Cultura História

Cervejas japonesas: conheça as principais e seus fabricantes!

cervejas japonesas
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Quando pensamos no Japão várias coisa vêm a mente, como a cultura oriental, a educação, tecnologia, paisagens e bebida alcoólica — principalmente o sakê.

Mas pera ai, não está faltando nada? Afinal, somos um blog de cerveja e estamos aqui falando da cultura japonesa?

É, você acertou, estamos aqui para falar sobre a cultura cervejeira no Japão, o consumo de álcool e também grandes cervejarias e seus rótulos. Então se você quer aprender mais sobre esse assunto fique aqui até o final.

Consumo de álcool no Japão

Na terra do arroz o álcool é um produto muito consumido, principalmente o sakê, bebida típica local. E nos dias de hoje o consumo ainda continua em alta, um fato curioso é que o país enfrenta um problema com alcoolismo, que afeta desde os mais novos até pessoas mais velhas.

O saquê não é o único produto conhecido popularmente, por lá o consumo também se estende para outras bebidas, como:

  • Awamori
  • Amazake
  • Habushu
  • Shochu
  • Toso
  • Umechu

São nomes difíceis, não é mesmo?

Mas a cerveja tem o seu lugar na terra do Sol, de acordo com o site Statista foram produzidos 2.79 bilhões de litros de cerveja no ano de 2015, agora para se ter uma noção, vamos trazer um pouco para o lado prático.

O Brasil tem uma população de 207,7 milhões de pessoas e produziu entre 2010 e 2011 cerca de 13 bilhões de litros cerveja o que nos leva a concluir que foram 62,59 litros por pessoa.

O Japão não está muito atrás, sua população conta com 127 milhões de habitantes e produziram 2,79 bilhões litros de cerveja em 2016, como dito anteriormente, assim chegamos ao número de 21,96 litros por pessoa.

Deu para perceber que a cerveja faz parte sim da cultura japonesa e que são um país que vem crescendo ao longo dos anos com a sua produção.

Mas poucos sabem que essa prática teve inicio século XIX com a produção da cerveja de acordo com normas de produção da época após o contato de produtores locais com comerciantes holandeses.

E que a prática de produção logo se tornou destaque na época e derivou um movimento que resultou em grandes produtores

Grandes cervejarias japonesas

Hoje em dia o mercado japonês é controlado por quatro grandes empresas, também chamadas de big four, são elas a Asahi, Kirin, Suntory e Sapporo – a Orion Breweries corre para estar entre esse seleto grupo.

As 4 empresas controlam mais de 90% do mercado no Japão, apesar de não haver tanto espaço para produtores artesanais como estamos acostumados no Brasil, as produtoras de cerveja conseguem manter a concorrência e oferecer diferentes produtos para um público muito heterogêneo.

Asahi

Considerada a 4ª maior cervejaria do mundo e também a maior do Japão, a Asahi encabeça a lista das cervejarias que controlam o mercado com quase metade ta fatia e também detém a liderança no posto de cerveja sem álcool mais vendida.

Suas principais cervejas são:

  • Asahi Super Dry
  • Asahi BlanK
  • Asahi Premium Beer Jukusen
  • Asahi Hon-nama (happoshu)

Kirin

A Japan Brewery Company, antecessora da Kirin, foi fundada em 1885 e começou sua fabricação 3 anos depois. São conhecidos pela sua cerveja puro malte, que por influência alemã seguiu o padrão de qualidade alemão, que a rendeu renome e fama no mercado.

Velha conhecida do público brasileiro, a Kirin teve uma passagem rápida por aqui se tratando de produção de cervejas. Foram os responsáveis pela compra da Schincariol e transformar seu nome em Brasil Kirin. Mas alguns anos depois, devido à prejuízos na operação, se viram obrigados a vender sua filial para a holandesa Heineken.

