baden baden

Baden Baden: conheça mais sobre a cervejaria de Campos de Jordão e seus rótulos

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Um grande atrativo ao visitar a cidade de Campos do Jordão é ter a oportunidade de conhecer a choperia Baden Baden. Considerada como uma das primeiras marcas nacionais de cerveja gourmet, essa cervejaria é muito mais do que isso, é uma verdadeira experiência para os amantes da boa cerveja. 

Sua história já ultrapassou décadas, e desde 1985 oferece além de boas cervejas, um espaço aconchegante para desfrutá-las. Quem já foi a cidade, ou pretende ir, precisa de conhecer a cervejaria da Baden Baden com certeza. 

Inicialmente, o diferencial da Baden Baden era sua gastronomia. Inspirada na cultura alemã, trouxe diversas receitas, que até então eram pouco conhecidas na região de Campos do Jordão. 

Entretanto, em 1999, seus fundadores já pensavam em ir além, e oferecer algo a mais a seus clientes. Foi então que resolveram produzir cervejas, assim, nasceu a primeira cerveja gourmet do país, da Baden Baden. 

Desde 2007 a cervejaria pertence ao grupo Heineken, ainda assim, a receita e qualidade, permanecem as mesmas há mais de 20 anos. 

Abaixo vamos contar um pouco mais dessa história e apresentar os principais rótulos da Cervejaria Baden Baden, confira!

Cervejaria como ponto turístico

Ao viajar para uma cidade, queremos conhecer seus principais pontos turísticos, não é mesmo? E em Campos do Jordão não faltam atrativos, porém, um é mais do que especial, a Cervejaria Baden Baden. 

E não se engane que esse é um passeio apenas para os amantes de cervejas, até mesmo quem não é um grande fã vai gostar dessa visita. Afinal, a Baden Baden já existe a mais de 30 anos, e sua história se confunde com a história da cidade. 

Durante a estadia na cidade, existe a possibilidade de fazer uma visita guiada. Por ser uma cervejaria pequena, a tour é realizada com grupos pequenos e podem ser agendadas pelo site oficial www.badenbaden.com.br

A experiência consiste em conhecer todo o processo que envolve a fabricação da cerveja artesanal da Baden Baden. Ainda durante o passeio, o visitante aprende sobre como harmonizar sua cerveja, pode experimentar dois rótulos da marca e no final tem a oportunidade de comprar produtos Baden Baden exclusivos na loja oficial. 

É um passeio que vale a pena fazer para conhecer mais da história dessa microcervejaria, que produz a primeira cerveja gourmet do país.

Principais rótulos Baden Baden 

Hoje em dia não é difícil encontrar cerveja gourmet em qualquer bar e até mesmo nos supermercados. Mas antes mesmo dessa popularização um grupo de amigos já se reuniam pensando em criar uma cerveja especial. Assim nasceu o primeiro rótulo da Baden Baden, que em 2004 foi considerado oficialmente como a primeira cerveja gourmet do Brasil. 

Atualmente, a marca possui 15 rótulos de cervejas, são vários estilos de cerveja entre tradicionais e versões comemorativas. Continue lendo para conhecer cada um deles. 

American IPA

Cerveja no estilo de uma tradicional American India Pale Ale. Com um aroma intenso de maracujá, possui coloração acobreada e um potente amargor. 

Seu sabor cítrico é equilibrado, pois tem um teor alcoólico elevado, 6,4%. 

Para harmonizar é sugerido hambúrguer de boi, comida mexicana ou picanha. 

Por ter suco de maracujá em sua composição, também harmoniza bem com doces que tem essa fruta como base, como o mousse de maracujá ou a torta holandesa. 

Temperatura sugerida: de 6ºC a 9ºC. 

5 Grãos

Cerveja de trigo que surpreende com a sua maciez. Um resultado dos seus ingredientes que incluem amaranto, aveia e quinoa. Tem um leve amargor. 

Harmoniza bem com lombo assado, embutidos e queijos. 

Teor alcoólico de: 5,9%

Sugestão para servir: de 4ºC a 7ºC

Witbier

Uma tradição que veio da Bélgica, mas que conquistou os brasileiros. A cerveja “branca” é produzida com maltes de trigo e cevada. Não é filtrada e possui um sabor refrescante. 

Harmoniza com peixes, sushi, frutos do mar e queijos. 

