Frühstück Weiss

O que significa frühstück e como fazer em casa?

Sabemos que essa é uma palavra difícil de se pronunciar, assim como grande parte do dicionário alemão, e se você (assim como eu) não conhece nenhuma palavra além dos estilos da escola alemã e ‘prost‘, ao final do texto com certeza terá mais uma no vocabulário!

Mas sabia que nosso objetivo é ensiná-lo não só a pronuncia, mas o que significa frühstück e como se aplica ao mundo das cervejas.

Pegue seu copo tipicamente alemão, sirva-se de uma Weiss e vamos em frente!

Mais do que um café da manhã

O café da manhã típico da Alemanha é bem rico, uma mistura de alimentos fermentáveis e comidas congeladas. Como encontrado nos menus de cafés e restaurantes em toda a região, o frühstück geralmente inclui queijo, torradas, frutas ovos cozidos e pão, muitos e diversificados tipos, servidos com acompanhamentos como manteiga, mostarda, geleia e mel.

A cultura do trigo na Alemanha é incrível e quando se trata de pães os alemães realmente sabem o que estão fazendo. Um frühstück tradicional é certamente saudável, mas não é tão pesado que o sobrecarrega pelo resto da manhã.

O significado literal da palavra é café da manhã, sim, como aquele que preparado em qualquer lugar do mundo, mas que pode consistir em diferentes tipos de cafés de acordo com o estilo de vida, o que a pessoa come e também preferências culturais e regionais.

O café da manhã farto pode ser também típico na época dos festivais de primavera, com o Frühlingsfest, ou nos festivais de outono, como a famosa Oktoberfest.

Mas como a cerveja entra no café da manhã?

Depois de muita pesquisa e conversas com pessoas que viveram na Alemanha, cheguei ao entendimento de que a cerveja na mesa do café pode sim acontecer dependendo da região em que você estiver, e que por lá se trata de uma questão cultural trazida pela escola alemã mas que pode ser interpretada de diferentes maneiras.

A relação dos alemães com o trigo é muito estreita e esse laço é foi carregado pelo tempo, onde a cerveja era considerada um alimento na idade média, e a partir disso o seu consumo foi se tornando cada vez mais banalizado, até nos cafés da manhã.

E o mais impressionante é que a palavra frühstück se popularizou entre os amantes da cerveja no Brasil há pouco tempo, com ajuda de cervejeiros influenciadores e de um público curiosos — obrigado @pricolares_ — como um drink em que a Weiss é misturada com suco de laranja, ou alguma outra fruta a gosto, como tangerina, abacaxi, caju, etc.

Logo abaixo temos a tendência de busca da palavra nos últimos 12 meses, e percebemos que a palavra teve aderência em terras tupiniquins.


E como fazer?

De acordo com a beer sommelier Pri Colares, tomar as medidas é importante se você de forma comercial, caso esteja em casa, o recomendável é colocar em torno de 1/5 ou “1 a 2 dedinhos” de suco de laranja e o resto com uma Weiss, mas o importante aqui é mesmo a possibilidade de mexer com essa proporção e com a fruta, sem ficar preocupado de estar inventando moda.

Que tal começar com uma Weiss fácil de se encontrar no supermercado, como da Eisenbahn, e uma laranja natural? Se o experimento der certo, é a brecha que você precisava para tomar cerveja de café da manhã e usar a fruta como desculpa.

(Caso tenha dúvidas e queira entender melhor, disponibilizamos ao final do texto um video da Pri Colares ensinando um pouco mais sobre como preparar a bebida em casa).

Harmonizando por semelhança

Falando sobre a combinação de uma Wiess com uma fruta cítrica, é notado que toda a sua refrescância, sabor, dulçor, coloração e corpo somam-se a alguns atributos da laranja, como seu corpo, acidez e equilíbrio no dulçor.

Então de certo ponto podemos dizer que se trata de uma associação por semelhança, e que a cerveja irá aderir de forma leve as características da fruta e se tornará em um drink bastante agradável para dias refrescantes.

View this post on Instagram

WTF is frühstück? Se você me acompanha por aqui já me viu tomando Weiss com suco de laranja. Da onde eu tirei isso? ⁠ ⁠ Trabalhei como bartender e garçonete de 2009 a 2012 em resorts nos EUA e anterior a isso nunca tinha tomado nada alcoólico no café da manhã. Lá é muito comum Bloody Mary (vodka com suco de tomate temperado) e Mimosa (espumante com suco de laranja) no brunch e foi servindo centenas desses rolês que passei a tomar gosto por um café da manhã digamos… mais apimentado! ⁠ ⁠ De volta ao Brasil (e sem muito espumante) resolvi me inspirar na Mimosa e misturar suco de laranja com #Weiss, tomar na flute e me fazer de rycha no domingo de manhã! 😎✌🏻Weiss tem sido a máxima dos meus cafés da manhã há alguns anos, com ou sem suco! #Weizenjazz⁠ ⁠ O rolê ficou mais intenso quando dormi na mansão da @patysaka no Rio (invejosos dirão que não é dela 😂) e durante o café da manhã (na piscina bebê) ela me pediu pra fazer “aquele drink” e de um video que postamos mais pessoas ficaram sabendo que sim… da pra ter um café da manhã gostoso, diferente e com um drink pouco alcoólico feito com cerveja! ⁠ ⁠ Algumas pessoas vieram me dizer que weiss com suco de laranja chama frühstück e que Alemanha é comum no café da manhã. Buscando no google encontrei que a tradução de frühstück é “café da manhã” e só encontrei referencias ao drink em sites brasileiros ⁠ ⁠ Isso tudo é importante? Pra mim não… Eu escolhi chamar de #juicyweiss só por diversão (até pq falar #frühstück é muito não amigável para cordas vocais treinadas em português né mores?!).⁠ ⁠ Até quis fazer uma medição mais precisa porém cheguei a conclusão que em casa prefiro relaxar e misturar no olho. Medir é importantíssimo se você está fazendo no bar de forma comercial. Eu prefiro colocar em torno de 1/5 ou “1 a 2 dedim” de suco. Além de laranja já fiz com caju, abacaxi e manga. Acho legal poder perceber tanto as nuances da fruta quanto da cerveja então vai colocando aos poucos e aumentando de acordo com o seu gosto pessoal. ⁠ ⁠ não coube 😬… segue nos comentários. ⁠

A post shared by Priscilla Colares – Sommelier (@pricolares_) on

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.