Cerveja Bock

Estilo Bock e suas variações: conheça mais sobre a lager maltada!

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

O estilo Bock é uma cerveja da família Lager e tem suas origens na cidade de Einbeck, situada ao norte da Alemanha. Cidade essa que era famosa pela qualidade de suas cervejas produzidas no século XIV.

Sua qualidade provinha de vários fatores, um deles é o fato dos blends de maltes serem mais claros e com a presença de malte de trigo, proporcionando uma cerveja bem clara se comparadas a outras cervejas produzidas na época.

Além de que Einbeck é situada em uma das regiões da Europa onde o lúpulo floresceu primeiro, garantindo uma qualidade sensorial e microbiológica para as cervejas ali produzidas.

Com essa qualidade as cervejas produzidas na cidade ganharam fãs por todo o mundo e principalmente em Munique, onde os duques da Baviera encantados com esse estilo começaram a produzir suas próprias cervejas inspiradas na cerveja do norte da Alemanha.

Não é à toa que as cervejas alemãs são as mais famosas do mundo.

Chegaram ao ponto de contratar o mestre cervejeiro de Einbeck, Elias Pichler, para deixar as suas cervejas ainda mais parecidas com a original.

Assim a cerveja começou a ser produzida seguindo as tradições de Munique dando origem a uma Strong Lager que ficou conhecida em alemão como Bockbier, ou cervaja Bock.

Características do estilo Bock

O malte predomina nos aromas e no sabor, e variam podendo adquirir características caramelizadas, notas picantes e ocasionalmente notas de chocolate e levemente tostadas.

Algumas (as mais escuras) apresentam aromas e sabores que nos lembram ameixas secas ou frescas.

No geral são cervejas mais robustas e alcoólicas se comparadas às tradicionais Lagers, com uma maior presença de malte.

Existem também variações da cerveja Bock que possuem uma diferença tênue em relação ao estilo original, são elas:

  • Maibock: consumidas na primavera européia (mês de Maio) e são mais claras se comparadas as Bocks tradicionais
  • Doppelbocks: possuem o teor alcoólico mais elevado mas embora o seu nome signifique “duas vezes Bock”, na prática apenas o amargor do lúpulo se diferencia
  • Eisbock: mais alcoólica do que uma Doppelbock pelo processo de congelamento da cerveja

O nome sufixo “ATOR”

Curiosamente após o sucesso inicial da cerveja Salvator, a Doppelbock produzida pela Paulaner, diversas cervejarias da região da Bavária decidiram adotar o sufixo ATOR (do final de Salvator) em suas cervejas do estilo.

Isso porque a cervejaria Paulaner pertenceu a Ordem dos Mínimos, uma ordem religiosa formada por São Francisco de Paula. E na época eram os únicos que detinham a produção das Doppelbocks.

Mas com o crescimento do comércio e a venda da fábrica, outras cervejarias tiveram “acesso” ao sufixo ator. Pela Alemanha os rótulos mais clássicos de uma Bock ou suas variações tendem a terminar com ator.

Ajudando assim na popularização do estilo.

Rótulos de cervejas Bock pra você experimentar

Como falamos anteriormente, existem diversas cervejas e variações desse estilo, e traremos aqui algumas das garrafas que podem ser encontradas em supermercados e lojas especializadas.

Mas lembre-se de que por muitas vezes o estilo Bock é de fácil interpretação, mas suas variações intensas e complexas.

1. Baden Baden Bock

Baden Baden Bock, feita em Campus do Jordão, é uma cerveja de baixa fermentação, encorpada e cresmosa.

Se você não conhece muito sobre o estilo Bock e quer buscar por onde começar, esse rótulo é sua porta de entrada por apresentar características fieis ao estilo e ter um bom custo x benefício.

Mesmo sendo lager essa cerveja é frutada, com um leve dulçor e um rico perfil maltado, balanceada com alta Drinkability apesar dos seus 6.5% álcool.

2. Bierland Bock

Outra cerveja cervejaria brasileira que se aventura no estilo alemão, a Bierland Bock apresenta uma coloração âmbar escura, espuma bege cremosa e persistente.

Aroma remetendo casca e miolo de pão, mel, uva passa e traços de cereja. Pode ser considerada, assim como a Baden Baden, uma cerveja com uma boa drinkability.

Recomendo como a segunda na ordem de conhecer o estilo Bock tradicional.

3. La Trappe Bockbier

Não é de se espantar que a cervejaria trapista La Treppe possua possua a única trapista Bock do mundo.

Por característica ela é a trapista com a maior variedade de estilos na sua produção de cerveja — ainda bem, não?

Ela se trata de uma cerveja sazonal produzida a partir do Outono.

Refermentada na garrafa a La trappe Bockbier possui coloração na cor castanha com espuma beje. No aroma malte torrado, café e nozes.

Uma cerveja encorpada com notas do lúpulo em conjunto com o malte torrado presentes no retrogosto da cerveja.

4. Weihenstephaner Vitus

Weihenstephaner Vitus

Mais uma variação de Bock alemã, e dessa vez uma Weizenbock complexa que passa por um processo de maturação extra nas adegas do monastério Weighenstephan.

Uma Bock de trigo com alto teor alcoólico (7,7%), é a primeira do estilo na cor clara e sem turbidez a desembarcar em terras brasileiras.

Apresenta uma coloração dourada escura, no aroma e sabor notas frutadas e de banana — como as clássicas Weiss.

5. Schneider Aventinus Weizen-Eisbock

A Schneider possui dos mais diversos e premiados rótulos de cervejas de trigo — e sua Bock não poderia sair dessa linha.

A cerveja Weisse Aventinus Weizen-Eisbock é uma clássica Eisbock, que na prática se trata de uma Doppelbock com o teor alcoólico maior por conta do processo de produção, onde há o congelamento e concentração de álcool.

Coloração âmbar e rica em dulçor maltado a cerveja também apresenta notas de cravo, banana e “álcool” — pois apesar de não ser uma nota é bem perceptível pelo rótulo ter 12% de álcool.

Intensa e complexa podem resumir essa cerveja.

Agora que você já sabe mais sobre as Bocks, suas variações e rótulos a seguir, que tal aprender mais sobre a harmonização da cerveja Bock e possibilidades para compor essa harmonização?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.