Universo da Cerveja

Cerveja engorda ou dá barriga? Descubra se é mito ou verdade!

cerveja engorda
Escrito por Caio Melo
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Quem nunca ouviu falar da famosa barriga de chopp ou algum amigo de dieta que diz estar evitando cerveja?

Isso é mais do que comum por aqui e com base nisso resolvemos explicar um pouco mais sobre a lenda de que cerveja engorda e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Então fique conosco até o fim, tire suas dúvidas e também as próprias conclusões sobre o fato da cerveja engordar.

Mas e ai, cerveja engorda?

Podemos começar dizendo que infelizmente a cerveja engorda!

Não apenas pelo fato de estar associada aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo, a cerveja possui álcool e carboidratos providos do malte, tornando uma bebida calórica — um sinal negativo para quem pensava que cerveja não engorda.

Porém o consumo moderado associado a uma dieta balanceada e exercícios físicos pode lhe garantir um corpo sem aquela “barriga de chopp”.

Mas as cervejas são compostas por 4 insumos básicos que variam de receita para receita, então cervejas diferentes podem “engordar mais” ou “engordar menos.

Ingredientes da cerveja que podem engordar

barriga de cerveja

O grande vilão da cerveja é o álcool, isso mesmo!

Muitas pessoas pensam que o carboidrato tem o papel de protagonista, mas além de ter bem menos calorias do que o álcool o carboidrato não traz muitos benefícios nutricionalmente para o organismo.

A cerveja também tem uma alta concentração de glúten, que nada mais é que a associação de duas proteínas, desse modo apresenta perigo apenas para as pessoas celíacas, ou seja, as que têm intolerância ao glúten.

As calorias provenientes do álcool são metabolizadas imediatamente pelo fígado, e utilizadas como fonte energética, fazendo com que o mesmo não cumpra seu papel principal de metabolizar as gorduras, assim todo alimento que comemos junto com a cerveja não são metabolizados e são diretamente armazenados, aumentando nossa “barriga de chopp”.

O consumo de cervejas assim como o de outras bebidas alcoólicas estimulam o apetite, principalmente alimentos mais calóricos, o famoso “tira gosto”. O ditado que cerveja abre o apetite é totalmente verdadeiro.  

Existem cervejas que engordam mais que outras?

Como já foi dito o álcool é o grande vilão, pois proporciona um maior número de calorias. Um copo de cerveja tem em média 150 calorias, mas aquelas cervejas que apresentam um maior teor alcoólico com certeza são mais calóricas.

Comprovando que existem cervejas que engordam mais que as outras. O segredo então é buscar por cervejas menos alcoólicas ou cervejas lights, diminuindo esse número de calorias.

Destilado x cerveja: qual engorda mais?

Esse é um questionamento muito comum a respeito do assunto, frequentemente escutamos perguntas como: qual bebida engorda mais? cerveja ou destilado?

Como a graduação alcoólica dos destilados são de 4 a 5 vezes maiores que de uma cerveja, consequentemente o valor energético também aumenta nessa proporção, desse modo os destilados engordam mais que a cerveja, desmistificando essa história de que cerveja engorda mais que destilados.

 

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Caio Melo

Autor convidado pelo Homini Lúpulo, Engenheiro de Alimentos pela Universidade São João Del Rei campus Sete Lagoas e Bier Sommelier pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil).

Comentar