panela cervejeira

Panela cervejeira: 6 dicas para escolher a sua

Está pensando em fazer cerveja e ainda tem um pouco de dúvidas sobre os equipamentos necessários, principalmente qual tipo de panela cervejeira escolher?

Hoje é seu dia de sorte, nesse post iremos tirar todas suas dúvidas para otimizar sua escolha, listando quais pontos devem ser considerados na hora de escolher uma panela cervejeira ideal. Confira todas as 6 aqui.

1. Material da panela

Bom, basicamente são utilizados 2 tipos de materiais, o alumínio e o inox. Cada um dos materiais tem suas vantagens e peculiaridades fazendo com que cada material seja benéfico para cada tipo de cervejeiro.

Se você é iniciante no mundo cervejeiro e está pensando em comprar suas primeiras, utilizar panelas de alumínio pode ser um bom começo, devido ao fato de que o material tem vantagem em relação ao inox quando o ponto é o preço — tendo um melhor custo benefício.

2. Preço

O alumínio é bem mais barato que o inox, então se você está começando terá que fazer investimento em outros equipamentos, por isso a compra de panelas de alumínio pode ser vantajosa, principalmente para sobrar dinheiro para o restante dos equipamento que irão auxiliar na fabricação da sua cerveja.

As panelas de inox tem o preço mais elevado principalmente quando as panelas têm uma espessura maior, que será um outro ponto que será abordado mais adiante. Caso sua produção for grande, 100L já se torna indispensável as panelas de inox, mesmo preço sendo muito maior do que as de alumínio.

3. Durabilidade

A durabilidade está ligado diretamente ao investimento, portanto nesse quesito o inox tem sua vantagem. O alumínio ele pode oxidar, e em grandes volume o alumínio pode deformar devido a exposição ao fogo por muito tempo.

Já as panelas de inox não, elas têm vida útil maior devido sua alta resistência, não oxida, e não deforma, além de suportar produtos químicos agressivos como soda cáustica, substância no qual não se pode utilizar em panelas de alumínio .

4. Condução de calor

O alumínio é um melhor condutor de calor que o inox, você consegue atingir a temperatura desejada em uma velocidade mais rápida, tenha em mente que o alumínio por vezes não consegue conservar o calor de uma forma tão eficiente.

No caso do inox é o oposto, é mais difícil de alcançar a temperatura desejada, mas depois de alcançada o inox, perde pouca temperatura, havendo uma conservação do calor, da temperatura desejada por mais tempo, facilitando o controle de temperatura das rampas de brassagens.

5. Espessura

A espessura está diretamente ligada a condução de calor, valendo para os dois tipos de materiais.

A conservação do calor nas panelas de inox por exemplo, nada adianta se elas forem finas por exemplo, pois apesar do calor se manter mais do que no alumínio, ela será ineficiente e de tempos em tempos você terá que ligar o fogo para manter na temperatura desejada.

O mesmo se aplica nas panelas de alumínio, quanto mais fina, mas fácil ela perderá o seu calor.

A espessura ideal

Para panelas de inox existem diferentes e como falamos agora, fará diferença na retenção da temperatura, por isso indicamos algumas opções de espessura:

Até 50 litros: espessura de parede 1,2 mm e fundo de panela de 2mm;
Acima de 50 litros : espessura de parede 1,5 mm e fundo de panela de 2,5 à 3 mm.

No caso de panelas de alumínio será mais difícil de encontrar modelos com espessuras mais específicas como podemos encontrar facilmente nos modelos inox. Mas espessuras parecidas com as sugeridas para panelas de 50 litros poderão atender bem se tratando de alumínio.

6. Limpeza e sanitização

As panelas de inox são mais fáceis de realizar a limpeza podendo ser utilizado diversos tipos de sanitizantes como a soda cáustica abordado anteriormente. Além disso devido às ranhuras que podem acontecer nas panelas de alumínio, se torna um trabalho mais difícil de limpeza do que nas panelas de inox.

E as panelas automatizadas?

As panelas automatizadas são panelas normalmente modelos single vessel no qual possuem um controlador de temperatura regulando rampas de brassagens, tempo de cada uma entre outros fatores.

Essas panelas acabam não sendo tão comuns devido ao elevado preço. Com valor dessas panelas, você consegue por exemplo, montar um bom equipamento e inclusive conseguiria automatizar também seu equipamento.

Essas panelas são vantajosas para pessoas que preferem reduzir o trabalho ao se fazer cerveja, ou tem muito pouco espaço para produzi-las em casa.

Depois de tudo isso que afirmamos, uma coisa é importante: antes de comprar qualquer modelo de panelas comerciais você deve fazer suas pesquisa de preço e qualidade.

Pois só assim você encontrará o modelo de panela ideal que agrade e sirva para sua produção de cerveja.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.