fazer cerveja em casa

Dá para fazer cerveja em casa? Veja como começar

Sendo rápido e direto: a resposta é sim.

Este é o questionamento básico que muitas pessoas fazem quando pensam em produzir a sua própria cerveja. Afinal, como algo que só vemos na indústria pode, de fato ser feito – com qualidade – em casa?

E direi para vocês, não é difícil quando parece.

Por isso estou aqui para tirar essas dúvidas e mostrar como você pode dar os seus primeiros passos para a produção da cerveja em casa. Basta continuar aqui até o final, ok?

Vamos lá!

Entendendo o básico

Antes de sair por ai produzindo cerveja é interessante saber o básico e como os processos são feitos.

Basicamente, a cerveja é feita da transformação do amido de cereais (maltes de cevada e trigo) em açúcar através do cozimento (brassagem) em água. Após este processo, o líquido é fervido e adiciona-se o lúpulo, que vai dar o sabor amargo à bebida.

Terminada a fervura, o produto final será fermentado por cerca de 7 dias, e depois maturado, para aprimoramento dos sabores. Assim está feita uma cerveja, seja em casa, na indústria ou no bar.

O processo dura, em média, 8 horas no dia de produção e o custo com ingredientes varia de acordo com a cerveja que você deseja produzir e também a sua quantidade.

A água em contato com o malte de cevada adquire a cor da cerveja produzida, no caso, uma Pale Ale.

Como produzir cerveja em casa

Para fazer este processo em casa, são necessários apenas alguns equipamentos básicos, como por exemplo:

  • Panelas grandes com torneiras
  • Tanques fermentadores
  • Termômetro e densímetro

É interessante que na história da cerveja a civilização humana produziu  em pequenas quantidades há milhares de anos, logo, é algo simples de fazer.

Mas é importante dizer que por mais simples que seja, é trabalhoso, mas não é difícil. Utilizando-se bons ingredientes e tendo muito cuidado com higiene, produz ótimas cervejas.

Se fica bom?

A maioria das pessoas que produzem cervejas caseiras vai dizer que entre  as melhores que já beberam na vida estão diversas cervejas feitas em casa. Pois quando se produz assim, o único objetivo é a máxima qualidade possível.

Não há preocupação com custos, em ganhar tempo ou pular etapas. Cervejeiros caseiras miram na nota 10, e, por isso, tem resultados excelentes.

Como começar a produzir cerveja

Para aprender a produzir cerveja é necessário que você tenha um entendimento mínimo sobre cerveja artesanal.

Do que adianta ter todos equipamentos e insumos comprados sem entender sobre propriedades químicas, características da cerveja e também um pouco de sua história? Garanto que não adianta nada.

Sair da zona e conforto e aprender algo novo pode ser desafiador e difícil, mas é importante saber que pode contar com a ajuda de pessoas com experiência, por isso estamos aqui para ajudar você com isso.

O que estou querendo dizer?

Irei listar conteúdos, blogs e também cursos para que você comece a entender mais sobre o mundo da cerveja e quem sabe não produzir uma ótima cerveja caseira.

Conteúdos para ler

Aqui listarei alguns dos artigos do nosso blog que falam sobre (I) o universo da cerveja e a (II) produção de cerveja artesanal porque considero leituras básicas e você sairá daqui entendendo o necessário para os próximos passos.

I. UNIVERSO DA CERVEJA

II. PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

Canais no Youtube e podcasts

Nem só de escrita vive o conteúdo, também podemos consumir áudios e vídeos, por isso listarei aqui alguns dos canais que acompanho e também acho bem interessantes para aprender mais sobre cerveja e produção.

Perfis do Instagram

Aqui vem a parte mais legal, consumir informação rápida no dia a dia. Alguns perfis são de de pessoas que fazem review e compartilham na sua linha do tempo, já outros são simplesmente marcas que trabalham bem com o conteúdo.

IPAcondríaca

View this post on Instagram

365 dias. 365 posts. 292 cervejas degustadas e postadas. 1 cerveja produzida com a ajuda da @crisalibanio e @lupulosaroad Mais de 3 mil seguidores. Um sem número de tentativas de logomarcas. Dezenas de novos bares conhecidos. Algumas beer trips. Participante de 1 confraria feminina @cervejeirascariocas . Participante de 1 confraria online @coletivocervejeiro . Alguns eventos cervejeiros. Muitos amigos que o instagram me deu. E eu só posso agradecer a troca, o engajamento, os comentários, curtidas, as dicas e tudo mais que rolou esse último ano por conta da criação deste instagram. Sigamos juntos, espero trazer novidades e que meu ponto de vista sobre as cervas, de alguma forma, contribua na degustação de vcs. Vamos beber e fazer q cultura cervejeira rodar o nosso país e crescer ainda mais! Sigo procurando as IPAs desse mundão, sempre atrás da bendita SURRA DE LÚPULOS! Saúde! . . #ipacondriaca #cervejeirascariocas #coletivocervejeiro #ipa #craftbeer #ipaday #cervejaartesanal #cerva #cerveja #beer #birra #lupulo #indiapaleale #beerporn #bebamenosbebamelhor #mulherescervejeiras #beerphotography #instabeer #instabeerofficial #1000beerlabels #beernerd #beerlovers #cerveza #institutodacervejabrasil

A post shared by IPAcondriaca (@ipacondriaca) on

Casal Maltado

View this post on Instagram

Ontem foi dia de Dama Bier Fest 2018 com presença de convidadas ilustres como Dogma, Paulaner, Tupiniquim e Dádiva!! . Além dos rótulos já consagrados dessas cervejarias o evento trouxe três lançamentos: Iris, uma NE IPA com a Dogma; Eritrina, uma west coast APA e a já esperada Dama Reserva 8, a russian imperial stout que é a estrela do evento. . Parabéns a @damabier pela festa incrível, mais um ano deixando o cenário cervejeiro com orgulho e enriquecendo ainda mais o calendário dos eventos cervejeiros. . Já estamos no aguardo do Dama Bier Fest 2019!!! . #cervejaespecial #cervejabrasileira #cervejaartesanal #beergram #newflowers #damabierfest2018 #damabier #bebomenosbebomelhor #eventocervejeiro #festacerveja #piracicaba #cervejapaulista

A post shared by Casal Maltado (@casalmaltado) on

Viajante Cervejeiro

Seja Cerveja

É isso, espero que sirva de inspiração para que você possa começar a sua produção de cerveja e lembre-se, pode contar conosco quando precisar.

Obs.: caso seja um grande interesse seu produzir, estou colocando logo abaixo um banner para o curso da Bia Bier, o melhor custo/benefício que encontramos.

Um abraço.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.