Fatos sobre cerveja

25 fatos e curiosidades sobre a cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo, e isso já acontece há eras, como sempre falamos aqui em nosso blog. Mas você sabe tudo o que há para saber sobre cerveja?

Isso certamente é impossível, porque existem milhares de fatos e curiosidades sobre elas que são contadas por aí em vários cantos do planeta.

Nosso objetivo hoje é trazer alguns fatos interessantes sobre cerveja para que você possa passá-los para frente e compartilhar com quem mais se interessar pelo assunto, ok?

Então vamos lá!

1. A palavra eslava “cerveja” veio do verbo “beber”. Inicialmente, a cerveja era qualquer tipo de bebida.

2.  Os registros mais antigos do consumo de cerveja datam de milhares de anos a.C., na região onde hoje fica o Egito. 

3. Embora a produção de cerveja seja considerada principalmente feita por homens, no Egito Antigo as mulheres faziam a maior parte da produção de cerveja.

3. O primeiro código de conduta conhecido, o Código de Hamurabi (1770 A.C), previa pena de morte a quem diluísse a cerveja e vendia.

4. A cerveja mais alcoólica do mundo tem o teor alcoólico de 67,5%. Foi criado em 2017 pela cervejaria escocesa Brewmeister e seu nome é Snake Venom. Você pode conferir a cerveja na Amazon UK.

5. Uma contribuição importante para o desenvolvimento da cerveja foi feita pelo botânico dinamarquês Emil Christian Hansen. Em 1881 foi a primeira pessoa a obter uma cultura pura de fermento de cerveja, o que melhorou muito a qualidade do produto. A levedura de cerveja desenvolvida com a tecnologia de Hansen ainda é produzida hoje.

6. Na China antiga, a cerveja era produzida a partir de arroz germinado, bem como de arroz com adição de frutas.

7. A cerveja sem álcool é feita eliminando a fermentação ou removendo o álcool da cerveja acabada. Em comparação com a fabricação de cerveja convencional, a tecnologia de fabricação de cerveja sem álcool é um procedimento mais complicado.

8. China, Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Brasil estão entre os cinco principais países produtores de cerveja.

9. Existem vários museus dedicados a cerveja, mas estima-se que o maior esteja em Altenburg, Alemanha, junto à fábrica da cervejaria. Dica, busque “Altenburger Brauerei GmbH” no Google e veja algumas fotos.

10. O maior produtor de cerveja do mundo é a empresa belga Anheuser-Busch InBev, formada em 2004 por meio da fusão de uma empresa belga (Interbrew) e uma Brasileira (Ambev). Esta empresa possui cerca de 400 marcas de cerveja em 50 países (Budweiser, Corona, Stella Artois, Beck’s, Hoegaarden e Leffe, entre outras).

11. Em 2017, os líderes no consumo de cerveja por habitantes eram a República Tcheca (≈137 litros per capita por ano), Polônia (≈98 litros) e Alemanha (≈96 litros). Áustria e Lituânia também estão entre os cinco primeiros.

12. Em 2018, a marca líder de cerveja em todo o mundo era a Budweiser. O valor desta marca é superior a 15 bilhões de dólares. Em segundo lugar está a Heineken, em terceiro lugar está a Bud Light. Os cinco primeiros também  incluem Stella Artois e Corona.

13. O tipo mais comum de cerveja é a Lager e sua participação no consumo mundial pode chegar a 80%, mas fato é que com o movimento artesanal da última década, o consumo de Ales subiu bastante, o que pode colocar esse número em cheque.

14. O Guinness Book of World Records foi concebido por Hugh Beaver, Diretor Executivo da Guinness Brewing Company. Ele teve a ideia de criar uma fonte confiável para os frequentadores de pubs resolverem suas disputas sobre o registro de um fenômeno específico.

15. A cervejaria mais antiga do mundo hoje é a cervejaria Weihenstephan em Freising, Alemanha. Foi fundada em 1040.

16. O Dia Internacional da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. O primeiro Beer Day foi realizado em 2007 nos Estados Unidos. Em 2012, o feriado foi celebrado em 50 países em mais de 200 cidades ao redor do mundo.

17. Hoje existem dois órgãos responsáveis por catalogar estilos de cerveja, o BJCP e a Brewers Association, você pode conferir as diretrizes de cada um aqui: BJCP / Brewers Association.

18. Na Idade Média, a cerveja era considerada uma parte normal da dieta. As pessoas bebiam diariamente porque achavam que era necessário para sua saúde, principalmente monges.

19. Todos os anos, a Alemanha organiza o maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest. O país realiza o evento anualmente em Munique, com um festival folclórico de 16 a 18 dias que vai de meados ou final de Setembro até o primeiro domingo de Outubro.

20. Embora existam duas categorias principais de cerveja, as Ales e Lagers, a cerveja tem centenas de variedades e se diferem em termos de fermentação de levedura no processo de fabricação. Existem +400 estilos hoje em dia.

21. O alcoolismo é uma doença tratável, os tratamentos variam da desintoxicação física ao aconselhamento e reabilitação. Certos medicamentos prescritos e a adesão a grupos de apoio social também podem ajudar.

22. O estudo da cerveja é um dos ramos da ciência, se enologia é o estudo do vinho, zitologia é o estudo da cerveja que oferece mais informações sobre os ingredientes, sofisticação e processo de fabricação da cerveja.

23. A Bélgica tem o maior número de estilos de cervejas, com suas mais de 200 cervejarias ativas. O país tem uma variedade muito grande de cervejas.

24. Algumas pessoas temem copos vazios. Cenosilicafobia é o termo que designa o medo irracional de um copo vazio. Quer seja um copo vazio de cerveja, vinho ou mesmo água, uma pessoa que experimenta essa fobia se sente irracionalmente agitada quando há um copo vazio ao redor.

25. Fazer cerveja é mais fácil do que você pensa, você pode começar a fazer de casa sem dificuldades lendo esse conteúdo.

Existe algum outro fato que não mencionamos e que você gostaria de sugerir? Sinta-se a vontade para comentar o post.

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Anheuser Busch InBev, foi formada em 2004 pela fusao da belga Interbrew, com a BRASILEIRA Ambev.

    1. Adicionado por ali José, obrigado pela colaboração!!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.