Equipamento base para montar post mix de cerveja caseira

Equipamento para Post-Mix

Após aumentar o ritmo de produção, engarrafar toda a leva começa a se tornar algo pouco prático. Logo, começamos a buscar outras formas de carbonatar a cerveja, ou seja, colocar gás nela. O tradicional método para engarrafar é usando o primming, que é feito com açúcar.

Assim, acontece uma segunda fermentação na garrafa, gerando álcool e CO2. A forma mais prática de fazer isto é usar o CO2 diretamente, e para isto o equipamento de post mix se torna importante.

Equipamento base para montar post mix de cerveja caseira

A praticidade começa no envase, já embarrilhar é um processo mais simples e rápido do que engarrafar as cervejas uma por uma. Além de não ter a necessidade de toda vez juntar uma grande quantidade de garrafas vazias.

A desvantagem é que toda, ou grande parte da cerveja, fica no mesmo recipiente, não possibilitando dar de presente ou levar pequenas quantidades para vários lugares diferentes. Resumindo, o ideal é combinar um pouco de cada de acordo com cada leva.

Nossa compra dos equipamentos foi por etapas, e quase todas as peças foram compradas nos EUA ou na Argentina. Os preços de lá são infinitamente inferiores, e tendo oferta de equipamentos muitas das vezes com qualidade superior.

 

Para montar seu equipamento básico para servir a cerveja com CO2 você vai precisar de:

– Barril/Cornélius

– Cilindro CO2

Equipamento para post mix cerveja caseira

– Manômetro

– Mangueiras e conectores entre estes equipamentos

– Válvula extratora

Todos os itens podem ser encontrados no Brasil. Porém, lojas especializadas americanas e o eBay são boas dicas para quem quer comprar. Na Argentina, a opção é a MiniCerveceria. Uma compra interessante nossa foi do Cilindro de CO2. No Brasil, compra-se um cilindro usado (que antes era extintor de incêndio) de ferro por cerca de 300 reais. Há algumas críticas em relação à segurança deste equipamento, e ele é bastante pesado por ser de ferro. Optamos por comprar este cilindro de alumínio, e fizemos a compra no eBay. O valor foi de 50 dólares, mais 54 dólares de frente. Em apenas 12 dias o equipamento já estava em mãos no Rio de Janeiro. As especificações para busca em inglês são: New Aluminum 5 Pound CO2 Cylinder.

Uma outra opção para envase é utilizar o Carbonator, que permite a utilização de CO2 em garrafas Pet, sendo bastante prático. Este conector também pode ser comprado na internet por pouco mais de 20 dólares, em sites americanos.

É interessante lembrar que deve-se ter muito cuidado com a sanitização dos equipamentos e avaliar o que cada estilo pede antes de optar apenas por garrafa ou cornélius.

Outra dica é que os equipamentos tem dois padrões de conectores, Ball Lock e Pin Lock. Portanto, deve-ser escolher um desses e comprar todo o equipamento já compatível com o padrão escolhido.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

50 Comentários

    Muito boa a matéria, tenho muita vontade de fazer cerveja e cada dia que eu leio a vontade aumenta e as duvidas também.
    Eu posso colocar cerveja caseira num keg normal mesmo usado pelas grandes cervejarias? Obrigado.

    Claro que pode, Marco. Mas aí os equipamentos são um poucos diferentes, principalmente as conexões.

    O problema é o preço dos barris.

    Quer uma dica? Comece a produzir logo! ehhe

    abs

    “Manômetro” é o correto, nanometro é a bilionésima parte de um metro.

    Boa observação, Giovani. Já acertamos, valeu!!

    Já estou montando meus equipamentos e logo-logo começo a produção.
    sempre tive dúvidas com relação a compra de equipamentos no exterior, por exemplo no link do cilindro de co², que é do E-bay, como é feito o pagamento? Impostos incidem?
    Funciona nos mesmos moldes do Mercado Livre?

    Comecei um blog a pouco tempo, se tiverem a curiosidade…

    http://nomade-kraftbier.blogspot.com/

    Atenciosmente,
    Nomade

    Nomade,

    é como o ML. Reza a lenda de que até 50 dólares não há muito risco de taxação. Mas, sempre há algum, e no nosso caso ficamos livres. O pagamento é feito via Cartão de Crédito Internacional.

