oktoberfest

Oktoberfest: descubra a origem da tradicional festa alemã

A Oktoberfest é uma tradicional festa alemã regada à comidas, música e cervejas alemãs, e seu nome significa festival de Outubro, mas que na verdade se comemora em Setembro na Alemanha.

Um fato curioso é que a cerveja só foi a bebida oficial da Oktoberfest 100 anos depois de sua primeira edição, onde tiveram o apoio de produtores locais.

Mas o Brasil não fica atrás, por aqui temos a segunda maior Oktoberfest do mundo e que vem crescendo cada vez mais.

Essas curiosidades, histórias e dicas sobre essa festa sensacional que ocorre na Alemanha e que hoje já se espalhou por diversos países inclusive no Brasil você ficará sabendo nesse post, então confira!

História da Oktoberfest

A primeira Oktoberfest foi digna de reis, isso por que a festa surgiu da comemoração do casamento em 1810 do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, sendo literalmente um evento que parou a cidade, com desfiles da nobreza, corrida de cavalos e muita comida e bebida.

A população gostou tanto da festa que ela passou a ser realizada anualmente, nascendo assim a maior festa popular do mundo.

O nome Oktoberfest se dá ao fato que esse casamento foi realizado em 12 de outubro, passando a se repetir periodicamente em outubro. Com tempo a festa foi se modificando e um fato é que só em 1918 a cerveja se tornou a bebida oficial da Oktoberfest.

Diversos foram os fatos responsáveis pela popularização da Oktoberfest como por exemplo a chegada de trens que ligavam grandes cidades como Berlim e Munique, a representação dos fotógrafos na Oktoberfest, no qual a festa acabou se tornando um polo para os profissionais produzirem belas fotos que popularizaram o evento e claro as belas cervejas alemã foram cruciais para que a Oktoberfest se tornasse um evento desse porte.

Oktoberfest no Brasil

Oktoberfest Blumenau

A popularização da Oktoberfest no Brasil começou na cidade de Blumenau em Santa Catarina, no qual atualmente é a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas de Munique.

A Oktoberfest Blumenau começou depois de uma enchente do rio que corta a cidade chamado Itajaí-Açu. Essa enchente ocorreu em 1984 causado inúmeros prejuízos a cidade. Para contornar essa situação e levantar verbas para consertos e reparos na cidade criaram a Oktoberfest.

Com o sucesso da primeira edição a festa foi se mantendo até os dias de hoje, no qual estima-se que a Oktoberfest Blumenau atrai mais de 700 mil turistas por edição do evento. A festa acontece na Vila Germânica, o maior centro de eventos de Santa Catarina, local todo temático, sendo um pedacinho da Alemanha aqui no Brasil.

Além de muita cerveja e cultura alemã a Oktoberfest Blumenau conta com concursos miss Oktoberfest, de chope em metro, desfiles entre outros

Não é só em Blumenau que acontece Oktoberfest no Brasil.

Outras cidades brasileiras estão celebrando a Oktoberfest, como São Paulo, Santa Cruz (RS), Igrejinha (RS) entre outras.

Em São Paulo a primeira edição ocorreu em 2017, no Sambódromo Anhembi, mas com uma pegada diferente de Blumenau. A Oktoberfest de São Paulo contou com show de cantores brasileiros famosos saindo um pouco da tradicional festa alemã, talvez como uma forma de atração de público para o evento.

Já em Igrejinha uma cidade colonizada por alemães a Oktoberfest é mais tradicional, tendo ocorridos 30 edições a festa por lá conta com muito música típica alemã mas sem deixar de lado os famosos cantores brasileiros sendo talvez a principal diferença entre a cidade de Blumenau.

Oktoberfest pelo mundo

Além de Brasil e Alemanha outros países possue Oktoberfest famosas com é o caso de:

Estados Unidos

Oktoberfest Zinzinnati

Por lá acontece a Oktoberfest Zinzinnati, que ocorre em um final de semana na cidade de Cincinnati e é considerada a maior Oktoberfest dos Estados Unidos, onde se reúne em média 500 mil pessoas.

Famosa pela corrida de salsichas, que a torna uma atração e diferencial das outras festas pelo mundo no qual cachorros são fantasiados de salsichas, ou melhor de hotdog correndo pelas ruas da cidade. Lógico que a cultura alemã e a cerveja são também outros destaques do evento.

Canadá

No Canadá a Oktoberfest acontece na cidade Kitchener. Embora a principal protagonista seja a cerveja, no evento também ocorre o único grande desfile de ação de graças que é comemorado no dia do encerramento do final da Oktoberfest em Munique representando o final da Oktoberfest.

Curiosidades que você precisa saber sobre a Oktoberfest

Com tantos anos e história do festival, existem curiosidades históricas e por isso listamos algumas delas aqui para você entender do que se trata essa comemoração.

  • Em apenas 24 anos não ocorreram o evento
  • Com mais de 200 anos de história foram poucos os anos que não puderam ocorrer a Oktoberfest devido a motivos como as guerras mundiais no qual a Alemanha estava presente em ambas, surto de cólera e na época da hiperinflação em 1923
  • No ano de 1938 a Oktoberfest aconteceu com outro nome devido o Nazismo, o partido Nazista mudou o nome da Oktoberfest para Gross Deutschen Volksfest (festival popular do império alemão)
  • Copo tradicional alemão de chopp de 1L chama Mass e por ser de vidro só pode-se tomar cerveja sentado, evitando assim riscos de acidentes
  • O copo com chopp cheio pesa em volta de 2,5 kg
  • O recorde que uma garçonete conseguiu carregar foi de 27 canecas (mass)
  • A cruz vermelha é chamada para atender os problemas de saúde da Oktoberfest
  • A idade legal para beber cerveja é de 16 anos
  • Adolescentes de 14 anos acompanhados dos país podem beber cerveja
  • Pessoas podem ser banidas da Oktoberfest por mal comportamento, sendo a Paris Hilton uma celebridade mundial que foi banida da Oktoberfest
  • O recorde de público da Oktoberfest é de 7 milhões de pessoas em 1985

Agora que falamos da tradicional festa alemã, só temos uma coisa a dizer: se você não conhece, trate logo de ir!

E se história e cultura cervejeira é um assunto que te interessa, que tal aprender um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day, o famoso dia de São Patrício.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.