pub irlandês

Pubs: conheça a tradição dos famosos bares ingleses!

As PUBs estão cada vez mais populares no Brasil e ganhando mais adeptos a esse lugar que faz parte da cultura da Inglaterra. Nesse post você vai conhecer mais sobre as PUBs, algumas referências de PUBs para conhecer e a relação da crescente onda de PUBs no Brasil com a cerveja.

Bora lá!

O que é Pub ?

Bom, pub é abreviação de public house (casa pública) que refere-se a um tipo de bar muito comum no Reino Unido. As Pubs em sua origem são estabelecimentos comerciais típicos da Grã-Bretanha e outros países com influência britânica, onde se vendem refeições e bebidas alcoólicas, tendo como principal mercadoria a cerveja.

Uma das principais diferenças das pubs para os bares convencionais brasileiros está na decorando, onde que normalmente as pubs são temáticas, remetendo a cultura inglesas, irlandesa ou a épocas passadas como tabernas.

Histórias das Pubs

As pubs começaram a surgir na colonização romana na Inglaterra onde que esse lugares que normalmente localizava a beira de estradas que era chamada de tabernas que se tornaram um bom lugar para descanso e entretenimento.

Com passar do tempo as pubs foram sendo instaladas mais na cidades para se tornar de vez a segunda casa dos ingleses.

No começo as tabernas era vendido vinho algo muito distante dos dias de hoje; porém com a chegada de novos povos, como a invasão dos anglos-saxões além dos vikings, o vinho acaba sendo deixado de lado e a cerveja ganha espaço dando nova forma às antigas tabernas que passa a ser chamada de casa das cervejas que em inglês é alehouses.

Essas alehouses se popularizaram de um forma tão grande que em 965 o Rei da época, o rei Edgar decretou uma lei que só poderia ter uma pub por vilarejo. Mas lógico que essa lei não durou muito, e foi derrubada logo depois.

Com os pontos de encontros nas pubs uma cultura surgiu chamado de regulars, no qual os ingleses frequentavam sempre a mesma pub, como por exemplo o Homer e o seu querido bar do Moe dos Simpsons, um exemplo de fidelidade.

Homer no bar

Pub também é cultura

As pubs sem sombra de dúvidas é parte da cultura do Reino Unido e não é mais apenas um lugar para se tomar uma boa cerveja, hoje é lugar indispensável para se conhecer tanto quanto os pontos turísticos famosos das cidades.

O mais impressionante é a tradição se criou entre pub e os cidadãos que ali frequentam.

E não é apenas a decoração, cerveja boa, ambiente acolhedor que fizeram com que as pubs se tornasse um local desejado por todos, e muito mais que isso é algo quase que místico, totalmente diferente dos ambientes comuns nos dias de hoje, fazendo você pensar que está em uma época totalmente diferente da atual.  

Diferença de pub e bar

Existem algumas diferenças entre bares e pub, algumas bem diferentes outras muito sutis.

As pubs possuem decoração temática remetendo a cultura e história inglesa, principal mercadoria é a cerveja artesanal, sendo comumente servida nos taps (torneiras de chope) e serve-se também cerveja no balcão.

Uma diferença sutil das pubs também é que elas costumam a ser locais mais fechados, e os bares mais abertos com cadeiras até mesmo na calçada devido ao fato de que as pub por remeter a cultura principalmente inglesa e irlandesa onde que são países mais frios os lugares são mais fechados justamente para aquecer, enquanto no Brasil onde naturalmente é mais quente, os bares são mais abertos.

Pub no Brasil

A cultura das pub disseminou pelo mundo, e no Brasil não foi diferente.

As primeiras pub foram criada por ingleses como forma de interagir e socializar com os brasileiros, somando essa interação de culturas com a crescente do consumo de cerveja artesanal (que estão trocando a cerveja de grande escala por ela) logo percebemos que cada vez mais surgem novas pubs por aqui.

Elas também têm um papel importante ajudando produtores locais, principalmente na divulgação de novos rótulos e cervejas artesanais.

Podemos dizer que suas cervejas são, sem sombra de dúvidas, um convite e tanto para frequentação das pubs.

Dicas de pubs no Brasil

Devido a essa cultura cervejeira é comum encontrar pubs muito parecidas com que existem no Reino Unido e principalmente com as belas cervejas que marcam as pubs inglesas e irlandesas.

O’Malleys

Um exemplo disso é a pub O’Malley’s, localizada em São Paulo, onde que o símbolo da pub remete já remete ao símbolo da cerveja Guinness, e não podia ser diferente na pub que é regada aos rótulos da cervejaria fazendo que com que você não precise viajar para Irlanda para se sentir numa legítima pub.

Svarten Mugg Taverna
Svarten Mugg Taverna

Svarten Mugg Taverna é uma pub localizada em Belo Horizonte que faz você viajar no tempo por causa da decoração viking, inclusive com bebidas servida em um copo de chifre e comidas típicas e inspiradas em países nórdicos. Com cervejas de vários estilos e países e comida inspirada nos vikings é sem dúvida uma boa pub para se conhecer.

All Black Irish Pub
All Black Irish Pub

A All Black Irish Pub, localizada em São Paulo, tem também inspiração na Irlanda a pub leva em seu rótulo uma referência a cerveja Guinness, oferecendo diversas cervejas e com ambiente agradável tendo como o uso da madeira o principal meio de decoração. É também por lá onde você encontra uma típica pub perfeita para se viver um pouco da vida do irlandês.

Sheridan’s Irish Pub
Sheridan’s Irish Pub

E por último podemos citar a Sheridan’s Irish Pub, um local que se destaca pela decoração tipicamente irlandesa, em todo momento remetendo à algo da Irlanda em sua decoração, fazendo com que haja um pedacinho da Irlanda no Brasil, sendo mais específico para vocês: em Curitiba.

Precisamos deixar claro para você que existem inúmeras casas espalhadas pelo Brasil e nomeamos aqui algumas das mais tradicionais.

E se chegou até e gostou do que leu, aposto que vai se interessar em mergulhar um pouco mais na história cervejeira. Por isso, que tal aprender um pouco sobre o St. Patrick’s Day?

 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.