
Conheça o Yakima Valley: a maior região produtora de lúpulo dos EUA
O Vale do Yakima está localizado em Washington, nos Estados Unidos, e por lá são cultivados uma variedade de uvas e lúpulos. E a região é responsável por 75% do plantio dos lúpulos americanos.
Se você gosta de cerveja lúpulada, principalmente com os queridos ingredientes americanos, talvez esse conteúdo seja uma aula de história, pois vamos falar mais sobre o Vale do Yakima e também toda sua relação com a plantação e colheita do lúpulo.
Então se quer aprender mais sobre o que chega até o seu copo, leia esse conteúdo até o final e fique por dentro do assunto!
A cidade de Yakima
Yakima é uma cidade localizada no estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, onde se encontra com o Oceano Pacífico e faz divisa com o Canadá.
Ou seja, por aí sabemos que o clima na cidade não é dos mais quentes e as chuvas ao longo do ano são moderadas para leve. Por lá é possível ter 16h de sol no período do verão e uma temperatura que irá variar entre 31ºC até -7ºC— condições que favorecem o plantio de diversas plantas e desenvolvem grandes índices de alfa-ácidos.
Mas o local da plantação não parece estar um pouco diferente em suas condições climáticas?
Exato, isso porque os plantios são feitos em uma região de deserto, onde suas condições climáticas são um pouco diferentes, mas sabemos que para um plantio saudável, um dos maiores fatores é a irrigação.
Por lá, sempre existiu o Rio Yakima, uma afluente do extenso Rio Columbia.
O plantio de lúpulo
Teve o seu início aproximadamente no ano de 1876, onde anos antes com a chegada de colonizadores do Leste americano, a região se fortaleceu a partir da fruticultura, com plantio e exportação de vinho e outras árvores frutíferas.
Esse mesmo plantio foi enfraquecido décadas depois com a Grande Depressão e a Lei Seca americana, mas pela experiência desenvolvida ao longo dos anos, foram capazes e dar a volta por cima e iniciar um período de exportação a partir do ano de 1939.
Sabe-se que para o plantio de lúpulo, a planta precisa de ao menos 3 anos para ter uma rentabilidade, em um cenário onde cresceu com condições ideais, é possível aproveitar de sua colheita por até 20 anos, quando requer uma renovação. Então devido a essas condições, as primeiras safras chegaram somente alguns anos depois.
Hoje em dia com o crescimento e popularização, os números estão cada vez maiores.

Para se ter uma noção do que estamos falando, a região produz cerca de 75% dos lúpulos americanos e o restante é responsabilidade dos estados de Ohio e Idaho.
Com esses números fica cada vez mais evidente que eles a região é de extrema importância para a indústria americana, sendo praticamente o motor que a movimenta.
Curiosidades
Quando se fala do Vale do Yakima as curiosidades são indispensáveis, vamos listar algumas que farão você entender a real importância e dimensão do local:
- Em 2017, a região foi escolhida pela World Food Travel Association como a melhor experiência de cerveja do ano
- A região também é mundialmente conhecida pelo plantio de vinho e cidra
- Existe um museu na região dedicado a história do lúpulo americano, o American Hop Museum
- Há também festivais como a Semana da Colheita e do Lúpulo Fresco
Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre o maior produtor de lúpulo dos Estados Unidos e se você deseja saber mais sobre a história da cerveja, fique ligado em nosso blog porque novos conteúdos estão por vir!
Um abraço.