Cervejas Caseiras

Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2013

Escrito por Carlos Lara

A cervejaria Bierland, de Blumenau, lança o seu concurso de cervejas caseiras deste ano. A categoria será Witbier, julgada de acordo com o BJCP,e é exclusivo para associados das Acervas por todo o Brasil. Esta é a segunda edição do concurso, que teve como primeira vencedora a belgian blonde ale Bruxa, já lançada pela marca.

 

Segundo o BJCP, a Witbier deve ter as seguintes características:

Estatísticas:    OG: 1,044 – 1,052
IBUs: 10 – 20    FG: 1,008 – 1,012
SRM: 2 – 4    ABV: 4,5 – 5,5%

medalha-v5

Confira abaixo os detalhes deste concurso enviados pela organização:

 

Cervejeiros caseiros, maiores de 18 anos, inscritos em alguma ACervA de qualquer parte do Brasil, terão a oportunidade de provar seus dotes cervejeiros no Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. O evento tem como objetivo fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações. Além disso, visa valorizar a produção artesanal, premiando as três melhores cervejas participantes. Para esta segunda edição, o estilo da cerveja selecionado foi Witbier (BJCP 2008 16A), conforme critérios do Beer Judge Certification Program (BJCP).

Para o sócio proprietário da Cervejaria Bierland, Eduardo Krueger, a acirrada disputa que ocorreu na primeira edição do concurso motivou ainda mais a Bierland em repetir o evento em 2013 e fixa-lo no calendário anual da cervejaria. “A Bierland não está medindo esforços para que este seja um concurso de alto nível, com cervejas de ótima qualidade e que cervejeiros caseiros do Brasil inteiro tenham a oportunidade de ter a cerveja campeã produzida pela nossa cervejaria”, afirma Krueger.

Embora o lançamento oficial do concurso aconteça em 1º de junho, durante a Festa de Premiação do VIII Concurso Nacional das ACervAs, em Curitiba (PR), as inscrições poderão ser efetuadas de forma gratuita a partir do dia 17 de junho, se estendendo até 12 de julho. O período para o envio de amostras é de 15 de julho até 09 de agosto. Será permitida a inscrição de apenas uma cerveja por participante e o limite de participações é de 80 inscrições. Interessados em participar do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2013 devem preencher o formulário eletrônico próprio, disponibilizado no site da Bierland (www.bierland.com.br).

Regras

O regulamento destaca que o participante deve estar obrigatoriamente em dia com os seus compromissos estatutários – inclusive financeiros, junto à respectiva ACervA da qual for sócio, no ato da inscrição de sua cerveja. Não está vetada a participação de um grupo no concurso, desde que, exista um representante, identificado como cervejeiro caseiro responsável.

São de total responsabilidade do participante os custos e o método de envio da amostra, assim como ele deverá ser o fabricante legal da cerveja inscrita, e esta, não poderá estar sendo comercializada. Apenas um modelo de garrafa será aceito no concurso, que são garrafas de vidro, sem marcas ou inscrições, na cor âmbar, no volume de 600 ml. A garrafa popularmente conhecida como “caçula” é exatamente a mesma utilizada nas cervejas Bierland. A tampa deverá ser metálica do tipo coroa modelo pry-off, sem restrição quanto à cor. Cada participante deve encaminhar cinco amostras de sua cerveja.

As amostras deverão ter identificação com a etiqueta do concurso, preenchida com letra de forma e presas à garrafa por um elástico. As garrafas não precisam ser novas, porém devem estar limpas e sem cola, tinta ou outro rótulo que não seja a etiqueta requisitada pelo concurso.

Premiação

Os vencedores serão divulgados na festa de comemoração dos 10 anos da Cervejaria Bierland, em Blumenau (SC), no dia 17 de agosto. O primeiro colocado no concurso terá sua cerveja produzida pela Bierland em edição limitada. O vencedor participará da produção de um lote da respectiva cerveja na fábrica da cervejaria blumenauense.

Mais informações no site da cervejaria: www.bierland.com.br.

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

Comentar