Universo da Cerveja

Altbier: o estilo que é ícone da cidade de Dusseldorf

Cerveja Altbier
Escrito por Caio Melo
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Nesse post vamos falar sobre o estilo Altbier, cerveja Ale alemã da cidade de Düsseldorf, além da rivalidade com o estilo Kölcsh da cidade vizinha colônia, e claro sobre os exemplos clássicos que podemos encontrar no mercado nacional.

E é claro, para saber tudo sobre esse estilo basta ficar até o final conosco e aprender sobre mais uma das maravilhosas cervejas alemãs.

O que é uma Altbier?

A escola alemã é conhecida pelas cervejas lagers, porém existem também ótimas Ales, como por exemplo a Altbier e Kolsch.

O estilo Altbier, trás no seu nome muitos significados, “Alt” no alemão significa antigo, o que mostra a tradição de produção desse estilo no norte da Alemanha, principalmente na cidade de Düsseldorf, onde o estilo nasceu e foi evoluindo ao passar dos anos.

A produção contava com uma seleção minuciosa da levedura, que mesmo com o clima desfavorável era produzida uma das Ales alemãs, que por muitos é conhecida com a IPA alemã.

A cidade é perfeita para o estilo pois o clima se mantém frio mesmo no verão, fazendo com que as cervejas não contaminem.

Características da cerveja

A Altbier é uma cerveja de coloração cobre a marrom, deve apresentar uma alta carga de lúpulo, consequentemente amarga, um corpo médio, sabor de malte e claro lúpulo no aroma e sabor.

Eu seu retrogosto seco são perceptíveis ésteres frutais que podem estar presentes em níveis médios.

Copo Stange para Altbier

Tradicionalmente ela é consumida em um tipo de copo muito específico, o cilíndrico ou stange.

Esse copo tem a sua boca estreita, porque facilita a concentração de aromas e também sua formação de espuma.

É muito utilizado para cervejas do estilo Altbier ou Kolsch exatamente para evidenciar o amargor amargor — uma das principais características da cerveja.

A guerra entre Altbier x Kolsch

Duas cidades ao norte da Alemanha são separadas pelo rio Reno, e elas dão origem a dois estilos diferentes de cerveja: Kolsch de Colônia e Altbier de Dusseldorf.

Diferentemente da tradição alemã esses estilos são de alta fermentação (Ales) e trazem essa rivalidade a séculos, que começou com a cerveja mas hoje em dia foi elevada em muitos níveis do cotidiano, como aponta a Folha de São Paulo.

Isso porque Dusseldorf pertencia a Colônia, e com o ganho de força política e financeira se transformou-se em cidade, querendo deixar bem claro que além de cidades diferentes a população também bebia cervejas diferentes.

Distância entre Dusseldorf e Colônia
Distância entre as duas cidades.

Apesar de serem cervejas de alta fermentação, elas se diferenciam em vários aspectos.

A Kolsch é uma cerveja que tem uma coloração amarelo palha, leve, refrescante e espuma bastante persistente, pois pode haver adição de malte de trigo. A Altbier possui coloração cobre a marrom, uma alta carga de lúpulo, fazendo que a diferença entre os dois estilos seja bem evidente.

Rótulos para conhecer o estilo Altbier

1.Bamberg Alt

Cerveja Bamberg Alt

Uma cerveja produzida pela conhecida Bamberg, que tem como especialidade a produção de cervejas da escola alemã.

Cerveja marrom avermelhada com uma acentuada quantidade de malte, propícia para ser tomada no outono ou inverno, apresenta uma alta complexidade.

Harmoniza bem com pratos fortes e mais temperados como por exemplo: salsichas alemãs e cordeiro.

2. Uerige Alt

A Uerige Alt é uma das clássicas cervejas da cidade de Dusseldorf e também produzida em quantidades limitadas

Se trata de uma cerveja encorpada, aromática e agradável. De todas as cervejas alemãs ela apresenta a maior quantidade de UA (unidades de amargor), devido a lupulagem.

Apresenta notas amadeiradas e caramelo e possui também uma cerveja com alta drinkability porém com personalidade.

3. Krug Bier Skank

A cervejaria Krug, de Minas Gerais, decidiu reproduzir uma cerveja Altbier com o nome de Skank, será que foi uma coincidência com o nome da banda mineira?

Não, não foi.

Uma cerveja na cor cobre com espuma na cor bege, aromas e sabores maltados, mas não se engane pois não se trata de uma cerveja doce.

Amargor de lúpulo bem incisivo e típico de seu estilo, ressaltando novamente a parceria da cervejaria Krug com a banda mineira Skank que empresta o nome a cerveja.

Essa foi a história do estilo de cerveja Altbier. Vale lembrar que na Alemanha a cultura cervejeira é muito rica e regional, portanto se você deseja encontrar um bom exemplar, deve obrigatoriamente ira té a cidade de Dusseldorf.

Se quer conhecer mais sobre as alemãs, que tal uma leitura rápida sobre as Schwarzbier ou então a Malzbier?

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Caio Melo

Autor convidado pelo Homini Lúpulo, Engenheiro de Alimentos pela Universidade São João Del Rei campus Sete Lagoas e Bier Sommelier pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil).

Comentar