegs o cigano tem que possuir os kegs necessários para quantidade produzida, e a própria cervejaria limpa e sanitiza os kegs.

As garrafas para envase precisam ser novas, pois garrafas reutilizadas não aguentam o processo de pasteurização novamente.

Importante lembrar que na sua produção cigana é acompanhado com um mestre cervejeiro da cervejaria para que possa fazer adaptações de sua receita ao equipamento que será utilizado, e ele normalmente acompanha a produção para ensinar o manuseio, e possível eventualidade que possa vir a ocorrer com sua cerveja.

Exemplos de cervejarias ciganas:

Mikkeller

A Mikkeller é umas das cervejarias ciganas mais famosas do mundo. A cervejaria dinamarquesa fundada por dois amigos se tornaram famosa pela conquista do espaço mesmo sendo cigano, e produzindo dentro de cervejarias famosas como BrewDog e Three Floyds.

Talvez a fonte do sucesso da Mikkeller é suas cervejas ousadas sem muito paradigmas com estilos a ser seguidos.

Mikkel Borg um dos fundadores da cervejaria foi primeiro a romper essa barreira de ciganos aqui no Brasil, trazendo esse novo método de parceria para produção de cerveja e sua cervejaria sem dúvidas é fonte de inspiração para muitos ciganos que estão começando a se aventurar nesse mercado!

Stillwater

Stillwater foi umas das primeiras cervejarias ciganas americanas a se destacarem no mercado cervejeiro.

Fundada em 2010 por Brian Strumke, que na época era DJ profissional, ainda leva o termo cigano ao pé da letra pois mesmo com sucesso e reconhecimento de suas cervejas, continua realizando suas produções ciganas, porém agora é viajando e fazendo parcerias pelas cervejarias existentes em diversos países inclusive no Brasil no qual realizou uma cerveja em parceria com a cervejaria Way Beer.

No Brasil ainda é difícil se ver casos de cervejarias ciganas se mantém cigana mesmo depois de ter seu espaço no mercado consolidado como o caso da Stillwater.

Normalmente quando ciganas se consolidam, o próximo passo é se tornar de vez uma cervejaria com fábrica própria ou até então a venda para outras cervejarias — como foi o caso da cervejaria Júpiter, que realizava suas produções ciganas na cervejaria Invicta e o foi a mesma que os compraram.

Agora que você aprendeu sobre cervejarias ciganas, que tal entender mais sobre nano e microcervejarias?

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Lucas Magá

Mestre Cervejeiro da cervejaria Sileno, membro no Grupo de Estudos e Pesquisa em Cerveja Artesanal e da Acerva de Minas Gerais, atualmente desenvolvendo pesquisa em cervejas inovadoras para o mercado, graduando em Bacharelado em Biosistemas pela UFSJ.

Comentar