
O que significa frühstück e como fazer em casa?
Sabemos que essa é uma palavra difícil de se pronunciar, assim como grande parte do dicionário alemão, e se você (assim como eu) não conhece nenhuma palavra além dos estilos da escola alemã e ‘prost‘, ao final do texto com certeza terá mais uma no vocabulário!
Mas sabia que nosso objetivo é ensiná-lo não só a pronuncia, mas o que significa frühstück e como se aplica ao mundo das cervejas.
Pegue seu copo tipicamente alemão, sirva-se de uma Weiss e vamos em frente!
Mais do que um café da manhã
O café da manhã típico da Alemanha é bem rico, uma mistura de alimentos fermentáveis e comidas congeladas. Como encontrado nos menus de cafés e restaurantes em toda a região, o frühstück geralmente inclui queijo, torradas, frutas ovos cozidos e pão, muitos e diversificados tipos, servidos com acompanhamentos como manteiga, mostarda, geleia e mel.
A cultura do trigo na Alemanha é incrível e quando se trata de pães os alemães realmente sabem o que estão fazendo. Um frühstück tradicional é certamente saudável, mas não é tão pesado que o sobrecarrega pelo resto da manhã.

O significado literal da palavra é café da manhã, sim, como aquele que preparado em qualquer lugar do mundo, mas que pode consistir em diferentes tipos de cafés de acordo com o estilo de vida, o que a pessoa come e também preferências culturais e regionais.
O café da manhã farto pode ser também típico na época dos festivais de primavera, com o Frühlingsfest, ou nos festivais de outono, como a famosa Oktoberfest.
Mas como a cerveja entra no café da manhã?
Depois de muita pesquisa e conversas com pessoas que viveram na Alemanha, cheguei ao entendimento de que a cerveja na mesa do café pode sim acontecer dependendo da região em que você estiver, e que por lá se trata de uma questão cultural trazida pela escola alemã mas que pode ser interpretada de diferentes maneiras.
A relação dos alemães com o trigo é muito estreita e esse laço é foi carregado pelo tempo, onde a cerveja era considerada um alimento na idade média, e a partir disso o seu consumo foi se tornando cada vez mais banalizado, até nos cafés da manhã.
E o mais impressionante é que a palavra frühstück se popularizou entre os amantes da cerveja no Brasil há pouco tempo, com ajuda de cervejeiros influenciadores e de um público curiosos — obrigado @pricolares_ — como um drink em que a Weiss é misturada com suco de laranja, ou alguma outra fruta a gosto, como tangerina, abacaxi, caju, etc.
E como fazer?
De acordo com a beer sommelier Pri Colares, tomar as medidas é importante se você de forma comercial, caso esteja em casa, o recomendável é colocar em torno de 1/5 ou “1 a 2 dedinhos” de suco de laranja e o resto com uma Weiss, mas o importante aqui é mesmo a possibilidade de mexer com essa proporção e com a fruta, sem ficar preocupado de estar inventando moda.
Que tal começar com uma Weiss fácil de se encontrar no supermercado, como da Eisenbahn, e uma laranja natural? Se o experimento der certo, é a brecha que você precisava para tomar cerveja de café da manhã e usar a fruta como desculpa.
(Caso tenha dúvidas e queira entender melhor, disponibilizamos aqui um video da Pri Colares ensinando um pouco mais sobre como preparar a bebida em casa).
Harmonizando por semelhança
Falando sobre a combinação de uma Wiess com uma fruta cítrica, é notado que toda a sua refrescância, sabor, dulçor, coloração e corpo somam-se a alguns atributos da laranja, como seu corpo, acidez e equilíbrio no dulçor.
Então de certo ponto podemos dizer que se trata de uma associação por semelhança, e que a cerveja irá aderir de forma leve as características da fruta e se tornará em um drink bastante agradável para dias refrescantes.
1 de dezembro de 2020 às 10:33
Só para complementar, para o seu conhecimento, não para a publicação, “Frühstück”(em letra maiúscula, como todo substantivo em alemão), é, sim o café da manhã, desjejum, pequeno almoço. Não é exatamente uma coisa habitual na Alemanha, mas, sim, existe. No entanto não é necessariamente um drink mesclado, um coquetel, mas, sim, cerveja pura tomada no café da manhã, frequentemente como cura de ressaca – no bom e velho estilo “veneno de cobra se cura com veneno de cobra” – acompanhado de comida mais consistente – Gulasch, por exemplo.
De qualquer forma, está cada vez mais em desuso. Aliás, como escreve a Priscila Colares no instagram citado, a menção a isto é encontrada apenas no Brasil. Alguém deve ter trazido e acabou sendo mal compreendido – da mesma forma que a diferença entre chope e cerveja.
O mais correto é o termo “Frühschoppen”, o encontro matinal, normalmente em finais de semana (semelhante ao americano “brunch”) um café da manhã tardio que se estende até o almoço, já com consumo de bebidas alcoólicas leves, como cerveja ou vinho.
Para referência: https://glossar.wein.plus/fruehschoppen
3 de janeiro de 2021 às 21:28
Obrigado pelo complemento e conhecimento!