Cinco copos de cerveja limpos

Limpar copo de cerveja: como e por que fazer isso

Você teve um dia difícil no trabalho e nenhuma ideia parece tão boa quanto uma cerveja gelada. Você chega em casa, abre sua geladeira e pega um tira gosto para fechar o dia com chave de ouro.

Ao abrir a garrafa, o som da carbonatação. Você segura a garrafa contra a luz e vê as bolhas se formando, subindo lentamente até o topo para levar o aroma ao nariz. Você sabe que pode esperar um belo colarinho na sua cerveja.

Você serve sua cerveja da maneira correta, no copo correto mas existe um problema: nenhuma espuma está se formando. 

O que aconteceu? Existem muitas bolhas grudadas na lateral do copo, mas nunca se acumulam no topo e seu aroma parece ter diminuído muito.

Isso é um sinal claro de que o seu copo está sujo. A olho nu parece limpo porque você não viu nenhum resíduo no copo, mas ainda podem existir gordura, açúcares ou detergentes grudados no interior do copo (e agora flutuando em sua cerveja) que estão piorando sua experiência de beber cerveja. Aquele copo até parecia limpo, mas não o bastante para uma cerveja.

Abaixo alguns exemplos de copos de cerveja sujos:

Por isso é muito importante lavar o copo de cerveja corretamente, para que suas características como sabor, aroma e aparência não sejam afetados negativamente, ok? Agora vamos explicar detalhadamente os motivos e como limpar seus copos corretamente.

Por que ter um copo limpo?

Um copo limpo significa aquele que é limpo o suficiente para não diminuir sua experiência de beber cerveja. Não é preciso muita sujeira ou resíduos acumulados para causar retenção de espuma e problemas de aroma em uma cerveja. Uma pequena quantidade pode fazer uma diferença significativa na percepção da cerveja que está sendo servida.

Me lembro também no meu primeira dia no curso de sommelier de cerveja em que uma aluna gostava de tirar fotos com as marcas de batom no copo para publicá-las em seu Instagram, e ao ver isso o professor prontamente mencionou que tal ato poderia afetar a formação de espuma no copo dela, e que não era uma boa prática utilizar batom para degustar cervejas artesanais.

Retenção de espuma no copo

Aqui temos um exemplo claro da diferença entre um copo limpo e um sujo.

Como os resíduos prejudicam a formação de espumas, você verá essa diferença ao servir o seu copo quando as espumas não se formarem bem o suficiente, e também ao terminar de beber sua cerveja, quando notar que o copo não apresenta vestígios da retenção da espuma na lateral.

O problema mais comum será encontrar resíduos dentro do copo. Normalmente, óleos e açúcares residuais, como gordura de leite, ou refrigerante, podem causar problemas de retenção de espuma, enquanto detergentes residuais ou poeira podem criar locais de nucleação indesejados e da mesma forma causar problemas de retenção de espuma.

Este é um problema comum em bares, você pode concluir se o bar que está visitando leva sua cerveja a sério pela maneira como eles limpam seus copos. Mas também é muito comum acontecer em casa com copos que ficam guardados há um bom tempo e não foram bem lavados na última vez que você utilizou. Isso acontece comigo!

Para garantir que seus copos estejam sempre limpos, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas, são elas:

  • Ter copos específicos para cerveja, não só em formatos diferentes mas fazendo com que eles sejam utilizados somente para cerveja. Se você utiliza o mesmo copo para servir outras bebidas, esse é um erro clássico, porque os óleos e açúcares poderão permanecer mesmo depois que o copo parecer limpo;
  • Utilizando bons detergentes que não agridam o vidro, utilizando principalmente detergente neutro e sem óleo;
  • Tenha uma esponja específica para limpar seu copo, sem misturar com outras que são utilizadas em pratos e utensilhos gordurosos;
  • Enxaguar seu copo depois de lavar em um escorredor, garantindo que todo o detergente saia dele e que não fiquem resíduos.
  • Enxaguar antes de servir sua primeira cerveja, com água limpa e fria, retirando resíduos que possam ter ficado no seu copo e também poeiras que se acumularam.

Limpar seu copo de cerveja em 3 passos

A melhor maneira de garantir que estejam limpos para tomar sua cerveja é seguindo os três passos simples:

  1. Jogue água, e utilize uma esponja com detergente neutro para fazer a limpeza do seu copo, mas lembre-se de tomar cuidado para lavar com delicadeza, pois alguns copos mais finos podem quebrar no momento de lavar ou enxaguar; 
  2. Coloque em um lugar próprio para enxaguar, não deixando na pedra da sua pia por exemplo;
  3. Caso opte também por enxaguar seu copo com um pano, dê preferência aos panos de microfibra, porque eles não soltarão os famosos pelinhos em seu copo. 

E após esse processo, caso você decida servir uma cerveja e ela apresente uma boa formação de espuma, nenhuma bolha presa na lateral e soltando bem os seus aromas, meus parabéns, você fez a limpeza de maneira correta!

Agora, caso algumas bolhas fiquem na lateral, isso é sinal de que o copo ainda apresenta sujeiras como poeira ou gordura, tente repetir o processo novamente e tomar todos os cuidados, ok?

É isso, uma maneira muito simples de garantir que você mostre o respeito devido à sua cerveja. E por mostrar respeito, quero dizer que o resultado será que você poderá ter a melhor experiência possível, seja com a sua própria cerveja ou alguma local ou de uma cervejaria famosa de sua região.

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.