Cervejas Caseiras Equipamentos

Equipamento para Post-Mix

Equipamento base para montar post mix de cerveja caseira
Escrito por Carlos Lara

Após aumentar o ritmo de produção, engarrafar toda a leva começa a se tornar algo pouco prático. Logo, começamos a buscar outras formas de carbonatar a cerveja, ou seja, colocar gás nela. O tradicional método para engarrafar é usando o primming, que é feito com açúcar.

Assim, acontece uma segunda fermentação na garrafa, gerando álcool e CO2. A forma mais prática de fazer isto é usar o CO2 diretamente, e para isto o equipamento de post mix se torna importante.

Equipamento base para montar post mix de cerveja caseira

A praticidade começa no envase, já embarrilhar é um processo mais simples e rápido do que engarrafar as cervejas uma por uma. Além de não ter a necessidade de toda vez juntar uma grande quantidade de garrafas vazias.

A desvantagem é que toda, ou grande parte da cerveja, fica no mesmo recipiente, não possibilitando dar de presente ou levar pequenas quantidades para vários lugares diferentes. Resumindo, o ideal é combinar um pouco de cada de acordo com cada leva.

Nossa compra dos equipamentos foi por etapas, e quase todas as peças foram compradas nos EUA ou na Argentina. Os preços de lá são infinitamente inferiores, e tendo oferta de equipamentos muitas das vezes com qualidade superior.

 

Para montar seu equipamento básico para servir a cerveja com CO2 você vai precisar de:

– Barril/Cornélius

– Cilindro CO2

Equipamento para post mix cerveja caseira

– Manômetro

– Mangueiras e conectores entre estes equipamentos

– Válvula extratora

Todos os itens podem ser encontrados no Brasil. Porém, lojas especializadas americanas e o eBay são boas dicas para quem quer comprar. Na Argentina, a opção é a MiniCerveceria. Uma compra interessante nossa foi do Cilindro de CO2. No Brasil, compra-se um cilindro usado (que antes era extintor de incêndio) de ferro por cerca de 300 reais. Há algumas críticas em relação à segurança deste equipamento, e ele é bastante pesado por ser de ferro. Optamos por comprar este cilindro de alumínio, e fizemos a compra no eBay. O valor foi de 50 dólares, mais 54 dólares de frente. Em apenas 12 dias o equipamento já estava em mãos no Rio de Janeiro. As especificações para busca em inglês são: New Aluminum 5 Pound CO2 Cylinder.

Uma outra opção para envase é utilizar o Carbonator, que permite a utilização de CO2 em garrafas Pet, sendo bastante prático. Este conector também pode ser comprado na internet por pouco mais de 20 dólares, em sites americanos.

É interessante lembrar que deve-se ter muito cuidado com a sanitização dos equipamentos e avaliar o que cada estilo pede antes de optar apenas por garrafa ou cornélius.

Outra dica é que os equipamentos tem dois padrões de conectores, Ball Lock e Pin Lock. Portanto, deve-ser escolher um desses e comprar todo o equipamento já compatível com o padrão escolhido.

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

50 Comentários

Comentar