Quem é Bia Bier

Quem é Bia Bier? Conheça a criadora do curso de cerveja

Muita gente ama beber uma cerveja e talvez daí venha a inspiração para se tornar cervejeiro caseiro, ou quem sabe de uma viagem para um destino cervejeiro ou que seja até uma tradição de família. 

 

De fato é que hoje o assunto é uma cervejeira que tem um pouco de cada um desses pontos em comum e também um ótimo conhecimento sobre o processo cervejeiro.

Com o avanço da tecnologia houve também a mudança na maneira com que as informações são compartilhadas, como por exemplo a internet e canais sociais (Youtube, Facebook, Instagram, etc).

 

O meio cervejeiro foi agraciado com ótimos canais de notícia mas também a possibilidade de se aprender algo remotamente, como por exemplo a produzir cerveja em casa e isso nos trouxe aqui para falar um pouco mais sobre a Bia Bier. 

Quem é Bia Bier

Bia Bier é o apelido de Fabiana Haik, produtora caseira que conheceu a cultura cervejeira quando morou na Alemanha.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-e05589c6b0c8b3efcf5d0324f160991d' }}

Nascida em Rio Claro (interior de São Paulo) e formada em Rádio e Televisão, Bia trabalha como apresentadora e produtora no 
canal Horse Brasil
.

 

Tem suas origens no interior de São Paulo mas o sobrenome também carrega muita história, porque ela é bisneta de alemães e sempre esteve muito ligada a cultura do país, mesmo com a distância de 9426 km entre os países.

 

Seu avô foi precursor da comunicação em Rio Claro e seu pai, que também fez comunicação, teve um papel importante na estruturação da TV a cabo na cidade, daí veio o desejo de estudar comunicação que posteriormente a levou para a Alemanha.

Como tudo começou

Depois de se formar em Rádio e Televisão, no ano de 2001, realizou um sonho de muitas pessoas — ir morar na Alemanha, onde fez estágio na München TV e teve um primeiro contato com as cervejas artesanais alemãs.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-7506caea67d371abf5010eb83e408172' }}

País novo, vida nova, correto? 

 

Há quem diga que os alemães são um povo fechado e que carregam um resquício histórico das guerras, mas também não é difícil encontrar outras pessoas que pensam o contrário sobre o povo alemão.

 

Mas um fato é sempre comum: possuem uma forte cultura e na medida do possível estão sempre alegres, principalmente ao tomar cervejas em um biergarten (locais aberto onde se servem cerveja, como os bares aqui).

 

No contato com a Alemanha percebeu que existia uma inúmera opção de cervejas, diferente do que acontecia no Brasil na época (em 2002), onde o que se encontrava na venda eram cervejas industrializadas e de baixa qualidade.

 

Então a vontade de entender cada vez mais sobre o assunto foi crescendo, até voltar para o Brasil carregando uma bagagem cultural que trouxe uma oportunidade imensa em sua vida.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-3a440e5dce7d74763b795552720ad2f9' }}

O inicio da produção de cerveja

O curso surgiu em um momento de segurança, onde após dois anos ela já dominava seu equipamento e sabia exatamente o que acontecia na panela, não era mais um bicho de 7 cabeças.

Por conta do seu entusiasmo sobre o assunto e curiosidade de pessoas próximas, seu 1º curso de produção de cerveja foi montado em Sorocaba, mas com uma particularidade, foi voltado somente para mulheres, pela ideia de tornar as mulheres cada vez mais presentes na produção cervejeira.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-25ca1bb2560d0c1f3b504d379e4101f7' }}

Mas montar um curso é um tanto trabalhoso, porque além de mãe e casada, precisava dividir as atenções com seus alunos.

 

Para não deixar o curso se perder, aproveitou de toda a estrutura de comunicação ao seu alcance e gravou um curso com 3 câmeras e os melhores equipamentos que eu tinha a disposição, trazendo todos os elementos do curso presencial para o online, principalmente seu conhecimento, interação, detalhes e suas histórias. 

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-7b24a913c42426ba43cc0ee4d86faf14' }}

Seu maior feito foi descobrir que era possível fazer cerveja em casa, algo que eu jamais tinha pensado, e depois desse pode-se dizer que se considera uma pessoa muito mais feliz.

Por que fazer um curso de cerveja?

Hobby

Quem nunca procurou por uma distração ou algo que pudesse se dedicar nos tempos livres? 

 

A produção de cerveja artesanal traz isso como uma atividade fundamental 

Lazer

Produzir cerveja pode proporcionar grandes momentos de lazer e estimulo para você.

 

Onde em muitas vezes você pode compartilhar esse momento com seus amigos e abrir um horizonte de possibilidades.

A busca pelo conhecimento se torna parte da rotina, e quando se inicia o curso, é possível notar que a busca por aperfeiçoamento é continua, ajudando a atingir grandes objetivos pessoais.

Quer aprender a fazer cerveja?

Convidamos você para aprender mais sobre esse universo

e produzir ótimas cervejas em casa!

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.