Suas principais cervejas são:

  • Kirin Ichiban Shibori
  • Kirin Akiaji
  • Kirin Heartland Beer
  • Kirin Lager Beer
  • Kirin Fukkoku Lager
  • Grand Kirin
  • Kirin Tanrei (happoshu)

Suntory

Essa teve o inicio um pouco diferente das demais, digo isso porque a Suntory começou no mercado de bebidas alcoólicas vendendo vinho, em 1989. E após isso teve certo destaque ao ser a primeira fabricante japonesa ao produzir whisky, bem eclética, não?

Sua produção cervejeira teve inicio em 1968 e uma das maiores preocupações da empresa foi sobre a utilização de água natural e também cervejas puro malte, e hoje pode-se dizer que representam um grande grupo, presente tanto no ramo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas quanto no alimentício.

Suas principais cervejas são:

  • Suntory Malts
  • Suntory – The Premium Malts
  • Super Magnum Dry (happoshu)

Sapporo

Reconhecida como a cervejaria mais antiga do Japão, a Sapporo foi fundada em 1986 por Seibei Nakagawa, conhecido por ter deixado o seu país aos 17 anos, quando foi para Alemanha, e retornado com o conhecimento sobre produção de cerveja após ter se formado como Braumeister — ou mestre cervejeiro.

As principais cervejas produzidas pela Sapporo são Pale ou Dark Lagers e apostam sempre no segmento de cerveja premium.

Suas principais cervejas são:

  • Sapporo Lager Beer
  • Sapporo Black Label
  • Yebisu
  • Yebisu Black
  • Sapporo Classic
  • Hokkaido Nama-shibori (happoshu)

Curiosidades sobre as cervejas japonesas

O Japão detém algumas particularidades, e isso não seria diferente com as cervejas, por isso resolvemos trazer algumas curiosidades aqui e quem sabe fazer com que você se interesse pelas cervejas japonesas.

O que é cerveja happoshu

São cervejas de baixo malte que possuem menos 67% do cereal em sua composição por isso elas apresentam um teor alcoólico menor e também um preço de venda menor, como não são consideradas diretamente cerveja e as taxas sobre elas são menores.

Podem ser consideradas imitação de uma cerveja tradicional, pois o gosto é diferente com o público está acostumado mas também pode ser considerada agradável pelo preço que atrai o público geral — assim como nossas cervejas Pilsens.

Cervejas sazonais

Como tudo no país está ligado a estações de ano, as cervejas não poderiam se safar dessa e podemos dizer que hoje existem cervejas que são vendidas especialmente em certas estações, onde sua aparência e o teor alcoólico variam em cada edição especial.

cervejas estação japao

Cerveja e heróis

Os tokusatsu, famosos heróis japoneses das séries de televisões foram e ainda são febre no Japão, mas um especialmente ficou famosos pela sátira, o Kanpai Senshi After V, onde curiosamente os heróis são conhecidos por beber, fumar e ficar cantando em karaokês em izakayas, os bares japoneses — sim, isso mesmo.

Tente buscar “tokusatsu beer” no Google, a primeira imagem a aparecer se trata do After V.

Um segundo exemplo dessa ligação está na famosa série Jiraya, onde um personagem, Kanin Dragon, é frequentemente visto tomando sakê e se tornou famoso por isso.

Kanin Dragon Jiraya

Estilos exóticos

Falar do Japão e não falar de coisas exóticas é quase um pecado. E se tratando de cerveja podemos afirmar que existem os mais estranhos casos no país, como: cerveja para crianças (Kodomo no Nomimono), cerveja congelada e cerveja com leite (Bilk Abashiri brewery).

Espero ter ajudado com um pouco de conhecimento e pesquisa sobre as cervejas japonesas e convido você a saber um pouco mais sobre a história da cerveja, que tal?

 

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e cervejeiro de buteco. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e tomando uma boa cerveja com o meu pai, e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

2 Comentários

Comentar