Cervejas nitro

Cerveja Nitro: o que é e por que você deveria saber?

Coleção de livros na Amazon

Algumas pessoas mais experientes no mundo das cervejas podem reconhecer isso de cada, associando o termo nitro (ou nitrogênio) à cerveja Guinness, cremosa, suave e uma ótima formação de espumas — mas com destaque para a maneira com que ela é formada, por meio de um efeito cascata.

Ou talvez isso seja somente a sede mexendo com a nossa cabeça.

O que menos pessoas ainda podem saber é por que as cervejas de nitro (ou nitro pour em inglês) estão se tornando cada vez mais comuns.

Por isso hoje contaremos um pouco sobre o que constitui uma cerveja nitro e por que hoje em dia elas não se restringem somente à cervejas irlandesas como antigamente.

Afinal, o que é uma cerveja nitro?

Significa a maneira com que as cervejas são carbonatadas, sendo utilizado uma mistura de 70% de nitrogênio (N) e 20% de dióxido de carbono (CO2), criando uma sensação de cascata, como é normal da cerveja Guinness Draught.

Mas além disso, precisamos voltar um pouco para a ciência básica e detalhar um pouco mais no que causa esse efeito, mas calma, isso envolve a cerveja, então leia com calma!

O nitrogênio é um elemento insolúvel em líquido (é por isso que você não vê tantas bolhas em uma cerveja nitro). Em vez disso, o resultado é um gás que ajuda a elevar a formação de espumas da cerveja, trazendo certa cremosidade no resultado final. As bolhas de nitrogênio são menores do que as bolhas de dióxido de carbono, o que significa que as cervejas não parecem carbonatadas quando servidas com nitrogênio

Também pode-se dizer que o CO2 atua trazendo com maior facilidade alguns compostos aromáticos que são voláteis para o seu nariz, enquanto o nitrogênio mantém as coisas um pouco mais contidas. O que significa que o uso de nitrogênio tem a ver principalmente com os objetivos do cervejeiro.

Quando servidas como chopp, as cervejas nitro são forçadas a passar por algo chamado de “placa restritiva”, que permite que o nitrogênio emerja e ajude a formar aquele lindo colarinho e inchar como um cogumelo no topo do seu copo. 

E a cerveja Guinness?

A Guinness introduziu uma certa particularidade para permitir que as latas de suas cervejas pudessem oferecer a mesma experiência de uma cerveja servida diretamente no tap de uma cervejaria, porque elas contam com a pressão.

Suas latas são nitrogenadas utilizando um “widgets“, que em português significa literalmente dispositivo. É uma pequena bola de plástico com um furo que é inserida dentro da lata, o nitrogênio líquido dentro da lata é transformado em nitrogênio gasoso, aumentando sua pressão, e no momento em que a lata é aberta, ela libera hidrogênio com a despressurização cria seu efeito cascata.

Widget da cerveja Guinness Draught

A curiosidade é que se você balançar uma lata de Guinness, perceberá que lá existe uma bolinha dentro.

Existem outras cervejarias que produzem cervejas nitro?

Mas é claro! 

Nos últimos anos cervejarias como a Imigração (Nitro Juice IPA),  Sixpoint (Otis Sout), Yards (Love Stout), Sly Fox (O’Reilly’s Stout), Nevada Brewing Co. (English Mild Ale ) e Left Hand (uma série inteira) estão incorporando nitro em seus programas. Mas por quê?

Ao optar por uma maior quantidade de nitrogênio em vez de CO2, isso isso não afeta apenas a textura produzindo uma sensação de leveza na boca, mas também a percepção de sabor, distribuindo os sabores complexos em cervejas com alta concentração de maltes, como Stouts e Porters.

Espero que vocês tenham gostado, e caso tenham encontrado uma cerveja nitro por ai, avise por aqui qual foi!

Biblioteca de livros (1)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.