Limpador de paladar cerveja

Como limpar o paladar: se prepare para degustar cervejas

Já ouviu falar da fadiga olfativa? O ato de comprar perfume pode te ajudar a entender mais sobre o que estamos falando, pois depois de cheirar mais de dois ou três perfumes seguidos, todos começam a cheirar igual. Até mesmo chegar a um balcão de perfumes em uma loja de departamentos pode ser um ataque total aos sentidos que torna os cheiros individuais difíceis de se diferenciarem.

Por esse motivo, algumas pessoas compram perfume borrifando alguns cartões com aromas diferentes e depois sentindo seu aroma do lado de fora da loja.

Se você está planejando uma degustação de cerveja com seus amigos, você precisa ter uma solução para esse mesmo tipo de fadiga olfativa. Se você provar várias cervejas em uma sucessão rápida, seu paladar ficará tão sobrecarregado que você perderá a capacidade de provar as diferenças entre as cervejas.

Isso com certeza tornará a degustação menos divertida, seja com a mais barata das cervejas ou as mais caras. Imagine como seria a sensação de experimentar uma cerveja Lager logo depois de uma Stout? No mínimo bem enviesada.

Então, como você previne a fadiga olfativa ao provar muitas cervejas diferentes? Você precisa de um limpador de paladar e cuidar do nariz e da boca. Ao ler este artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber para garantir que não perca um único detalhe ao degustar várias cervejas ao mesmo tempo.

Como funciona nosso olfato?

Saiba que de 70% a 95% do seu paladar, na verdade, vem do olfato. Se seu nariz estiver funcionando direito, será mais fácil provar sua cerveja. Agora experimente provar uma cerveja com o nariz entupido e nos diga se sentiu algum gosto.

Para explicar isso, faremos uma citação a Marco Valussi, especialista em neurogastronomia.

(…) o olfato é um sentido duplo, composto pelos olfatos ortonasal, via nasal, e retronasal, via oral. A diferença é sentir o cheiro de algo que está fora do nosso corpo, no ambiente [olfato ortonasal], e de algo que está dentro do nosso corpo, principalmente na cavidade oral [olfato retronasal]. Ou seja, quando cheiramos algo estamos comendo, mastigando”, diz Valussi.

Isso também se aplica à cerveja, portanto queremos propor um teste rápido: tape o seu nariz ao tomar alguma bebida e veja a diferença no seu paladar, e depois repita o teste sem tapá-lo.

Ainda segundo Marco, é impossível separar o olfato retronasal do paladar, porque ambos ocorrem ao mesmo tempo e no mesmo lugar, além de ter a mesma origem, ou seja, o alimento que comemos.

Utilize grãos de café para manter seu nariz fresco entre as cervejas

Começaremos retornando ao exemplo das amostras de perfumes que mencionamos acima. Se você já fez compras em uma loja sofisticada, provavelmente sabe que alguns vendedores de perfume mantêm grãos de café disponíveis para os clientes cheirarem entre os perfumes. O café tem um aroma muito forte, você deve estar se dizendo. E concordamos!

Mas não tem cheiro de perfume, então as notas do próximo perfume vão realmente saltar para você depois que você sentir o cheiro do café.

Acontece que o café também não cheira em nada como a maioria das cervejas, exceto cervejas Stouts, Porter e Coffee Lagers, por isso também é uma das coisas preferidas para se ter à mão para redefinir seu olfato ao saborear uma cerveja.

E como pode cheirar algo pode me ajudar a provar minha cerveja?

O aroma é uma parte importante da experiência de degustação de cerveja e é algo que você não quer perder. Algumas cervejas têm um aroma de lúpulo e outras cheiram mais a malte. Algumas cervejas complexas desenvolvem notas frutadas. Cheirar o grão de café entre as cervejas pode ajudá-lo a detectar e identificar esses aromas.

Água redefine e elimina os resíduos do paladar

Uma das melhores maneiras de limpar o paladar depois de provar qualquer coisa é simplesmente enxaguar a boca com água mineral. Algumas pessoas preferem água gaseificada porque a agitação proporcionada pelas bolhas ajuda a enxaguar os resíduos de alimentos e bebidas com mais eficiência.

Se uma das cervejas que você está degustando tiver um alto teor de diacetil, você poderá notar a presença de um sabor de manteiga ou caramelo na cerveja.

Você também pode notar uma película ligeiramente oleosa na língua que torna as cervejas subsequentes mais difíceis de provar. Para quebrar esse filme, tente adicionar um pouco de limão à água.

Biscoito e pão são os mais populares limpadores

Muitas pessoas gostam de usar alimentos ricos em amido como limpadores de paladar ao degustar cerveja, vinho e outras bebidas. Como por exemplo miolo do pão ou até pipoca. 

A ideia aqui é que você está comendo algo com um sabor muito diferente do que está bebendo — mas não tem um sabor tão forte que afete sua capacidade de saborear a bebida. 

Portanto biscoitos de água e sal, os famosos cream-cracker (mas opte por aqueles com menor quantidade de sal) são ideias para a situação.

Você deve evitar comer qualquer coisa muito salgada porque o sal pode afetar sua percepção da cerveja.

Um último ponto de atenção é ter cuidado ao utilizar o miolo do pão na degustação, pois cervejas muito fermentadas podem entrar em conflito com o gosto de um fermento em excesso no pão, por isso coma só o miolo e em pequenas quantidades.

Se você fumar, não faça isso antes de degustar 

Também gostaríamos de conversar um pouco sobre o que não fazer ao provar uma cerveja: você não quer fumar. Mesmo se você for fumante, acender um cigarro é a pior coisa que você pode fazer quando quer provar as nuances sutis de diferentes cervejas.

Em vez disso, experimente algum cigarro eletrônico, vape, ou até mesmo não fumar antes de se degustar uma cerveja.

Notas finais: como ter a experiência perfeita de degustação de cerveja

Concluiremos este artigo com algumas dicas que podem ajudar a tornar sua degustação de cerveja a melhor possível. Ter os limpadores de paladar certos disponíveis certamente ajuda, mas é apenas uma pequena parte da equação.

Com esses conselhos finais, você pode tornar sua experiência ainda melhor

  • Use os copos corretos se possível. Idealmente, um copo de degustação de cerveja deve ser grande o suficiente para conter toda a cerveja da garrafa. Isso é muito importante se você estiver saboreando uma cerveja que tem um pouco de fermento na garrafa, porque o fermento tenderá a se depositar no fundo da garrafa.
  • Mantenha seus copos limpos, pois resíduos de gordura ou outras bebidas podem atrapalhar a sua experiência, portanto faça com que seus copos sejam exclusivos para as cervejas.
  • Despeje a cerveja corretamente. Se a garrafa contiver fermento, gire a cerveja um pouco antes de terminar de servir para garantir que o fermento vá para o copo.
  • Reserve um momento para observar a cor, a clareza e o aroma da cerveja antes de prová-la. A visão e o olfato são partes importantes da experiência de degustação.
  • Sempre experimente cervejas da mais leve à mais forte, da mais clara à mais escura. Em uma cerveja escura, o malte torrado transmite um sabor forte e complexo que pode fazer com que as cervejas mais leves tenham um sabor flácido em comparação.

Dito isso, espero que você possa aproveitar sua cerveja da melhor maneira possível e saiba a importância dos limpadores de paladar em uma degustação.

Curso como fazer cerveja (1)
👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.