Copo Teku

O que é um Teku? E por que está na hype?

Se você está em busca do copo perfeito para qualquer estilo de cerveja aqui está: seu novo copo favorito é o copo Teku.

Nos últimos anos foi possível ver um movimento “introdutório” desse tipo de copo em brewpubs, que começaram a deixar de lado outros tipos de copos famosos como o Pint ou Caldereta e passaram a servir a algumas de suas cervejas em um Teku, tanto por fatores técnicos quanto pela apresentação da cerveja. 

Sabemos que não tem nada de errado em apenas beber cerveja na lata ou em um copo lagoinha (ou copo americano) quando você está saindo com os amigos ou em um churrasco, afinal, sabemos muito bem que cerveja no copo lagoinha molda caráter, sim! 

Porém, quando estamos degustando cervejas especiais, o copo certo faz parte da experiência por si só.

Desde a sua criação em 2006 por dois especialistas italianos em cerveja, Teo Musso e Lorenzo “Kuaska” Dabove (de quem deriva o nome “Teku”), o copo Teku ganhou um culto de seguidores por um bom motivo: é o copo ideal para qualquer estilo de cerveja. 

Fabricado pela Rastal, o Teku conquistou um culto de seguidores entre os entusiastas da cerveja desde seu lançamento e pode-se dizer que ele surgiu quando Musso começou a criar “o equivalente à cerveja de uma taça de vinho”.

Na Bélgica e em outros países, eles sempre trataram os bons copos e a cerveja como duas coisas que andam de mãos dadas, ,as por muito tempo, nos Estados Unidos a cerveja e o copo eram coisas bem distintas, onde você encontrava Pints em todos os lugares.

Seu formato e o aroma da cerveja

Por causa de seu formato cônico, o copo Teku permite que os compostos voláteis atinjam o nariz antes das papilas gustativas, resultando em uma percepção aprimorada.

Os aromas são um grande componente de como percebemos o sabor, e o Teku tem a combinação perfeita de haste, copo afunilado e uma abertura ao longo da borda para ajudar a maximizar o aroma.

Rastal, a empresa por trás do modelo do copo se destaca no mercado desde 1919 e um de seus focos principais é o mercado cervejeiro, trazendo copos personalizados para marcas e outros modelos inovadores como o Teku.

O copo em si foi criado por um analista sensorial que se concentrou no nariz e no palato. Ele foi projetado com o objetivo específico de melhorar a experiência de beber cerveja artesanal.

Se pensarmos em aroma do ponto de vista da degustação de um whisky, os copos Glencairn são muito utilizados para condensar o aroma na parte superior do copo. O Teku usa do mesmo conceito (embora seja menos curvo e mais angular) para criar uma experiência semelhante para a degustação de cerveja artesanal.

E como ele se compara a outros copos?

Em uma degustação guiada feita pelo The New York Times, alguns especialistas locais em cerveja experimentaram uma variedade de estilos de cerveja servidos em diferentes copos: um copo IPA, um copo em forma de tulipa, um Pint, um copo Weizen (cerveja de trigo), uma taça de vinho e dois modelos de Teku.

A maioria concordou que as cervejas tinham um sabor suave e quase nenhum aroma quando bebidas em um pint, em comparação com os copos mais curvilíneos, como Tulipa, Weizen, taça de vinho e copos Teku, que pareciam promover aromas mais vivos.

Mas não foi percebido nenhuma diferença em relação ao gosto da cerveja. Uma IPA tinha o mesmo sabor lupulado e refrescante em uma copo tradicional de IPA, assim como em qualquer uma das variações Teku ou mesmo em uma taça de vinho.

Um dos copos mais funcional do mundo

Não é nenhum absurdo afirmar isso sobre o copo, que ele é muito funcional, afinal, ele tem a capacidade de maximizar a retenção de espuma enquanto mantém a cerveja na temperatura adequada para servir, pois sua haste evita o contato excessivo com o copo em si e a transferência de calor (da mão para o copo).

Agora em sua terceira iteração de design, a Rastal fabrica o Teku 3.0. O design desta versão inclui pontos de nucleação gravados a laser, permitindo que o vidro facilite o fluxo consistente de carbonatação. Isso mantém a cerveja no nível de carbonatação adequado para a integridade máxima da bebida.

Embora os tradicionais Pints cumpram um propósito utilitário, eles não oferecem a mesma tecnologia que um Teku, como por exemplo sua haste que desempenha o mesmo papel que em uma taça de vinho ou do coquetel — contanto que você não pegue a tigela, o Teku manterá sua bebida na temperatura desejada por mais tempo do que qualquer outro copo.

Portanto podemos afirmar que se trata de um copo versátil e se você deseja maximizar sua experiência, experimente comprar um e fazer testes em sua casa, mas um aviso, comprá-lo não vai te transformar em um degustador profissional da noite para o dia, assim como um bom par de tênis não vai correr uma maratona por você.

Mas um Teku é um copo bonito e bem feito que dá direito à cerveja! 🍻

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.