Jefferson’s Beer – American Pale Ale

Receita de Tiago Dardeau, da Confraria do Marquês, para o estilo american pela ale:

 

 

Jefferson’s Beer é fruto da liberdade americana com a tradição inglesa. Utilizei 300 gramas de lúpulo num mosto formado de malte pilsen e caramelo. A lupulagem foi  focada no sabor e aroma (típico de muitas cervas americanas), com um amargor equilibrado.  Apesar disso, o fermento Nottingham teve uma atenuação excelente deixando a cerveja seca, característica típica da escola inglesa.

A Jefferson’s Beer é isso, americana por princípio, mas com algumas raízes inglesas!

Thomas Jefferson foi presidente dos Estados Unidos e autor da Declaração da Independência Americana em 1776. A Declaração foi o início do processo de independência dos EUA, mas esta só foi reconhecida pelos ingleses em 1783. Neste período os americanos foram ganhando forças para derrotar as tropas britânicas.

Jefferson’s Beer é  minha cerveja em homenagem aos americanos que construíram uma escola cervejeira altamente criativa, diversificada, experimental e sem limites.

Com total domínio do processo e equipamentos de ponta, os americanos utilizam a experiência das escolas clássicas e o espírito de liberdade para transpor os limites e criar cervejas com aromas e sabores inusitados que tem conquistado os amantes do néctar nos quatro cantos do mundo. Para além da gigante Anheuser-Busch (Budweiser), existem mais de 1400 microcervejarias no país que produzem um universo de cervejas que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo.  Um dos motivos desse número é o fato de que um homebrewer (cervejeiro caseiro) americano tem muito mais chances de tornar-se um microcervejeiro do que em qualquer outro país. E isso efetivamente acontece! A estrutura dos homebrewers que nem tem intenções comerciais já impressiona qualquer cervejeiro caseiro. Como exemplo, vejam o festival de cerveja envelhecida em madeira que nosso amigo Ricardo Rosa encontrou por lá!

 

E como exemplo da inventividade dessa escola, apresento-lhes a Flying Dog Brewery, microcervejaria de Denver que investe na imagem de suas cervejas através da parceria com o ilustrador inglês Ralph Steadman (olha os britânicos de novo!!) que produz rótulos exclusivos (e maneiríssimos!) sem respeitar nenhuma norma padrão para rótulos de cerveja. Infelizmente, como a maioria das americanas, não encontramos por aqui. Inclusive, nunca tomei! Mas o site e os rótulos já são um convite e tanto!

 

Receita da Jefferson’s Beer – American Pale Ale:

 

11,00 kg de Malte Pilsner
1,00 kg de Malte Caramel/Crystal – 10L
0,50 kg de Malte Caramunich
10,00 gm de Lúpulo Brewer’s Gold [7,10 %] (30 min)
10,00 gm de Lúpulo Cascade [5,30 %] (25 min)
10,00 gm de Lúpulo Brewer’s Gold [7,10 %] (25 min)
40,00 gm de Lúpulo Saaz [4,90 %] (20 min)
40,00 gm de Lúpulo Amarillo Gold [8,60 %] (20 min)
50,00 gm de Lúpulo Cascade [5,30 %] (20 min)
50,00 gm de Lúpulo Saaz [4,90 %] (10 min)
40,00 gm de Lúpulo Amarillo Gold [8,60 %] (10 min)
50,00 gm de Lúpulo Saaz [4,90 %] (5 min)
1,00 kg de Cane (Beet) Sugar (0,0 EBC)

1.053 o.g.
1.010 f.g

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

    Olá, esta receita rende quantos litros?

    Abraço

      É importante ajustar à sua eficiência, e cada tem a sua, mas no caso o rendimento é em torno de 50 litros.

    Realmente a Flying Dog é maravilhosa. As informações que tenho são de que a a cervejaria americana encontrou um container com suas cervejas parado em um porto no litoral brasileiro, desde então cancelaram as exportações para o Brasil. Ainda bem que tive a oportunidade de tomar algumas Flying Dogs antes do acontecido !!
    De qualquer forma, sucesso aí com a Jefferson’s Beer e parabéns pelo texto !

    Bom dia,

    Qual as rampas de temperatura para a brassagem ?
    Qual o IBU dessa cerveja ?
    Qual o motivo dos lúpulos só ferverem no máximo 30 min ?

    Obrigado.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.