Brahma Extra

Brahma Extra: conheça a linha de cervejas puro malte da Brahma!

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Uma das cervejarias mais antigas do Brasil, a Cervejaria Brahma está presente no mercado há mais de um século.

É notoriamente conhecida pelo seu rótulo vermelho e dourado, além de envolver sua marca em patrocínios esportivos, eventos musicais e em ações a frente de bares e mercados.

Em seu portfólio de produtos podemos ver a linha Brahma Extra, com o intuito de trazer algo a mais para suas cervejas, que agradam o público em geral, não chegando a se tratar de uma cerveja artesanal.

Sabemos que sua linha agrada principalmente as pessoas que sentam em mesas de butecos e pedem por uma gelada, mas hoje resolvemos sentar nessa mesa e falar sobre a linha Extra.

Se você quer saber nossa opinião, descobrir a diferença entre os estilos é só ficar aqui e ler o conteúdo até o final.

História

Carioca da gema, iniciou suas operações em 1888 pela Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia por Joseph Villiger. 

Seu nome não tem uma origem certa mas possui três hipóteses interessantes: a primeira seria uma homenagem ao deus hinduísta das músicas e das canções, o deus Brama; a segunda seria uma homenagem ao compositor alemão Johannes Brahms e a terceira seria a uma figura britânica muito ligada ao cenário cervejeiro, Joseph Bramah, criador da válvula manual para retirada de chopes.

Em 1904 mudou seu nome para Companhia Cervejaria Brahma e em 1998, em conjunto com a Antarctica, fundaram a Companhia de Bebidas das Américas, atual Ambev.

Com essa união, em 2018 a Brahma figura entre a lista de cervejas mais consumidas no mundo, ficando atrás da sua famosa concorrente Skol, que pelas pesquisas detém o titulo de cerveja mais consumida do Brasil, seguido pela Brahma.

Até 2015, possuía em seu portfólio apenas três tipos de cerveja:

  • Brahma Chopp Pilsen;
  • Malzbier;
  • Brahma Zero.

Com o aumento de microcervejarias no Brasil e a expansão da cultura cervejeira, a Ambev adicionou ao seu cardápio a Brahma Extra feita especialmente para um público mais rigoroso.

Estilos da Brahma Extra

Sabemos que existem dezenas ou até centenas de estilos de cervejas e para falarmos das cervejas que a Brahma produz, é preciso levar em consideração que a inserção no mercado de “cervejas artesanais” foi feito a partir de estilos que o público de massa teria mais aderência.

Portanto temos os estilos Extra Lager, Weiss e Red Lager.

Chega de conversa e vamos conhecer a seguir quais os estilos que compõem a Brahma Extra e as características que os diferem.

1. Brahma Extra  Lager

Brahma Extra Lager

Curiosamente, a Brahma Extra Lager teve sua primeira aparição em 1943, mas com características distintas das atuais.

No passado, foi fabricada com o intuito de ser mais alcoólica e não levava em sua composição maltes de cevada mas sim, malte de milho.

Com o seu relançamento, a Brahma Extra Lager tem em sua composição apenas água, malte, lúpulo e levedura, se enquadrando em uma cerveja Puro Malte.

Em um  comparativo com sua irmã Pilsen, tem um sabor mais adocicado, teor alcoólico de 5,5% e coloração mais dourada com uma espuma persistente e encorpada. No sabor, percebe-se retrogosto leve de malte e pão com um leve amargo do lúpulo, nada que deva incomodar. Leve aroma esteritificado de banana e cevada. 

Se trata de uma cerveja para harmonizar com comida de buteco e pratos leves que não tenham muito condimento, como torresmo, carne cozida, churrasco, amendoim e queijos.

2. Brahma Extra Weiss

Brahma Extra Weiss

Apesar de ser feita com malte de trigo, a Brahma Extra Weiss também inclui milho em sua composição, perdendo corpo e sabor de uma verdadeira cerveja de trigo, e fugindo também da Lei da Pureza Alemã.

É uma bebida muito leve, com característico aroma de banana e cravo e coloração amarelo claro opaco devido ao malte de trigo. Seus 5% de ABV e seu gosto leve, sem apresentar amargor.

O que combina com a ideia de ser ingerida em grandes quantidades e não apresenta sensação de estufamento como outras do mesmo segmento.

Uma pedida para acompanhar entradas e pratos leves, como frango, saladas, queijo de minas e peixes.

3. Brahma Extra Red Lager

Brahma Extra Red Lager

A cerveja foi feita para representar sabor de caramelo e maltes mais tostados, talvez a mais intensa da linha. A Brahma Extra Red Lager é uma ótima pedida.

Leva dois maltes de cevada, um claro e um escuro, que confere à cerveja uma coloração avermelhada e aroma de caramelo e uva passa. 

Tem um colarinho de espuma persistente, sabor não resinoso de caramelo, uva e banana passa, não apresentando amargor. Segue a linha puro malte, não sendo adicionados milho em sua composição, e é uma das mais leves de ABV, apresentando 5,2%.

Harmoniza bem com pratos mais condimentados e sobremesas mais doces, como massas, queijos azuis, e tortas de maçã. 

4. Brahma Extra Dark Lager

Brahma Extra Dark Lager

Lançada depois das outras cervejas da linha, em 2019 a Brahma Extra Dark Lager tem como objetivo ser uma cerveja fácil de beber mas que apresenta sabor levemente adocicado e torrado do malte, como uma Munich Dunkel.

Com 4,2% de ABV, é a cerveja menos alcoólica do grupo. Apresenta aroma característico de chocolate, café e malte, com um aftertaste limpo e levemente resinoso.

Corpo médio e de espuma persistente e cremosa, foi feita para harmonizar com sobremesas que levam chocolate ou café, além de carne de porco e vermelhas.

Foi premiada na categoria Munich Dunkel no International Beer Challenge 2018, levando para casa a medalha de bronze.

Considerações Finais

A linha Brahma Extra possui como diferencial o seu custo benefício, seguem a Lei da Pureza Alemã (com exceção da Weiss) e possuem como proposta serem fiéis em cada estilo apresentado. 

Para quem está iniciando a degustação de outros estilos e quer sair de Light ou Standard Lager, a cervejaria se apresenta como um ponto de saída interessante, devido novamente ao seu curso para o consumidor final.

Ma para aqueles que já possuem paladar avançado, a recomendação é experimentar as cervejas e tirar suas próprias conclusões, porque sabemos que não se comparam a rótulos artesanais que temos o costume de tomar mas vale a experiência sensorial.

Saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.