    A vantagem á comprar o cilindro novo e de alumínio. O Bodebrown tem um kit para o equipo de post mix, vale a pena conferir…

    abs!

    Olá tudo bem ? Uma pergunta…onde vc encontrou este barril cornelius da foto…? tem alguma dica de onde encontrar mais em conta..?
    Abraço…
    Marco

      Marco,

      tem em alguns ferros-velhos. você pode procurar também na internet, nas listas das acervas. Sei que a Bodebrown vende uns kits.

      abs,
      Bernardo

    Bernardo,

    Estou montando meu equipamento e em relação ao cilindro de CO2, busquei informações coma empresas que fazem a recarga e me orientaram a não comprar cilindo de alumínio (muitas inclusive não recarregam cilindos de alumínio), pois, segundo eles, existe um risco muito grande de explosão do cilindo de alumínio.
    Tem alguma informação a respeito.

    Abraço,

    Maikel

      Não Maikel, inclusive recarreguei o meu sem problema algum. Estranha esta informação, pois normalmente os que de ferro são de segunda mão e adaptados, sendo mt mais perigosos.

      abs
      Bernardo

        Bernardo,

        Me disseram que, para não correr riscos, o cilindro deveria ser NOVO de AÇO. NUNCA cilindros já utilizados como extintores de incêndio… Segundo eles, alumínio somente para cilindros de CO2 de aquários… Como não tenho muito conhecimento, vou tentar encontrar um cilindro novo de aço.
        Obrigado pela sua resposta.
        Abraço,
        Maikel

    Além de apreciador de cervejas, sou funcionário de uma empresa que fabrica cilindros de aço para gases à alta pressão. Caso desejem obter mais informações: eddie.vasconcelos@matsa.com.br

    Fornecemos constantemente cilindros para uso em empresas de bebidas e post mix.

    Uma duvida. Fiz algumas levas e estava apenas engarrafando. Agora consegui um equipamento completo, com um barril em inox para 10 litros. Neste barril quando coloco de cerveja ( os 10 litros? ) e quando de CO2 ?

      Carlos, onde vc comprou o equipamento para embarrilar? O preço foi razoável?

      Bjos!

      Um show este artigo – bem completo mesmo.
      Muito grato.

    estou montando um projeto para fabricação de refrigerantes caseiros, gostaria de saber se esse equipamento é adaptável ao meu produto, e onde posso consegui-lo completo pois entrei em alguns sites de lojas e sempre falta um ou outra parte. Gostaria também de saber onde posso encontrar o carbonatador para garrafas seria melhor pra mim.

      Procure em sites como mercado livre e lojas de insumos e equipamentos para cerveja caseira. Os carbonators, para pet, você encontrará em sites americanos que vendem equipamentos para cerveja.

    bom dia
    tenho para venda 60 barril post mix do tempo da antarctica
    caso alguem queira ligar.
    muito grato

    tadeu 15-97857857

      Tadeu, tenho interesse. Por favor me envie email para combinarmos. migueloncio@hotmail.com.
      abs.

      Ola, caro Tadeu, qual o valor do barril,quantos litros?

      tbm tenho interesse… entre em contato… nikitibv@gmail.com

      Tadeu
      Ainda tem os post mix para vender, tenho interesse, meu email tambo@tambo.com.br.

      Fagner

      Compramos barris de chopp usados

      AMIGO VOCÊ AINDA TEM POSTMIX PARA VENDER??? OU SABE DE QUEM TENHA.

      PRECISO DE 1.000 UNIDADES, COMPRO E PAGO A VISTA

      (62) 9142-4288 ZAP ZAP

    Olá, tenho 32 barris do tipo Cornelius Keg de 19L disponíveis para venda. Tenho um contato que está com eles armazenados aqui em Tubarão/SC, e negociei um preço de venda R$120,00 cada unidade, para o lote todo. Os barris eram utilizados normalmente em máquinas post-mix, e como estas foram aposentadas, ficaram armazenados em depósito. Comprei 2 dele essa semana, estavam em bom estado, apenas bastante sujos (poeira). Se alguém tiver interesse, pode encaminhar e-mail para diogoqb@yahoo.com.br. Pode inclusive retirar comigo. Att., Diogo.

      AMIGO VOCÊ TEM POSTMIX PARA VENDER??? OU SABE QUEM TEM PRA VENDER???

