
Baunilha na cerveja: aprenda a usar especiarias na receita!
Fazer cerveja caseira, mais do que seguir receitas, é uma oportunidade para inovar e mostrar o lado criativo (e racional) que existe dentro do eu cervejeiro.
Temos a possibilidade de utilizar diversos insumos e especiarias na cerveja, como por exemplo criando uma fruit beer, mas desta vamos falar sobre um teste feito com fava de baunilha, por isso se você quer aprender como utilizar em sua receita, recomendamos é claro, que leia até o final, ok?
Por que baunilha?
Poderia usar aqueles extratos convencionais de baunilhas que vendem no mercado? Sim, claro, mas não teria o mesmo resultado. Quando fazemos cerveja em casa, buscamos a melhor qualidade possível, e, por isso, os melhores ingredientes.

A baunilha em si apresenta fortes características e que podem dar um toque especial na sua cerveja, podemos citar claramente o aroma e que ela tem a característica de adicionar uma sensação de maior corpo à cerveja.
Mas por que usar? A idéia era dar um toque aromático extra com esta tão apreciada especiaria. O estilo escolhido foi o Brown Ale, por sua característica de sabores e aromas de chocolate, caramelo e castanhas.
Cervejas do estilo Stout e Porter também são indicadas, mais vai do gosto do freguês. Quando pensamos em cerveja, tudo é possível de ficar delicioso.

Utilizando a baunilha na cerveja
Para utilizar a baunilha, é preciso fazer um corte no meio da fava e retirar as sementes. Ali está contido o potente aroma. Mas, para aproveitar ao máximo, indica-se colocar tudo no mosto, inclusive as favas.

Utilize cerca de 5 favas, adicionadas durante a fervura, pois assim o potencial aromático pode ser extraído. O resultado final, em 40 litros, é de um leve e agradável toque de baunilha, deixando a cerveja com uma sensação mais cremosa na boca.
Porém, a presença fica discreta com a cerveja gelada e carbonatada, ou seja, como vamos consumir. Digo isto, pois no tanque a baunilha fica mais presente. Querendo algo mais marcante, é preciso utilizar uma quantidade maior.
O problema é o preço destas favas, que gira em torno de 10 reais a unidade nas lojas especializadas. Há opções de comprar mais barato na internet, vale a busca.
Outra solução é a utilização do extrato. Aqui, não usamos o industrial (pelamordedeus!), mas um fabricado em casa com vodka e baunilha (veja como fazer). Assim, ele pode ser aplicado durante a fermentação ou maturação, mas é recomendável que se use no final da maturação para que o aroma esteja mais fresco e vivo durante o envase.
Ao utilizar tanto na fervura quanto na maturação, obtivemos um resultado mais marcante na cerveja, deixando uma agradável sensação da baunilha na boca após cada gole. O resultado final da experiência é muito interessante e recomendamos que experimentem!
Quer entender mais sobre especiarias na cerveja? Você pode acessar nosso post e tirar suas dúvidas.
14 de janeiro de 2012 às 14:18
É de uma delicadeza instigante. Tanto o texto quanto a cerveja com baunilha.
14 de março de 2012 às 16:02
Estou com a intenção de usar a baunilha na maturação, 20 litros de cerveja, qual quantidade indica?
14 de março de 2012 às 16:12
Calleb, as dicas de quantidade estão acima. Tudo é uma questão do efeito que você quer ter. Não fizemos diversos teste para precisar várias quantidades.
abs e boa sorte na cerva. Depois conte como ficou!
13 de maio de 2012 às 19:28
No caso de usar o extrato de baunilha,o alcool da vodka não vai interferir no sabor negativamente?
14 de maio de 2012 às 9:46
É uma questão de quantidade… Depende do quanto de vokda. Mas lembre-se, vodka é um bebida quase sem sabor.
24 de junho de 2013 às 21:14
Estou com um american stout maturando, e nessa fiz adição de cacau em pó durante a maturação, amanhã fará 7 dias, pretendo envasar daqui a mais uma semana, o próximo projeto é brassar uma e fazer a adição das favas de baunilha, o duro é que aqui em Maringá não acho as favas, acho que terei que comprar dos sites cervejeiros, que cobram a ‘bagatela’ de r$ 5,00 por fava… mais o custo do correio. Mas eu vou fazer, sou brasileiro e não desisto nunca. kkkkkk
15 de julho de 2015 às 8:14
Bom Dia.
Aqui acho as favas quase de graça. Paguei 5 favas R$ 1,60 em lojas de Produtos Naturais. Estou fermentando uma Saison, não somente com Baunilha, mas Pimenta, Noz, Gengibre e Canela, vamos ver o que dá.
Abs.
17 de julho de 2015 às 8:27
Aonde vc acha a fava por esse preço Paulo? Valeu
8 de março de 2016 às 16:13
pelo amor de deus paulo, onde eu compro favas por esse preço? ahhahahahaa
15 de março de 2016 às 15:03
Olá! só fiquei com uma dúvida. Estou programando a brassagem de uma porter e vou usar as favas de baunilha. Quanto tempo de fervura? 5 minutos?
30 de julho de 2016 às 13:10
Em um livro encontrei a seguinte adição de favas, para 10litros. Adicione meia fava em 15min e meia em 5.
14 de julho de 2016 às 13:50
A vodka colocada na maturação não interfere na carburação caso em venha a fazer o primming?