Baunilha na cerveja: aprenda a usar especiarias na receita!

Fazer cerveja caseira, mais do que seguir receitas, é uma oportunidade para inovar e mostrar o lado criativo (e racional) que existe dentro do eu cervejeiro.

Temos a possibilidade de utilizar diversos insumos e especiarias na cerveja, como por exemplo criando uma fruit beer, mas desta vamos falar sobre um teste feito com fava de baunilha, por isso se você quer aprender como utilizar em sua receita, recomendamos é claro, que leia até o final, ok?

Por que baunilha?

Poderia usar aqueles extratos convencionais de baunilhas que vendem no mercado? Sim, claro, mas não teria o mesmo resultado. Quando fazemos cerveja em casa, buscamos a melhor qualidade possível, e, por isso, os melhores ingredientes.

Baunilha na cerveja
Cortando e separando a fava

A baunilha em si apresenta fortes características e que podem dar um toque especial na sua cerveja, podemos citar claramente o aroma e que ela tem a característica de adicionar uma sensação de maior corpo à cerveja.

Mas por que usar? A idéia era dar um toque aromático extra com esta tão apreciada especiaria. O estilo escolhido foi o Brown Ale, por sua característica de sabores e aromas de chocolate, caramelo e castanhas.

Cervejas do estilo Stout e Porter também são indicadas, mais vai do gosto do freguês. Quando pensamos em cerveja, tudo é possível de ficar delicioso.

Baunilha na cerveja
Retirando as sementes

Utilizando a baunilha na cerveja

Para utilizar a baunilha, é preciso fazer um corte no meio da fava e retirar as sementes. Ali está contido o potente aroma. Mas, para aproveitar ao máximo, indica-se colocar tudo no mosto, inclusive as favas.

Baunilha na cerveja
Misturando ao mosto

Utilize cerca de 5 favas, adicionadas durante a fervura, pois assim o potencial aromático pode ser extraído. O resultado final, em 40 litros, é de um leve e agradável toque de baunilha, deixando a cerveja com uma sensação mais cremosa na boca.

Porém, a presença fica discreta com a cerveja gelada e carbonatada, ou seja, como vamos consumir. Digo isto, pois no tanque a baunilha fica mais presente. Querendo algo mais marcante, é preciso utilizar uma quantidade maior.

O problema é o preço destas favas, que gira em torno de 10 reais a unidade nas lojas especializadas. Há opções de comprar mais barato na internet, vale a busca.

Outra solução é a utilização do extrato. Aqui, não usamos o industrial (pelamordedeus!), mas um fabricado em casa com vodka e baunilha (veja como fazer). Assim, ele pode ser aplicado durante a fermentação ou maturação, mas é recomendável que se use no final da maturação para que o aroma esteja mais fresco e vivo durante o envase.

Ao utilizar tanto na fervura quanto na maturação, obtivemos um resultado mais marcante na cerveja, deixando uma agradável sensação da baunilha na boca após cada gole. O resultado final da experiência é muito interessante e recomendamos que experimentem!

Quer entender mais sobre especiarias na cerveja? Você pode acessar nosso post e tirar suas dúvidas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

14 Comentários

    É de uma delicadeza instigante. Tanto o texto quanto a cerveja com baunilha.

    Estou com a intenção de usar a baunilha na maturação, 20 litros de cerveja, qual quantidade indica?

      Calleb, as dicas de quantidade estão acima. Tudo é uma questão do efeito que você quer ter. Não fizemos diversos teste para precisar várias quantidades.

      abs e boa sorte na cerva. Depois conte como ficou!

    No caso de usar o extrato de baunilha,o alcool da vodka não vai interferir no sabor negativamente?

      É uma questão de quantidade… Depende do quanto de vokda. Mas lembre-se, vodka é um bebida quase sem sabor.

    Estou com um american stout maturando, e nessa fiz adição de cacau em pó durante a maturação, amanhã fará 7 dias, pretendo envasar daqui a mais uma semana, o próximo projeto é brassar uma e fazer a adição das favas de baunilha, o duro é que aqui em Maringá não acho as favas, acho que terei que comprar dos sites cervejeiros, que cobram a ‘bagatela’ de r$ 5,00 por fava… mais o custo do correio. Mas eu vou fazer, sou brasileiro e não desisto nunca. kkkkkk

      Bom Dia.
      Aqui acho as favas quase de graça. Paguei 5 favas R$ 1,60 em lojas de Produtos Naturais. Estou fermentando uma Saison, não somente com Baunilha, mas Pimenta, Noz, Gengibre e Canela, vamos ver o que dá.
      Abs.

        Aonde vc acha a fava por esse preço Paulo? Valeu

        pelo amor de deus paulo, onde eu compro favas por esse preço? ahhahahahaa

    Avatar

    Olá! só fiquei com uma dúvida. Estou programando a brassagem de uma porter e vou usar as favas de baunilha. Quanto tempo de fervura? 5 minutos?

      Em um livro encontrei a seguinte adição de favas, para 10litros. Adicione meia fava em 15min e meia em 5.

    Avatar

    A vodka colocada na maturação não interfere na carburação caso em venha a fazer o primming?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.