cerveja cacildis

Cerveja Cacildis: conheça esse rótulo e as variações da cervejaria que homenageia o Mussum

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Cacildis, você já ouviu essa palavra? Para quem nasceu depois dos anos 1990 pode ser um pouco menos comum, ainda assim, pelo menos uma vez algum amigo ou familiar já deve ter dito perto de você. 

Esse é um dos inúmeros bordões de Mussum, humorista que foi um dos integrantes originas de “Os Trapalhões”. 

Para quem não é dessa época, pode ter ouvido falar Cacildis de outra maneira, ou até já ter tomado uma. Explico melhor, a palavra famosa se tornou nome de uma das cervejas da Brassaria Anápolis, cervejaria do filho de Mussum. 

Essa que é uma cerveja Lager, clara, fácil de beber e que consegue agradar ao paladar da maioria das pessoas, foi o segundo rótulo em homenagem ao humorista. 

Nesse artigo vamos contar tudo sobre essa cerveja para você, continue lendo e entenda!
O que é a Cacildis?

Cacildis é um dos mais famosos bordões do humorista Mussum, que hoje em dia virou cerveja, produzida pela cervejaria de seu filho, a Brassaria Anápolis. 

Essa é uma cerveja famosa não apenas pela história por trás dela, mas também pelo seu sabor. Afinal, todos queremos tomar boas cervejas, não é mesmo. 

Segunda a própria cervejaria, a intenção da cerveja Cacildis é de oferecer uma cerveja artesanal e ao mesmo tempo popular, para agradar a todos os gostos e provocar a sensação “Cacildis” desde o primeiro gole. 

Lançada em 2014, é uma Lager Puro Malte, coloração dourada clara, leve e refrescante. 

Cervejaria Brassaria Anápolis

A Cervejaria Brassaria Anápolis, foi criada pelo filho de Mussum, Sandro Gomes, que quis homenagear ao pai, que era um amante do mé (gíria que usava para qualquer bebida alcoólica), mas principalmente das cervejas. 

Desse modo, essa foi a maneira que encontrou homenagear seu pai, colocando nas cervejas produzidas características marcantes do humorista. 

O nome é uma derivação do processo que a cerveja é produzida, conhecido como brassagem. Dessa maneira, o nome foi uma maneira de aportuguesar e dar um toque único ao processo, afina, se onde se faz pão é padaria, onde se faz brassagem é Brassaria. 

Segundo a marca a intenção é disseminar humor e fazer sorrir os amantes da cerveja, assim como seu pai fazia. 

Atualmente, a Brassaria Anápolis foi incorporada pelo grupo Petrópolis, dono de vários rótulos como Itaipava e Petra. 

Origem da Cacildis

Impossível falar da Cacildis, sem antes falar do motivo dela existir, Mussum. O humorista faleceu em 1994, devido a complicações de uma infecção. Ainda que já se passaram mais de 25 anos de sua morte, ele ainda é lembrado por muitos. 

Até os mais jovens, que nasceram depois de sua morte, já tiveram o prazer de assistir alguns de seus tradicionais filmes junto com os trapalhões. 

Uma das características de seus personagem era sua paixão pelo famoso “mé”, que segundo o filho, era qualquer tipo de bebida alcoólica, cachaça, whisky, cerveja, etc. Mas na vida real, o Antônio Carlos, nome de batismo de Mussum, era apaixonado por cerveja. Inclusive tinha o costume de tomar marcas importadas com frequência. 

A cerveja Cacildis, uma dos 5 rótulos produzidos pela Cervejaria Brassaria, é derivada do seu bordão que significa “Cacilda”, ou seja, usado em um momento de espanto e surpresa. 

O rótulo da cerveja tem uma imagem de Mussum estampada e para quem deseja ter uma experiência completa, existem copos com a logo e o nome da cerveja gravados. 

Conheça também as variações da cerveja que homenageia o Mussum:

Biritis

A primeira cerveja da marca, lançada em 2013. Uma Vienna Lager, que foi criada com o principal objetivo de reconhecer e homenagear Mussum, para isso uma cerveja artesanal de primeira qualidade. 

Possui baixa fermentação, cor alaranjada e aroma de lúpulo moderado. É um tipo de cerveja para os amantes de cervejas finas. Desse modo, pode ser melhor degustada com carnes nobres e queijos especiais. 

Com certeza essa é uma cerveja para os momentos de descontração e ótima para tomar com os amigos, seja em casa, ou no bar. 

Ditrigus

Como o nome já sugere, essa é uma cerveja de trigo. A Ditrigus, é uma cerveja WitBier e sua produção foi baseada em uma extensa pesquisa nas cervejarias belgas, consideradas o berço a da boa cerveja. 

A Ditrigus apresenta zest de laranjas e um toque de pimenta-da-jamaica, o que faz com que seja ainda mais refrescante. É uma cerveja de sabor único e surpreendente. 

Forévis

O rótulo mais recente da Brassaria Anápolis é a cerveja Forévis. Considerada como uma cerveja para os mais experientes, ou melhor, para os que apreciam uma cerveja forte e de sabor único. 

Essa é cerveja é uma legítima India Pale Ale, com um teor alcoólico um pouco reduzido, para ser mais fácil de beber. 

Seu sabor é amargo com aroma de lúpulo mais evidente, cítrica e refrescante. Pode ser uma ótima opção para os dias quentes. 

Combina com carnes, queijos e petiscos fritos. 

Harmonização da Cacildis

A Cacildis é uma cerveja leve, ótima para qualquer ocasião e para todos os tipos de bebedores de cerveja. Até aquele que curtem só um pouquinho vão querer tomar mais um gole dela. 

Portanto, sua melhor harmonização é com tudo! Vai bem no churrasco, no almoço de família ou até assistindo o futebol de domingo. De todos os rótulos da Cervejaria Brassaria Anápolis, essa é a verdadeira agradar gregos e troianos. 

Características:

Antes de finalizar, vamos as características principais dessa cerveja:

  • Possui um teor alcoólico de 4%
  • Melhor temperatura para consumo: entre 0 e -4 graus
  • Copo ideal: Pilsner, inclusive tem a edição Cacildis do copo comercializado pela própria marca. 
  • Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e levedura. 

E você caro leitor, já teve a oportunidade experimentar a Cacildis? Conta pra gente a sua opinião sobre essa cerveja!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.