Como fazer uma Brown Porter

Porter é um estilo típico inglês, e já foi o mais popular no país há alguns séculos, sendo a bebida preferida dos estivadores. A Brown Porter se difere da Robust por ser menos amarga e/ou tostada. A cor vai de marrom claro a escura e normalmente é turva. Vamos ver as características que definem o estilo pelo BJCP?

 

OG: 1040-1052

FG: 1008-1014

IBU: 18-35

SRM: 20-30

ABV: 4-5,4%

 

Então, temos uma cerveja com baixo teor alcóolico e equilibradas, que tem como destaque maior o malte, com sabores discretos de caramelo e tostado, com chocolate mais evidente que o café. O corpo é médio-baixo a baixo e a carbonatação também não deve ser alta. É um ótimo estilo para os iniciantes, por trabalhar com uma OG baixa e ter um processo de produção bem simples.

porter

 

Qual malte escolher?

 

Podemos começar pensando no malte base, que deve compor algo em torno de 80% de sua receita. O ideal é utilizar maltes tradicionais ingleses, então o pale ale seria a melhor opção. Mas, por aqui é mais fácil e barato, muitas das vezes, trabalhar com o pilsen. Então, ele pode ser utilizado sem medo, e uma dica é combinar pilsen com munich ou vienna para compor a cota de malte base da sua receita. Para quem gosta e não está preocupado com concursos, um pouco de malte defumado pode cair muito bem.

 

Fora isso, para obter esta característica de caramelo, biscoito, nozes e toffee que pede o estilo, é interessante apostar numa variedade maltes caramelos, como carared, caramunich, caraaroma, biscuit, Special B. Este maltes devem compor entre 10 e 15% de sua receita. Para uma cerveja mais seca e atenuada, não utilize uma proporção muito grande destes maltes, ou então adicione um pouquinho de açúcar durante a fervura e menos malte base.

 

E para levar o tostado para a cerveja, é aconselhável usar um pouco de malte escuros, algo como 5 a 10%. Mas, o ideal é usar as versões mais claras dos tostados, como Carafa I ou Chocolate. Maltes muito torrados, como Carafa III, ou até mesmo a cevada torrada não são boa pedidas para este estilo.

 

Qual lúpulo usar?

 

Nesta cerveja o lúpulo não é o protagonista. Então, escolha um lúpulo para amargor que te dê o IBU desejado, sem que o amargor se destaque muito. E, caso queira usar algo para aroma (que não deve ser muito), invista na família de lúpulos usados pelos ingleses, com destaque para a os Goldings. Algo como um grama por litro no fim da fervura pode adicionar um toque aromático à cerveja, mas mais do que isso já pode descaracterizar o estilo. As versões Robust, principalmente feitas nos EUA, podem receber doses bastante generosas de lúpulos aromáticos ingleses e/ou americanos, e até dry hopping.

 

Vamos para a produção?

 

Você pode usar o processo típico inglês de infusão simples. Para dar um toque mais marcante do malte, é aconselhável trabalhar na faixa entre 66-68 graus por cerca de 90 minutos. Uma segunda opção é trabalhar uma parte da brassagem na casa dos 66 graus e depois subir para 71, em busca de um pouco mais de corpo para esta cerveja.

 

Após 70-90 minutos de fervura, o ideal é inocular um fermento típico da região. Então, S-04 ou Nothingham são boas pedidas, assim como qualquer similar de outra empresa, seja na versão líquida ou seca. A fermentação deve durar de 5 a 7 dias, e pode ser feita em temperatura na faixa dos 17 graus. A maturação, abaixo dos 10 graus, pode durar a partir de 15 dias.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

13 Comentários

    boa!
    e em relação a carbonatação, ql o ideal?

      Eu faria algo em torno de 6 gramas de açúcar por litro.

        Bernardo, qual a quantidade de agua vc usa na mostura e quanto de agua de lavagem? Abraços

    O Malte chocolate que da a cor para este estilo tem que ficar dentro de quantos EBC ?

    outra coisa, essa receita é para 20 litros ?

      Marcelo, a “receita” (entre aspas porque são sugestões e não uma receita realmente) traz todas as “medidas” em porcentagem. Logo serve pra qualquer volume. se vais fazer para 20L, pra obter uma gravidade inicial de mais ou menos1052, use algo entre 5Kg e 5,150Kg. Lembre também que normalmente o rendimento da receita não é 100%, logo comece a brasagem com algo entre 28L e 29L, (caso não fazze lavagem, eu nao faço) assim ao final teras 20L.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.