      PRECISO DE 1.000 UNIDADES.

      COMPRO E PAGO A VISTA

    eu tenho maquina bem antiga de fazer refrigerante caseiro,no tempo da tal gasosa alguem pode me ajudar como instalar elas e como funciona,tenho p/ engarrafar vai 6 garrafas por vez,e o tal saturador cilindro de gas co2,e os tachos onde é preparado o xarope alguem pode me ajudar onde encontro alguem que saiba exclarecer as minhas duvidas uma maquina é da marca naschold agradeço muito se alguem poder me ajudar

      meu email msn:diehl.andre@hotmail.com

    Ola, parabens pelas dicas. Tamus começando a querer entrar em uma nova fase de envazamento e, como ja dito acima, estamos pensando em comprar um barril post mix inox, ball lock, 19l, por 200 reais e engata-lo numa chopeira eletrica, tipo esta aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448740758-chopeira-eletrica-heineken-beertap-cooler-pronta-entrega-_JM. Tenho duas duvidas. Seria possivel ligar esta chopeira diretamente no Barril Post Mix? Seria possivel fazer o priming (carbonatacao) diretamente no barril post mix? abs e obrigado.

    Onde posso recarregar um cilindro de alumínio com CO2? Preciso de um endereço, preferencialmente no centro do RJ. Grato!

    Pessoal, gostaria de saber se alguém ainda tem post mix ball lock para vender, tenho interesse.
    Obrigado

    gostaria de compra dois pot mix ball lock polido do 20 litros. obrigado

    Boa tarde pessoal.. alguém sabe me indicar ou vender cilindro co2 e post mix, aqui do paraná ??

    Boa noite pessoal; pretendo adquirir 3 post mix de 5 e 10 lt e 3 cilindros de co2 de 0,5 ou de 1 e 2 kg.
    Quem tiver aguardo contato.

    Tenho 100 barris novos de Post mix
    10 litros 60 reais
    19 litros 90 reais
    nilo.codesp@gmail.com

    ATENÇÃO – GOLPE DO CORNELIUS KEG

    Entrei em contato com o Nilo Pereira pelo email nilo.codesp@gmail.com e pedi informações acerca do pagamento e forma de entrega. Ele não dá opção de retirada no local e quando perguntei qual a garantia que eu teria de não se tratar de um golpe, visto que estou comprando de um desconhecido e pagando antecipadamente. A resposta dele foi: “Golpe?Vamos deixar tem bastante gente querendo.”

    Dá para confiar? Pra mim tem 100% de chances de ser golpe, portanto fiquem de olho e sempre desconfie de transações com estranhos na qual você não tenha nenhuma referência.

      É GOLPE MESMO. COMBINEI TODOS DETALHES E FUI ATÉ SANTOS. QUANDO VIU QUE EU NÃO ESTAVA SOZINHO SAIU CORRENDO E NÃO ATENDE MAIS TELEFONE NEM RETORNA E-MAIL.

    ESTOU QUERENDO COMPRAR PELO MENOS 1.000 (MIL UNIDADES) DE POSTMIX.

    ALGUÉM AÍ SABE AONDE POSSO COMPRAR ESSA QUANTIDADE???

    SE EU NÃO ACHAR ALGUÉM QUE POSSA ME VENDER AQUI NO BRASIL, VOU TER QUE COMPRAR LÁ NA CHINA.

    ALGUEM SE ABILITA EM COMPRARMOS UM Containers juntos na china???

    PARA QUEM GOSTA DE FAZER CERVEJA

    CHEGOU HOJE 50 POSTMIX

    R$ 300,00 CADA UNIDADE

    (62) 9142-4288 CLARO / WHATSAPP

    VISITE NOSSO SITE http://www.chopeirasusadas.com.br

    Tenho 4 barris ball lock perfeitos. roger.marimex@gmail.com

      Roger,
      Você ainda tem os postmix ball lock?

    Qual o tamanho da mangueira para extração da cerveja?

    Avatar

    Muito boa matéria, parabéns.

    Avatar

    Onde encontro kit completo (poust mix + cilindro).

    Estava procurando um bom cilindro de alumínio no Brasil e realmente é um absurdo de caro. Como tenho uma caixa postal em Miami que envia para Paraguay irei comprar e mandar pra lá. A diferença é gritante.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.