Degustação de cervejas nacionais – nível 01

Guia com cervejas artesanais brasileiras fáceis de serem encontradas e com um preço acessível. Boa para quem quer iniciar a conhecer e destinguir os estilos mais básicos de cerveja. Em destaque está o que deve ser buscado em cada cerveja, a fim de perceber suas propriedades e do estilo.

 

A degustação deve sempre ser feita nesta ordem. Primeiro visual, olhando-se para a cor, formação de espuma. Depois, o aroma. Não tenha pressa, sinta bem o cheiro da cerveja, balance um pouco ela e coloque o nariz no copo para captar tudo que ela tem a oferecer. Por último beba, observe o sabor inicial, o amargor, a sensação que ela provoca na sua bua e gosto final que fica na boca e na garganta. Outro fator interessante é seguir esta ordem cada as cervejas sejam degustadas em seqüência, deixando as com sabores mais fortes e marcantes para o final.

 

Baden Baden Weiss – cerveja de trigo clara, sabor suave e aroma de cravo e banana. (pode substituir por Eisenbahn ou Bierland Weizen).

X-Wals – uma pilsen leve, dourada, mas com amargor presente e aroma herbal (do lúpulo).

Backer Pale Ale – buscar aroma e sabor de malte caramelado com equilibrado amargor.

Eisebahn Dunkel – cerveja escura, sabor e aroma de chocolate e café.

Colorado Indica – amargor mais pronunciado e aroma forte cítrico, do lúpulo neste caso.

 

Não deixe de conferir as outras listas. A idéia é que, seguindo estas degustações, você possa ir entendendo os nuances de cada estilo e ter uma variada experiência. Com isto, irá aprimorando o paladar e percebendo quais estilos de cerveja mais o agradam. E, caso realize esta degustação, não esqueça de voltar aqui para deixar suas impressões, pois elas podem ajudar outras pessoas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Vou providenciar todas elas e começar a aprender um pouco mais sobre degustação.. Obrigada pelas dicas.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.