Beer Here – Exposição sobre a história da cerveja em Nova York

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Matéria publicada em O Globo sobre uma exposição sobre a história da cerveja em Nova York. Confira o texto na íntegra:

 

Cerveja já era algo bacana em Nova York muito antes dos descolados se interessarem por cervejarias artesanais. Isso, de acordo com uma nova exposição na New York Historical Society, que traça a história da bebida desde os embriagados tempos coloniais. “Beer here”, inaugurada no final de maio e em cartaz até o dia 2 de setembro, tem como objetivo mostrar que a cerveja tem uma rica participação na história alcoólica do estado. Desde um manifesto com pedidos de cerveja para as tropas de George Washington até o diário de um adolescente de 14 anos, a exposição capitaliza a crescente popularidade de microcervejarias e locais ao ar livre para se degustar a bebida. E isso faz com que a cidade — que já foi chamada de Nova Amsterdã — fique no pelotão de frente na cena cervejeira dos Estados Unidos.

 

— Cerveja era muito importante para os nova-iorquinos desde os primórdios da colonização. Os holandeses têm uma forte tradição cervejeira, então esse era uma bebida muito comum em sua cultura, assim como na britânica — diz a curadora do Museu, Debra Schmidt Bach.

 

Nova York era famosa por suas tavernas em meados do século XVIII, quando havia na cidade mais estabelecimentos do gênero do que em qualquer outra colônia holandesa. A exposição mostra isso.

 

Arranhadas e turvas, garrafas aparentemente de cervejas tipo ale e porter encontradas em escavações em Lower Manhattan são amostras da popularidade dessa bebida durante os século XVIII e XIX. E um livro de contabilidade de taverna que pertencia a William D. Faulkner — sem nenhuma relação com escritor famoso — mostra que ele fornecia cerveja para os sedentos soldados da guerra civil, incluindo os britânicos.

 

O museu apresenta ainda embalagens antigas de lúpulo, que era utilizado para fins medicinais para tratar de tudo, desde a insônia a “todas as desordens do sistema nervoso”. Mas pragas e a Lei Seca decretaram a morte dessa tradição em Nova York. Porém a explosão recente de microcervejarias demonstra o renascimento da cerveja na cidade. A mostra tem cartazes de propaganda, e termina numa sala de degustação na qual os visitantes podem provar algumas mostras da produção atual em Nova York.

 

— Essa exposição mostra que isso não é uma moda passageira — comenta Kelly Taylor, mestre da Heartland Brewery, cervejaria de Manhattan, que fornece alguns de seus rótulos para serem apreciados ali.

 

Beer here: A exposição está em cartaz até 2 de setembro na New York Historical Society. 170 Central Park West. Tel. (212) 873-3400. nyhistory.org

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    primeiro porque trabalho a noite e nao durmo sem uma jelada e gostaria de visitar esta exposiçao me leva

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.