Mercado Universo da Cerveja

Brasil Brau e Degusta Beer 2013

Escrito por Carlos Lara
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(fonte: Brasil Brau)

Bilheterias concorridas para entrar nos dois eventos simultâneos (fonte: Brasil Brau)

A combinação de tecnologia, negócios e degustação arrastou mais de 8 mil de pessoas para o Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de junho. O público ficou dividido em dois eventos que aconteciam lado a lado. Os interessados em insumos e equipamentos cervejeiros visitavam os stands da Brasil Brau. Já no Degusta Beer, diversas cervejarias nacionais e importadoras serviam os mais variados estilos para público geral.

 

A Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja apresentou equipamentos, novas tecnologias, matérias-primas e consultoria para o setor. A presença estrangeira chamou a atenção até de quem está no mercado há bastante tempo, como Kátia Jorge, vice-presidente do Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte). “Nós, da Cobracem, só montamos o evento, ninguém é financiado. As pessoas vêm voluntariamente, inclusive para palestrar”, explica, lembrando que há expositores de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Índia e Reino Unido, além de visitantes de todos os cantos do Brasil e do exterior.

 

Corredores lotados no Degusta Beer: doses de 50 e 100ml para incentivar variedade

Corredores lotados no Degusta Beer: doses de 50 e 100ml para incentivar variedade

Enquanto isso, os corredores do Degusta Beer estiveram lotados nos três dias de evento. As provas eram servidas em doses de 50 e 100ml, para que o público pudesse provar a maior variedade possível de cervejas. A feira apresentou três novidades. A Dortmund, de Serra Negra, lançou sua White IPA e a Matanza IPA, conforme anunciado aqui. Outra novidade foi a Saison à Trois, cerveja colaborativa da 2cabeças com a Invicta. Com isso, os dois stands tiveram entre os mais concorridos.

 

Também se destacaram cervejas importadas que desembarcaram pela primeira vez no Brasil. Uma das mais cobiçadas foram as japonesas da Hitachino, com destaque para a Nest Beer e a Expresso Stout. No stand da Tarantino, amostras de diversas cervejas americanas trazidas em parceria com a Brewers Association atraiam o público. Eles podiam degustar cervejas da Sierra Nevada, Caldera, Lagunitas, Alameda, Southern Tier, entre outras.

 

Durante a Brasil Brau, foi anunciado o lançamento do Mondial de La Bière, festival de cervejas especiais que nasceu em Montreal (Canadá) e desembarca no Rio de Janeiro (RJ) em novembro para apresentar novos rótulos ao consumidor final, sempre ávido por novidades. Informações podem ser acompanhadas no site www.mondialdelabiererio.com.br.

 

Cilene Saorin, presidente da Cobracem, anuncia os vencedores do prêmio.

Cilene Saorin, presidente da Cobracem, anuncia os vencedores do prêmio.

Na quinta-feira foram anunciados os vencedores do 1º Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja. Confira abaixo a lista completa:

Responsabilidade Social:
Cervejaria Colorado com o projeto Gastronomia Cauim.

Comunicação e cultura cervejeira:
1º lugar – Revista da Cerveja.
2º lugar – Caixola Produtora Multimídia com o quadro Unlock beer
3º lugar – Cervejaria Colorado com o reposicionamento da marca nas redes sociais

 

Design de rótulos:
1º lugar – Cervejaria 2cabeças com a Hi5 Black IPA
2º lugar – Microcervejaria Bier Hoff com a Bier Hoff Red Ale
3º lugar – Cervejaria Joinville com a OPA 500 Sumérius

 

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Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

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