Roteiros

Empório Alto dos Pinheiros: o local certo em SP para amantes de cervejas

EAP cervejaria
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Para quem mora ou está de passagem na cidade de São Paulo e deseja degustar uma boa cerveja artesanal, o primeiro lugar que vêm à cabeça com certeza é o Empório Alto dos Pinheiros, mais conhecido como EAP.

Hoje estamos aqui para falar um pouco mais sobre o Empório, então sinta-se a vontade e tire todas as suas dúvidas sobre o lugar

Onde encontrar as cervejas artesanais

Situado na rua Vupabussu, nº 305 no bairro de Pinheiros, a casa abriga uma coleção de rótulos de cervejas artesanais dos mais variados estilos e países, como por exemplo as excepcionais garrafas de rolha da americana The Lost Abbey, de San Marcos/CA, raras de serem encontradas no Brasil.

Mas não se engane achando que por lá só existem cervejas artesanais, é possível também encontrar rótulos de cervejarias locais como Dádiva, cervejaria da Cuesta, Dogma, Juan Caloto, Avós entre muitas outras.

Cervejas Empório Alto de Pinheiros

A frente deste icônico bar está o mestre em estilos Paulo Almeida que, junto com os demais sócios, trazem sempre uma novidade do mundo cervejeiro. O sucesso é tamanho que não nos deixa mentir: a cada semana uma nova cerveja é lançada no local!

Certeza de casa sempre cheia, o EAP abre todos os dias a partir do meio-dia e permanece aberta até a meia-noite, sendo que das quintas-feiras aos sábados o horário de fechamento é à 1h da manhã.

Comida para todos os gostos

Além das tradicionais cervejas artesanais em garrafas e “on tap”, o EAP conta também com um cardápio variado de pratos e entradas que são bem diversificados. Vale ressaltar que você não vai encontrar a famosa “batata frita palito” no menu.

Segundo Paulo, o objetivo do bar, que antes era uma rotisseria, é servir petiscos de carnes embutidas e queijos variados, além dos mini hambúrgueres artesanais. Os petiscos mais pedidos são:

  • Torradas de cogumelos paris
  • Shitake e shimeji com queijo emmental
  • Mini kaftas de cordeiro com molho de hortelã

Para os pratos principais, há uma variedade de opções da alta gastronomia com destaque para o brunch com “ovo beneditino” de gema mole e perfeito no ponto, além de massas, quiches, carnes, aves e risotos. O cardápio completo de cervejas e comidas você pode acessar no site do EAPSP.

Souvenires e canecas

Além das cervejas e pratos principais você pode levar para casa uma variedade de souvenires como camisetas, meias, copos, bolachas, kegs, canecas entre outros mimos para colecionadores de itens de cervejas. Atenção para as raridades que costumam esgotar em pouco tempo.

Experiência no local

Visitamos o EAP em plena terça-feira para comemoração do aniversário de um amigo. Neste mesmo dia encontramos com diversas personalidades do mundo cervejeiro que estavam no lançamento da H2OP, uma água com essência de lúpulos.

A variedade de bebidas artesanais é tamanha que ficamos na dúvida de qual cerveja pedir.

No quadro negro com a lista de cervejas engatadas “on tap” existiam 42 opções. Então, uma primeira dica que podemos sugerir para quem for ao local é verificar antes no site do EAPSP quais cervejas você vai tomar, qual o tamanho (as opções variam de 150ml a 300ml com algumas variações) e o preço!

Uma outra dica super válida é você calcular o preço/mL para poder comparar entre as que valem mais e o custo-benefício de cada gole, ou seja se você dividir o preço pelo ml você terá uma noção se aquela bebida vale a pena ou não, do ponto de vista financeiro.

Na maioria dos casos as cervejas acima de R$ 0,06 / ml (seis centavos por ml) são consideradas de maior valor enquanto as abaixo deste preço são consideradas uma barganha!

Porém vale ressaltar que isto varia de acordo com o estilo da cerveja, país de origem, tipos de maltes utilizados e modo de fabricação — portanto uma cerveja considerada cara também pode valer tanto a pena quanto uma mais barata.

https://www.instagram.com/p/BpNF6QlAR1f/?taken-by=butecocarioca

Então, se você quer variedade de opções de cervejas artesanais para degustar e não tem um escorpião no bolso, esse é o lugar para você começar!

Recomendo que fiquem atentos sempre aos lançamentos que costumam ser divulgados com antecedência e também aos encontros de cervejeiros e estudiosos. Um ótimo local para fazer um brinde à cerveja artesanal.

Conteúdo escrito por André Carioca do @ButecoCarioca.

Saúde!

Seja um correspondente Homini LúpuloPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Correspondente Homini Lúpulo

Os correspondentes são redatores locais que colaboram escrevendo sobre bares e a cultura cervejeira local, ajudando a disseminar a cultura cervejeira.

Comentar