Roteiros

Cervejaria Viela no Mercado Novo: o bar queridinho de BH

Distribuidora Goitacazes e Cozinha Tupis
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Hoje vamos falar sobre um bar um pouco diferente e também especial no coração de cada belo-horizontino, o conteúdo se trata da Cervejaria Viela, localizada na região central de Belo Horizonte, mais especificamente no Mercado Novo.

Por isso vamos contar também um pouco de história para chegar no que conhecemos hoje como a Cervejaria Viela e na sua unidade do Mercado Novo.

Um pouco sobre o Mercado Novo

O Velho Mercado Novo, fundado na década de 60, é situado na área central de Belo Horizonte e também é conhecido com sua semelhança ao Mercado Central, um espaço de cultura, compras e eventos locais.

No primeiro andar do prédio é possível encontrar serviços como livrarias, lanchonetes, sebos, gráficas e venda de iguarias.

Suas obras foram interrompidas diversas vezes ao longo do tempo, por isso o aspecto de inacabado e aberto, mas nada que prejudique a experiência, pelo contrário, só deixa a coisa mais divertida.

A Cervejaria Viela

Uma cervejaria com o seu coração no Pompéia, e também conhecida pelo Juramento 202 e que tem como proposta trazer uma nova cara no ramo da gastronomia e boêmia para Belo Horizonte, mas com um charme antigo e renovado.

Sua segunda filial, conhecida como Distribuidora Goitacazes e Cozinha Tupis também não foge disso, por lá você encontrará com certeza um clima diferenciado com a ambientação que nos lembra mercearias e cozinhas antigas, muita música, comida, cerveja artesanal e a pitada final: garçons incríveis e bem animados.

A ideia que o local traz também está muito alinhada e interação do espaço e “revitalização” do mercado, trazendo as pessoas de volta às suas origens.

Cervejas da casa

Todas as cervejas são produção da própria cervejaria Viela e se consagraram na unidade da rua Juramento, 202.

Por lá encontramos 7 tipos de cerveja, onde todas são vendidas em garrafas de 550ml pelo preço de R$13, o que consideramos ser bem justo pela qualidade da sua produção. Vale ressaltar que podem trocá-las ou também algumas ficarem indisponíveis de acordo com a demanda.

Os estilos encontrados no dia foram:

  • American Wheat
  • Session IPA
  • Cafe Lager
  • Irish Red Ale
  • Pilsen
  • English Pale Ale

Posso dizer que experimentamos da maioria, algumas tive uma boa surpresa como a American Wheat e Irish Red Ale, pois cumpriram bem o seu papel e possuem características bem fortes do estilo.

Irish Red Ale Cervejaria Viela

Então se você tem disponibilidade e também uma companhia para ir, faça questão de experimentar todas as cervejas que estão à sua disposição e também conversar com alguns dos garçons sobre elas, sempre darão boas dicas a respeito dos estilos.

Opções de comida

A ideia do local também é oferecer opções gastronômicas para o seu público, por isso apostam em pratos feitos, não em grandes porções ou tira-gosto.

Os pratos são divididos em categorias, onde cada categoria tem estabelecida o seu valor como fichas, e uma ficha equivale a R$9,00.

  • Carne do dia — 5 fichas
  • Panelada — 4 fichas
  • Besteira — 3 fichas
  • Acepipes — 2 fichas
  • Pão com manteiga — 1 ficha

Minha primeira foi um pão com manteiga, que é feito ao vapor e também selado com manteiga de castanha de caju, para minha surpresa vieram duas unidades embrulhadas em um pano da cervejaria, com a massa bem fresquinha e um acompanhamento de rabanete e manteiga.

Caso esteja com pouca fome e queira experimentar algo, é uma boa pedida e pode ser compartilhada com uma pessoa.

No geral é possível entender que existem boas opções de pratos, que podem ser compartilhados a dois e com faixas diferentes de preço, a boa notícia é que a maioria dos ingredientes são comprados no próprio Mercado Novo de acordo com o que há de disponível no local.

Experiência no local

A experiência como sempre, se tratando da Cervejaria Viela, é incrível.

Um local descontraído, com muitas pessoas na faixa de seus 25 a 30 anos e também um perfeito local onde você pode se encontrar com amigos e amigas para tomar boas cervejas e passar horas trocando uma conversa.

Mas tenha em mente que o conforto não será a sua prioridade no local, mas sim a gastronomia e cervejas, pois existem alguns balcões mas o projeto da cervejaria faz com que todas as pessoas fiquem em pé ou sentadas em caixotes nos corredores.

Apesar de ser nos estreitos corredores do Mercado Novo, encontrasse ao lado das paredes de cobogó, o que dá uma refrescância e também corrente de ar para o local.

Matou sua curiosidade e quer conhecer de perto o local?

Distribuidora Goitacazes e Cozinha Tupis
Av. Olegário Maciel, 742 – Mercado Novo

Um abraço e até a próxima!

Seja um correspondente Homini LúpuloPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

Comentar