Teor Alcoólico: 4,9%

Temperatura: de 3ºC a 5ºC

Chocolate

Edição especial da Baden Baden, possui notas de cacau. Traz um equilíbrio entre o amargor dos maltes tostados e do chocolate. 

Harmoniza com sobremesas de chocolate, como o petit gateau ou com sobremesas de frutas e sorvetes. 

Teor Alcoólico: 6,0%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

Bock

A cerveja Baden Baden Bock é uma típica Lager encorpada. Tem toque adocicado e com aroma levemente tostado. 

A cerveja tipo Bock tem origem alemã e era produzida para festas religiosas nos monastérios. 

Harmoniza com carne de porco, salsichas alemãs, queijos e sobremesas de chocolate. 

Teor Alcoólico: 6,5%

Temperatura: de 5ºC a 7ºC

Weiss

A Baden Baden Weiss tem espuma cremosa, e aroma de cravo e banana. É feita conforme a tradição bávara e por isso não é filtrada. 

Harmoniza com comida tailandesa, alemã, queijos e comidas apimentadas. 

Teor Alcoólico: 5,2%

Temperatura: de 3ºC a 5ºC

Golden

Sabor levemente adocicado e entre seus ingredientes é possível encontrar frutas vermelhas e canela, que deixa um aroma frutado a essa cerveja. 

Harmoniza com camarão, lagosta e sobremesas de frutas. 

Teor Alcoólico: 4,5%

Temperatura: de 3ºC a 5ºC

Red Ale

Um rótulo bem encorpado e aveludado, possui amargor elevado. 

Sente-se uma intensa presença de lúpulo verbal. 

Harmoniza com pratos intensos como carne de porto e molhos condimentados. 

Teor Alcoólico: 9,2%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

Stout

Uma cerveja ótima para acompanhar sobremesas. Já que tem intenso aroma de café e chocolate. É produzida com malte torrado e tem espuma cremosa e corpo intenso. 

Harmoniza com sobremesa de chocolate. 

Teor Alcoólico: 7,5%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

Cristal

Uma das cervejas preferidas por todos, a Baden Baden Cristal é um clássica Pilsen. Feita com 100% maltes de cevada, é leve, dourada e com aromas de cereais. 

Harmoniza com pratos leves, saladas, carne branca, queijos. 

Teor Alcoólico: 5%

Temperatura: de 2ºC a 4ºC

1999

Esse rótulo tem combinação única. Com aroma intenso de lúpulos floreais e condimentados, combinados com um intenso amargor. 

Tem coloração avermelhada, característica do estilo Bitter Ale. 

Harmoniza com carne vermelha grelhada ou assada. 

Teor Alcoólico: 6.0%

Temperatura: de 5ºC a 7ºC

Celebration Inverno

Edição limitada, que é relançada todos os anos no inverno. Tem cor escura e aroma de maltes torrados que lembram chocolate e café. Ótima para os dias mais frios

Harmoniza com carnes vermelhas, carne de porco, feijoada, e queijos como gorgonzola. 

Teor Alcoólico: 8,2%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

Christmas Beer

Nada melhor que uma cerveja especial para uma das melhores épocas do ano. A cerveja especial de natal é refrescante e com leve frisante, que lembra um espumante. 

Especial para as festas natalinas. 

Harmoniza com pratos típicos de natal, frutas secas, panetones e outros. 

Teor Alcoólico: 5,5%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

Tripel

Uma cerveja feita com tripla fermentação e um longo período de maturação. Com isso tem características únicas como cor ouro avermelhado, corpo dentro e textura de licor. 

Possui alto teor alcoólico e por isso é indicada como uma bebida de entrada, harmonizando com queijos e condimentos. 

Teor Alcoólico: 14,0%

Temperatura: de 6ºC a 8ºC

15 Anos

Comemorativa de 15 anos é uma cerveja especial cm coloração mais clara e encorpada do que a Bock tradicional. 

Tem um alto teor alcoólico, por isso, é perfeita para harmonizar com pratos típicos de inverno, que são mais pesados, como a carne de porco, embutidos e queijos Gouda. 

Teor Alcoólico: 6,7,0%

Temperatura: de 6ºC 

Você já conhece a Baden Baden? Conta para a gente nos comentários o que acha dos rótulos dessa cervejaria brasileira! Até a  próxima. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.