Cervejas Caseiras Receitas

Strong Golden Ale – Homini lúpulo

Escrito por Carlos Lara

Receita de uma das primeiras cervejas feitas, uma belgian strong golden ale que ficou bem interessante. Uma coisa que certamente poderia melhorar a qualidade e complexidade seria usar fermento líquido de origem belga. Outra dica interessante pode ser usar um pouco de trigo, e talvez um pouquinho mais de amargor ou lúpulo para aroma, a gosto do freguês. Mas, para quem busca uma receita simples, está é uma boa opção. Vamos a ela:

Receita para 20 litros finais:

6Kg malte pilsen

0,5Kg Carahell

1Kg Açúcar de milho (pode ser outro, como refinado de milho ou demerara)

 

Brassagem (18 litros)

65 graus – 60 minutos

70 graus – 30 minutos

78 graus – 05 minutos

 

Lavagem => 15 litros

 

Fervura:

20g Magnum – 60 minutos

10g Hallertauer Tradicion – 20 minutos

1 Kg Açúcar – 10 minutos

 

OG : 1075

FG: 1014

Teor alcoólico: 7,8%

IBU: 25

 

Fermento: T-58

 

 

 

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

20 Comentários

  • Essa Golden Ale não vai sair pouco encorpada não ? O mosto deveria permanecer mais tempo entre 68º e 72º ativando a alfa-amilase pra produzir menos açúcares fermentáveis, não ?

    • Não, são coisas distintas. Esse açúcar será todo consumido durante a fermentação. Logo, você precisa adicionar o primming no final.

  • Cara, vou fazer a minha primeira brassagem caseira(ja ajudei em algumas no laboratório da faculdade), gostaria de fazer 40 litros desta receita. Tenho a duvida quanto à quantidade de água a ser utilizada, devo simplesmente dobrar a qtdade de água na brassagem e na lavagem ou devo ficar atento a outros detalhes.
    Obrigadoo!

    • Cara, de tudo que eu já li e vi em videos até agora, usa-se sempre 50% a mais do que vc quer. para 40l vc usaria 60l de água. existe uma proporção correta para isto, uma que eu vi é a seguinte: 2,5 x peso em kilos do malte para a mostura e na lavagem dos grão é isso +1,5.

      espero que tenha ficado claro.

  • Rafael … eu sou novato .. mas sempre usei a seguinte conta para aguas e nao tem erro
    agua primaria – 2.5 x kilo (malte)
    agua para lavagem – 1.5 x total de agua primaria …
    ai ele ta usando 6.5 kilos
    agua primaria = 16.2 litros
    agua lavagem = 24.3 litros
    Claro que isso nao eh regra … como aqui o estilo eh uma Strong … se vc diminuir a agua da primaria vc terá mais OG … variar de 2 a 3 vezes na agua primaria eh valido … isso depende do estilo claro …
    .
    .
    .
    Tenho uma duvida galera da Homini … esse açucar vcs add na brassagem ou no meio da fermentaçao ?? me falaram pra add no fim da fermentaçao como açucar invertido … se eu add no fim da fermentacao .. quanto tempo a mais eu deixo fermentando ???
    meu OG ta em 1061 …. (nao coloquei na brassagem .. vou colocar na fermentacao) …. usei soh um sashet de T58 … será que o fermento vai aguentar um OG alto assim ?? posso add sem medo esse açucar invertido no fermentador ???
    Abraços

  • Olá pessoal.
    Esse fds fiz essa receita e gostaria de saber quanto tempo ficou fermentando. E depois fizeram maturação também? Quanto tempo?
    A minha OG deu altíssima – 1,100. Não entendi… Sou novo nessa arte e segui as mesmas proporções colocadas aqui no site.
    Alguém tem alguma suspeita?
    Valeu.

    • André, ela deve fermentar até parar. Isso deve levar uns 5 a 7 dias.

      E a maturação pode ser feita de 15 a 21 dias. Deve ser o suficiente.

      Sobre a OG ter sido muito alta, acontece. Cada equipamento tem um rendimento diferente. Você tem que começar a conhecer a eficiência dele e fazer ajustes quando for testar novas receitas. As receitas de cerveja não funcionam como as de bolo. Elas sempre precisam de ajuste.

      • Obrigado pela atenção Bernardo.
        Mais um esclarecimento: esse tempo de maturação sugerido é ainda fora da garrafa, certo? Depois de engarrafada, com esse teor alcóolico que deverá ser alto, quanto tempo sugere na garrafa pra carbonatar e dar uma arredondada?
        Obrigado

Comentar