Como esterilizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase?

Como esterilizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase?

Coleção de livros na Amazon

Quando pensamos em armazenar a cerveja produzida, algumas soluções vem à cabeça, como latas, barris e garrafas, e sabemos que o cervejeiro(a) que está começando a produzir com certeza utilizará a última opção, isso é óbvio, quase uma verdade absoluta.

Mas por que tão óbvio assim? Explicaremos para você os motivos que fazem a garrafa ser versátil para armazenamento e mais importante, como sanitizar e também as melhores práticas para sanitizar e secar suas garrafas com facilidade e segurança.

Mas primeiro, por que utilizar garrafas?

Essa é uma pergunta que poucas pessoas sabem porque a resposta é tão óbvia que às vezes não paramos para pensar nela.

Das vantagens, devemos destacar algumas como:

  • O seu preço;
  • Você pode usar a garrafa de novo e de novo pois elas são versáteis;
  • Fáceis de encontrar à venda;
  • Fáceis de armazenar; 
  • Facilitam o transporte; 

Isso sem dizer que a garrafa é o terceiro material mais reciclado no país, com uma taxa de reaproveitamento de 45%. Ou seja, a praticidade, os gastos e esforços fazem com que a garrafa seja uma boa alternativa.

Mas isso não quer dizer que a lata é pior, cada um possui seus prós e contras, mas a maioria de produtores caseiros optam pela garrafa por conta das vantagens citadas acima e também por ser favorável para cervejas de guarda (feitas para envelhecerem), pois seu armazenamento condiciona a cerveja, permitindo que ela amadureça e se desenvolva, ou ganhe características, ao longo do tempo.

E para que isso tudo dê certo, a cerveja precisa estar engarrafada em uma embalagem segura e protegida, que pode ser armazenada por anos. É até comum escutarmos histórias de pessoas que compraram uma cerveja especial e aguardam por anos para aproveitá-la, assim como o que algumas pessoas fazem com o vinho.

Mas e os pontos negativos? 

Independentemente do motivo pelo qual você pode escolher usar garrafas para armazenar sua cerveja, uma coisa com que todos os cervejeiros(as) caseiros concordam é que uma grande desvantagem do uso de garrafas é o inconveniente que elas apresentam para limpar e secar, além de não bloquear totalmente os raios UV, cerca de 90%, podendo gerar off-flavor caso não seja armazenada de maneira correta. 

Sobre sua limpeza, embora a maioria dos kits de produção de cerveja incluam escova e produto para limpeza de garrafas (sanitizante), eles quase nunca incluem um equipamento para secar e armazenar, dando um certo trabalho a mais na hora da limpeza. 

Para contornar isso, existem aqueles iniciantes que optam por usar escorredores de pratos, alguns até limpam com toalha, enquanto outros simplesmente colocam a garrafa de cabeça para baixo em um papel ou toalha. 

No entanto, o maior problema desses métodos é que a garrafa está entrando em contato com outra superfície que provavelmente não é higiênica, podendo resultar em defeitos em sua cerveja, por isso você precisa ter atenção total com a higienização e sanitização das garrafas.

Como sanitizar suas garrafas

Tenha em mãos um sanitizante, de preferência o ácido peracético (PAC 200), pois esse produto será ideal para fazer com que seus equipamentos cervejeiros fiquem livres de micro-organismos que podem afetar sua cerveja, incluindo as garrafas.

Mergulhe suas garrafas, uma por uma, em uma solução diluída com o sanitizante, incluindo as tampinhas, encha e deixe “descansar”.

Se você tiver tempo, opte por deixar as garrafas (somente as garrafas) cheias de sanitizante de um dia para o outro em um local limpo e sem iluminação. Agora se pretende fazer a cerveja no mesmo dia, separe 1h e deixe as cervejas em um canto limpo de sua casa, e após isso, jogue a água fora e enxágue sua garrafa, para remover o resto dos sanitizantes.

Lembre-se de utilizar água livre de cloro para evitar o clorofenol, o famoso gosto de esparadrapo nas cervejas, ou também conhecido como gosto medicinal.

É necessário limpar com água e detergente antes de sanitizar?

Existem pessoas que limpam e outras que não, as mais neuradas com isso provavelmente já tiveram algum tipo de problema de contaminação, por isso sempre reforçam a limpeza. Caso você deseje fazer isso, utilize água, detergente e uma escova para limpar o interior das garrafas antes de sanitizá-las.

Limpar garrafa de cerveja

E como secar as garrafas de cerveja?

Na fabricação de cerveja, a cerveja só deve entrar em contato com superfícies que estejam absolutamente limpas, e isso pode fazer você se perguntar sobre como secar adequadamente uma garrafa sem que nada toque dentro ou na boca dela. 

Felizmente para todos nós, existem pessoas que pensaram nisso e criaram equipamentos acessíveis para que possamos secar nossas garrafas, como por exemplo os escorredores empilháveis e em torre, ótimas soluções se você está disposto a agilizar o processo e quer utilizar a gravidade a seu favor.

Secando e armazenando armazenar suas garrafas

Como dito anteriormente, existem duas opções de escorredores para você, na primeira onde são empilháveis, você encontrará a melhor alternativa para armazenar, porque ela mantém suas garrafas com segurança sem que nenhuma parte da prateleira de secagem entre em contato com o interior ou a boca da garrafa, diferentemente da torre, onde as garrafas são sustentadas por uma haste em sua parte interna. 

A boa notícia é que ambos podem ser encontrados facilmente na internet ou em lojas especializadas em equipamentos cervejeiros, onde a empilhável será um pouco mais cara que a torre, mas mais eficiente, pois ela suspende a garrafa pelo lado de fora na base do gargalo e de cabeça para baixo, deixando a gravidade fazer o resto do trabalho.

Com cada garrafa em seu próprio local especial, você pode garantir que elas sejam seguras com segurança no lugar, sem entrar em contato com outras garrafas, ao mesmo tempo que elimina a chance de elas caírem ou se moverem e quebrarem.

Geralmente você encontrará em tamanhos únicos que suportam garrafas long leck e 600ml, mas que por serem empilháveis, podem comportar até 7 níveis de cerveja, totalizando mais de 100 caso opte por garrafas de 600ml. 

Já o escorredor em formato de torre você encontrará com espaços a partir de 45 garrafas.

Equipamento de limpeza e secagem mais fácil

Esses dois equipamentos podem parecer simples, mas são populares por um bom motivo e certamente valem cada centavo quando se trata de conveniência adicional no processo de fabricação de cerveja. Evite complicações mantendo um sistema de higienização adequado e secando suas garrafas da maneira mais fácil possível.

Se esse assunto foi interessante para você, talvez seja de seu interesse ler sobre a diferença de higienização e sanitização no processo de produção, onde explicamos as diferenças dos processos e como fazer.

Biblioteca de livros (1)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.