Mercado Universo da Cerveja

Balanço do Mondial de la Bière Rio 2013

Escrito por Carlos Lara
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O evento, que terminou no último domingo, apresenta seus resultados. Transferido de última hora para o Terreirão do Samba, na Praça XI, o evento colocou o Rio de Janeiro em destaque no cenário cervejeiro. Cerca de 20 mil pessoas visitaram o Mondial de la Bière, em quatro dias de evento. Foram servidos mais de 650 rótulos diferentes de cervejas para um público misto de beergeeks, curiosos, entusiastas e leigos que procuravam por nada mais que um chope.

Mondial de la Biere Rio

O volume de bebida vendido surpreendeu os expositores, e muitos ficaram sem estoque, tendo que recorrer a distribuidores locais em regime de urgência. Mesmo assim, no último dia de evento havia cervejas esgotadas, o que também acontece em outros festivais nacionais. A Colorado, de Ribeirão Preto, trouxe 1.500 litros de chope e 600 garrafas de 600ml para o evento, mas precisou providenciar mais barris e garrafas para poder atender ao público até o último dia de evento. A cervejaria Wäls trouxe 600 litros e precisou buscar mais 200 litros para atender ao público nos quatro dias de evento. Os irmãos Tiago e José Felipe Carneiro ficaram surpresos com o público carioca, “o mais receptivo de todos os eventos que já participamos”.

 

Os restaurantes que serviram seus quitutes ao público também tiveram que montar uma força-tarefa para dar conta do recado. Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca montou um esquema com 10 pessoas na linha de produção para atender a demanda.  “Vendemos seis mil bolinhos de feijoada, que consumiram, no preparo, 20 quilos só de feijão”. O Bar do Adão serviu aproximadamente a mesma quantidade de pasteis.

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Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

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