Heineken ou Stella

Heineken x Stella Artois: qual a diferença entre elas?

Heineken e Stella Artois, duas marcas que varreram a Europa com suas emblemáticas e icônicas cervejas Premium Lager, e também podemos mencionar o fato de ambas terem sua garrafa na cor verde, que são facilmente reconhecidas em bares e restaurantes ao redor do mundo. 

Em 2021 a segunda maior cervejaria do mundo, a Heineken afirma servir 25 milhões de cervejas todos os dias em 192 países, de acordo com a própria empresa. Em 2020, a empresa ficou em segundo lugar como a marca de cerveja mais valiosa do mundo, com uma avaliação de quase 7 bilhões de dólares.

Embora a Stella Artois não possa ostentar os mesmos números, é considerada um sucesso na Bélgica e, em 2019, ganhou a Melhor Lager Internacional do Mundo no World Beer Awards.

Nos Estados Unidos, os números mostram que os americanos não se cansam de ambas as cervejas A Heineken é atualmente a quarta cerveja mais popular nos Estados Unidos, com os baby boomers responsáveis ​​por impulsionar seus números. E a Stella Artois, embora mais popular entre os millennials, vem em sétimo lugar na lista.

Origem da Stella e Heineken

Em 1717, o mestre cervejeiro Sebastian Artois comprou a Den Hoorn, uma cervejaria com sede em Leuven, Bélgica, onde havia trabalhado anteriormente como aprendiz. Enquanto os relatos variam quanto à data exata da fundação da cervejaria histórica, Stella Artois inclui o ano de 1366 em todos os rótulos.

Após a morte de Sebastian, a cervejaria passou para sua esposa e filho, e mais tarde para Albert Marnef, o gerente da cervejaria e amigo da família Artois. Em 1926, a cervejaria lançou Stella Artois como uma bebida de férias limitada, batizando-a em homenagem à estrela do Natal (Stella é traduzido como “estrela” em latim). A cerveja foi um sucesso e se tornou uma oferta regular.

Em 1964, a empresa iniciou as exportações de Stella Artois para toda a Europa. Hoje, Stella Artois é propriedade da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev, a nossa famosa AB Inbev.

Os bebedores da Heineken devem agradecer ao empresário Gerard Adriaan Heineken por seu sucesso. Em 1864, a Heineken comprou a cervejaria De Hooiberg em Amsterdã e começou a criar a cerveja perfeita.

Depois que a cervejaria foi renomeada para Heineken, em 1875 ela ganhou a Medal D’or na International Maritime Exhibition, uma vitória que ajudou a impulsionar suas vendas no mercado internacional e logo se tornou a cerveja de exportação mais popular da França.

Prêmios Heineken
Prêmios destacados no site da The Heineken Company

Nos Estados Unidos, o reinado da Heineken começou depois que ela foi a primeira cerveja europeia a entrar no país após a revogação da Lei Seca em 1933. Quatro anos depois, as exportações para os Estados Unidos cresceram 600%.

Agora se você quer conhecer toda a história Heineken, sugerimos que você comece pelo livro “A história da Heineken: A cerveja que conquistou o mundo”, disponível em versão física e digital. 

Produção das cervejas 

Heineken vem com 5% ABV e é feita com a “levedura A”, ingrediente exclusivo da marca e desenvolvida em 1886 pelo Dr. Hartog Elion no laboratório de pesquisa da cervejaria de Rotterdam. Além da cerveja carro-chefe, a empresa também produz Heineken Light e Heineken 0.0, que não contém álcool.

Stella Artois é fermentada com lúpulo Saaz, cevada maltada e água, e é engarrafada também com 5% ABV. A empresa produz Cidre, Solstice Lagere uma edição limitada Midnight Lager. No início de 2021, a Inbev anunciou que a produção de Stella Artois faria a transição da Europa para os EUA.

Ambas as cervejas são consideradas cervejas puro malte e apresentam um elevado padrão de qualidade em comparação com outras marcadas produzidas em massa no Brasil. 

Sabor das cervejas 

Enquanto as cervejas são semelhantes no nariz com malte, fermento e cítricos suaves, Stella é mais notada pelos leves aromas vegetais. No entanto, os sabores da Heineken permanecem por mais tempo no paladar e são mais marcantes. Na boca, Stella é mais leve com um final de boca adocicado.

Esse tipo de diferença é notada com treinamento e degustação das cervejas, por isso temos um guia rápido sobre como degustar cervejas como um profissional, que em 5 passos ajudará você a perceber a diferença entre Heineken e Stella.

O que os especialistas acham?

De acordo com o Independent, os resultados de um teste de degustação às cegas conduzido por pesquisadores da Escola de Economia de Estocolmo mostraram que os voluntários não sabiam a diferença entre as duas cervejas, chamando-as de “indistinguíveis”.

No entanto, quando especialistas em cerveja são envolvidos, a história fica um pouco diferente, alguns tendendo para Stella enquanto outros para a Heineken, pois afinal, gosto é gosto!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e saiba (ao menos teoricamente) qual é a diferença entre essas duas cervejas. Agora mãos à obra e vá degustar uma cada de cada!

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.