cerveja original

Tudo que você precisa saber sobre a cerveja Original

A Cerveja Original, hoje em dia é bem conhecida, afinal, todo bom bar tem sua tradicional garrafa de 600 ml. Sua história é longa, já que foi criada em 1931 e desde então conquistou os amantes de cerveja. 

Criada pela Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa- PR, seu fundador o alemão Henrique Thielen tinha recém chegado de seu país natal e trouxe consigo algumas receitas de cerveja, que foram adaptadas a ter ser produzida a Original e outras da mesma cervejaria. 

Apesar de ser bem popular, a produção dessa cerveja é menor do que outras conhecidas, e exatamente isso que ajuda para a Original seja tão especial. 

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre a Cerveja Original e conhecer os motivos pelos quais ela é um cerveja que todo mundo precisa experimentar, pelo menos uma vez. Continue lendo e confira!

Estilo da cerveja original 


O estilo da Cerveja Original é o Standard American Lager, que tem como uma das principais características um sabor mais suave, mas com leve amargor e um aroma de lúpulo. Por ser produzida em alta carbonatação, garante ainda que seja refrescante. Uma característica importante, afinal, nada melhor do que uma cerveja gelada e refrescante no calor brasileiro. 

Para quem entende de cervejas, essa parte talvez não seja nenhuma novidade, mas como nossa intenção é desmistificar essa bebida a todos, vamos explicar um pouco sobre o que é uma cerveja Lager e suas características principais. 

Antes de mais nada, é preciso dizer que a Cerveja Original, não é uma cerveja puro malte, como muitos afirmam de maneira errônea. A Original é uma cerveja Pilsen, um espécie de gênero que as cervejas Lager possuem, entenda melhor essa diferença neste artigo em que explicamos de maneira mais aprofundada. 

Agora, vamos voltar a falar sobre o que seria uma cerveja Lager, essas são as cervejas mais populares e a maioria das bebidas comercializadas em grandes lotes são nesse estilo. Ele é caracterizado como mais leve, cor clara e com um teor alcoólico menor. 

No geral, as cervejas Lagers levam em torno de 8 semanas para serem produzidas, já que o seu processo de fermentação e maturação é em baixa temperatura. E seu nome tem relação com isso, já que Lager em alemão, significa “guardada”. 

Novidades da Original 

Desde o ano de 2010, a Cerveja Original tem sua versão em 300 ml, metade do tamanho da sua garrafa tradicional. A versão menor é perfeita para tomar individualmente ou juntar a galera em um churrasco, afinal, fica bem geladinha. 

E as novidades da Original não param, esse ano, foi comunicado a sua mais nova versão. Cerveja Original em Lata, e mais, com estilo retrô relembrando as clássicas latas dos anos 1990.

O vídeo de lançamento foi anunciado pelo diretor de inovação da Ambev, em suas redes sociais. Inicialmente, a cerveja será comercializada nas regiões Sul e Sudeste, mas a previsão é que até o fim do ano esteja disponível em todo o país. Assim, os amantes da cerveja de norte a sul terão a oportunidade de desfrutar dessa novidade. 

A intenção da empresa ao criar a versão em lata, além de comemorativa, é de proporcionar aos clientes a versatilidade e praticidade que uma cerveja em lata proporcional. Afinal, apesar de ter a versão de 300 ml, a lata é mais segura do que a garrafa de vidro para aqueles que gostam de desfrutar de uma cerveja ao ar livre, em festas, etc. 

Harmonização da Cerveja Original?

Quando falamos em harmonização, pensamos em comidas gourmet, mas a verdade que a melhor harmonização é a que deixa que vai te proporcionar bons momentos tomando sua Cerveja Original. 

E nada melhor do que uma boa comida de boteco, não é mesmo? Tira gosto, como carne de sol com mandioca, torresmo ou uma linguiça são perfeitos para acompanhar tomando essa cerveja. 

Mas se quiser algo mais sofisticado o estilo da Cerveja Original é ótimo para se tomar e harmonizar com frutos do mar,  como camarão, bacalhau, lula, lagosta, ou as massas como as empanadas e pizzas. 

Para um tira gosto mais leve, salames, queijo e azeitonas também são uma opção. Ou seja, a Cerveja Original vai bem com tudo. 

Características da Cerveja Original

Como falamos, brevemente, no estilo da Original, ela é um American Lager, o que significa uma cerveja mais clara e leve. Além disso:

  • A temperatura ideal de consumo é de 4 graus
  • Tem teor alcoólico de 4,9%
  • Água, malte, milho e lúpulo são seus principais ingredientes
  • Harmoniza com praticamente todos os tipos de comidas, o que agrada a todos
  • Fabricada e distribuída pela Ambev

Nossa opinião

Depois de saber todas as características da Cerveja Original, é normal que você queira saber o que nós do do Homini Lúpulo achamos sobre ela. 

Essa é sem dúvidas uma cerveja com alma de boteco, como descreve sua própria fábrica.

Óbvio que esta é uma cerveja longe de ser uma cerveja especial ou premium, porém, dentre as cervejas de massa a Original está entre as melhores por ser fácil de ser harmonizada e principalmente, fácil de ser encontrada, seja nos bares, seja nos supermercados.

E agora com o seu lançamento em lata ficará ainda mais fácil ter a Cerveja Original em qualquer festa, churrasco ou encontro dos amigos.

Agora, como já falamos, se você está procurando uma cerveja puro malte, como mutos pensam, não é o caso da Original.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Tive o privilégio de conhecer e degustar a verdadeira cerveja original na pequena fabrica no centro da cidade de Ponta Grossa no Parana, no ano de 1986. Foi através do mestre cervejeiro ¨Yan Strassburger” que instalou um pequeno espaço dentro da fábrica e o denominou de Breustibal, não lembro direito da grafia, segundo ele era o local onde na antiga Alemanha as pessoas se reuniam, uma especie de taberna. Um grupo de amigos se reunia uma vez por semana, oportunidade em que alem de degustar as deliciosas cervejas, ouvia com atenção tudo que o Yan falava sobre cervejas. Contou-nos que quando a Cervejaria Antarctica adquiriu a Cervejaria Adriática, assumiu em contrato a obrigação de continuar produzindo 2.000 engradados por mês, o que correspondia a 2% da capacidade da fabrica e enquanto houvesse demanda para o pequeno volume e enquanto existisse a fábrica. Deveria a Antarctica produzir a cerveja com a mesma formulação original, malte importado, lúpulo de uma determina região da Europa, o mesmo processo e até o rótulo deveria ser mantido, incluindo apenas a famosa faixa azul e o nome Antarctica. A cerveja Original que encontramos hoje no mercado, nada tem a ver com a qualidade da verdadeira Original da formula da Cervejaria Adriatica. Nem de longe lembra a verdadeira. É uma pena.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.