
Brahma Extra: conheça a linha de cervejas puro malte da Brahma!
Uma das cervejarias mais antigas do Brasil, a Cervejaria Brahma está presente no mercado há mais de um século.
É notoriamente conhecida pelo seu rótulo vermelho e dourado, além de envolver sua marca em patrocínios esportivos, eventos musicais e em ações a frente de bares e mercados.
Em seu portfólio de produtos podemos ver a linha Brahma Extra, com o intuito de trazer algo a mais para suas cervejas, que agradam o público em geral, não chegando a se tratar de uma cerveja artesanal.
Sabemos que sua linha agrada principalmente as pessoas que sentam em mesas de butecos e pedem por uma gelada, mas hoje resolvemos sentar nessa mesa e falar sobre a linha Extra.
Se você quer saber nossa opinião, descobrir a diferença entre os estilos é só ficar aqui e ler o conteúdo até o final.
História
Carioca da gema, iniciou suas operações em 1888 pela Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia por Joseph Villiger.
Seu nome não tem uma origem certa mas possui três hipóteses interessantes: a primeira seria uma homenagem ao deus hinduísta das músicas e das canções, o deus Brama; a segunda seria uma homenagem ao compositor alemão Johannes Brahms e a terceira seria a uma figura britânica muito ligada ao cenário cervejeiro, Joseph Bramah, criador da válvula manual para retirada de chopes.
Em 1904 mudou seu nome para Companhia Cervejaria Brahma e em 1998, em conjunto com a Antarctica, fundaram a Companhia de Bebidas das Américas, atual Ambev.
Com essa união, em 2018 a Brahma figura entre a lista de cervejas mais consumidas no mundo, ficando atrás da sua famosa concorrente Skol, que pelas pesquisas detém o titulo de cerveja mais consumida do Brasil, seguido pela Brahma.
Até 2015, possuía em seu portfólio apenas três tipos de cerveja:
- Brahma Chopp Pilsen;
- Malzbier;
- Brahma Zero.
Com o aumento de microcervejarias no Brasil e a expansão da cultura cervejeira, a Ambev adicionou ao seu cardápio a Brahma Extra feita especialmente para um público mais rigoroso.
Estilos da Brahma Extra
Sabemos que existem dezenas ou até centenas de estilos de cervejas e para falarmos das cervejas que a Brahma produz, é preciso levar em consideração que a inserção no mercado de “cervejas artesanais” foi feito a partir de estilos que o público de massa teria mais aderência.
Portanto temos os estilos Extra Lager, Weiss e Red Lager.
Chega de conversa e vamos conhecer a seguir quais os estilos que compõem a Brahma Extra e as características que os diferem.
1. Brahma Extra Lager

Curiosamente, a Brahma Extra Lager teve sua primeira aparição em 1943, mas com características distintas das atuais.
No passado, foi fabricada com o intuito de ser mais alcoólica e não levava em sua composição maltes de cevada mas sim, malte de milho.
Com o seu relançamento, a Brahma Extra Lager tem em sua composição apenas água, malte, lúpulo e levedura, se enquadrando em uma cerveja Puro Malte.
Em um comparativo com sua irmã Pilsen, tem um sabor mais adocicado, teor alcoólico de 5,5% e coloração mais dourada com uma espuma persistente e encorpada. No sabor, percebe-se retrogosto leve de malte e pão com um leve amargo do lúpulo, nada que deva incomodar. Leve aroma esteritificado de banana e cevada.
Se trata de uma cerveja para harmonizar com comida de buteco e pratos leves que não tenham muito condimento, como torresmo, carne cozida, churrasco, amendoim e queijos.
2. Brahma Extra Weiss

Apesar de ser feita com malte de trigo, a Brahma Extra Weiss também inclui milho em sua composição, perdendo corpo e sabor de uma verdadeira cerveja de trigo, e fugindo também da Lei da Pureza Alemã.
É uma bebida muito leve, com característico aroma de banana e cravo e coloração amarelo claro opaco devido ao malte de trigo. Seus 5% de ABV e seu gosto leve, sem apresentar amargor.
O que combina com a ideia de ser ingerida em grandes quantidades e não apresenta sensação de estufamento como outras do mesmo segmento.
Uma pedida para acompanhar entradas e pratos leves, como frango, saladas, queijo de minas e peixes.
3. Brahma Extra Red Lager

A cerveja foi feita para representar sabor de caramelo e maltes mais tostados, talvez a mais intensa da linha. A Brahma Extra Red Lager é uma ótima pedida.
Leva dois maltes de cevada, um claro e um escuro, que confere à cerveja uma coloração avermelhada e aroma de caramelo e uva passa.
Tem um colarinho de espuma persistente, sabor não resinoso de caramelo, uva e banana passa, não apresentando amargor. Segue a linha puro malte, não sendo adicionados milho em sua composição, e é uma das mais leves de ABV, apresentando 5,2%.
Harmoniza bem com pratos mais condimentados e sobremesas mais doces, como massas, queijos azuis, e tortas de maçã.
4. Brahma Extra Dark Lager

Lançada depois das outras cervejas da linha, em 2019 a Brahma Extra Dark Lager tem como objetivo ser uma cerveja fácil de beber mas que apresenta sabor levemente adocicado e torrado do malte, como uma Munich Dunkel.
Com 4,2% de ABV, é a cerveja menos alcoólica do grupo. Apresenta aroma característico de chocolate, café e malte, com um aftertaste limpo e levemente resinoso.
Corpo médio e de espuma persistente e cremosa, foi feita para harmonizar com sobremesas que levam chocolate ou café, além de carne de porco e vermelhas.
Foi premiada na categoria Munich Dunkel no International Beer Challenge 2018, levando para casa a medalha de bronze.
Considerações Finais
A linha Brahma Extra possui como diferencial o seu custo benefício, seguem a Lei da Pureza Alemã (com exceção da Weiss) e possuem como proposta serem fiéis em cada estilo apresentado.
Para quem está iniciando a degustação de outros estilos e quer sair de Light ou Standard Lager, a cervejaria se apresenta como um ponto de saída interessante, devido novamente ao seu curso para o consumidor final.
Ma para aqueles que já possuem paladar avançado, a recomendação é experimentar as cervejas e tirar suas próprias conclusões, porque sabemos que não se comparam a rótulos artesanais que temos o costume de tomar mas vale a experiência sensorial.
Saúde!
16 de dezembro de 2019 às 10:14
Bom dia
Deveria fazer uma Brahma puro malte simples
Tirar o milho da atual Brahma
Com isso com certeza derruba a Heineken
Sou bhameiro a 30 anos