Notícias Universo da Cerveja

Beber cerveja com moderação não engorda nem aumenta barriga

Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Matéria publicada na MdeMulher, da editora Abril, no dia 21/12/2011. Confira o texto na íntegra sobre a relação entre dieta e cervejas.

 

Amanhã já começa o verão! Que tal tomar uma latinha de cerveja para se refrescar? Parece uma proposta absurda para quem está de dieta. Mas não é bem assim. Alguns estudos europeus recentes comprovaram que consumir essa bebida com moderação não engorda e nem aumenta a barriguinha. Mas tem um porém: para não ganhar excesso de peso, é importante também seguir uma dieta balanceada, além de praticar atividades físicas com regularidade.

Uma dessas pesquisas recentes sobre cerveja é do Instituto Frío-ICTAN, órgão do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madri, na Espanha. “As conclusões desse estudo indicaram que o consumo moderado desta bebida fermentada, de baixa graduação alcoólica, não provoca aumento de peso, nem modificações na composição corporal”, afirma Ana Veses Alcobendas, autora do estudo, em entrevista ao jornal português Ciência Hoje – especializado na divulgação de pesquisas científicas europeias.

 

Mas o que significa beber moderadamente? O limite saudável para as mulheres é tomar uma  lata por dia, e para os homens, duas (segundo as diretrizes do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos dos Estados Unidos). Detalhe importante: não vale acumular os drinques todos na noite de sábado, caso não tenha bebido álcool durante a semana. Consumir bebidas alcoólicas em excesso pode prejudicar a saúde.

 

Também não vale exagerar no consumo de petiscos engordativos, que costumam acompanhar a cervejinha. “Muitas vezes, eles é que são os verdadeiros causadores do aumento de peso”, afirma a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, da Vianutri Consultoria, em São Paulo. Portanto, fique longe de salgadinhos fritos, carnes gordurosas, porções de amendoins e outras comidinhas calóricas.

 

Mais uma boa notícia! A cerveja contém boas doses de vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e selênio. Esses nutrientes trazem muitos benefícios para a saúde! Essa bebida fortalece os ossos, ajuda a reduzir o colesterol, hidrata o corpo e até deixa a pele mais bonita! E mais: “É uma bebida que possui capacidade antioxidante moderada, devido à presença de compostos fenólicos, associada a um relativo baixo teor alcoólico. Estudos epidemiológicos sugerem uma relação entre alimentos ricos em polifenóis e a prevenção de problemas, como câncer, doenças cardiovasculares e inflamações”, ressalta a nutricionista Andrea.

 

Que tal aproveitar o verão e tomar uma bela cerveja acompanhada de comidinhas light? “Uma sugestão é fugir do estilo tradicional produzido em larga escala no Brasil – mais conhecido como a pilsen. Descubra novos estilos. Geralmente são encontrados em empórios, supermercados e bares especializados em cervejas especiais”, diz Rogério Sventkauskas, sommelier em cervejas, de São Paulo. Quer sugestões bacanas? Veja aqui deliciosas harmonizações criadas pelo especialista. As receitas são do MdeMulher.

 

Salada refrescante: alface, queijo, cenoura, tomate e pepino
• Estilo: Witbier, marca: Hoegaarden
• Estilo: Bohemian Pilsner, marca: Pilsner Urquell

Risoto de brócolis e couve-flor
• Estilo: Weizenbier, marca: Colorado Appia

Carne assada ao molho madeira
• Estilo: Dunkelweizen, marca: Erdinger Weissbier Dunkel
• Estilo: Índia Pale Ale (IPA), marca: Dama IPA

Peito de frango grelhado com molho de açafrão, frutas secas e amêndoas
• Estilo: Extra Special Bitter (ESB ), marca: Fuller´s ESB

Badejo com ervas
• Estilo: Belgian Golden Strong Ale, marca: Delirium Tremens
• Estilo: Kölsch, marca: Eisenbahn Kölsch

Macarrão com tomate-cereja e ervas
• Estilo: Vienna Lager, marca: Bierland Vienna

Bolo de cenoura com chocolate light
• Estilo: American Pumpkin Ale, marca: Brooklyn Post Road Pumpkin Ale
• Estilo: Brown Ale, marca: Klein Brown Ale

Brownie light
• Estilo: Stout, marca: Guinness
• Estilo: Porter, marca: Colorado Demoiselle
• Estilo: Fruit Lambic, marca: Kriek Boon

 

Fonte: MdeMulher

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

3 Comentários

Comentar