
Como armazenar o lúpulo: aprenda aqui as boas práticas
É extremamente importante que você saiba dos principais inimigos do lúpulo, os que adoram sacanear com você, são eles o calor, oxigênio e a luz. Mas, como armazená-lo e quais problemas que um erro nessa parte implicariam?
Problemas com o armazenamento
Existem dois problemas comuns no armazenamento de lúpulos que devem ser citados, por isso vamos falar abaixo quais são e também as soluções mais práticas para acabar com eles de uma vez.
Off-flavor – butírico
O off-flavor significa um sabor indesejado na cerveja, diferente do on-flavor que se refere ao sabor que você quer em sua cerveja (mais sobre o assunto aqui) e em cursos sobre análise sensorial muitas pessoas dizem que o pior sabor experimentado é o butírico.
É mu sabor fortíssimo e com certeza inviabilizaria qualquer leva se presente em altas concentrações. Se pudéssemos comparar, acreditamos que o salor se assemelha a uma mistura de cheiro de queijo velho com “CC” (cecê?) de ônibus lotado. Sim, isso mesmo!
Já se imaginou tomando isso? Esperamos que não.
E para identificar esse lúpulo velho basta uma cheiradinha nele “in natura”, o cheiro ruim é bastante evidente! Além disso, ele perde a coloração esverdeada e torna-se marrom, por isso tenha muita atenção nesses pontos.
Soluções
Para solucionar esse problemas listamos três pontos que você deve seguir:
- Ferver por 3 horas o mosto para tirar o ranço de lúpulo velho e fedorento. Alguns estilos belgas usam essa técnica para aproveitar o poder bacteriostático da nossa plantinha.
- Quando entrar em contato com seu revendedor pergunte sempre quais os lúpulos mais frescos no estoque e dê preferência à eles!
- Sempre armazenar dentro de um freezer ou congelador você deve manter menor contato com ar possível. Se tiver seladora a vácuo ótimo, se tiver saquinho ziplock use-o apertando antes para eliminar o ar de dentro o máximo possível.
Declínio dos alfa-ácidos
Não sei se vocês sabem, mas, mesmo bem armazenados, os lúpulo (em especial os de amargor) vão aos poucos perdendo seus alfa-ácidos.
Na média diríamos que se mantidos por 6 meses na temperatura de 20°C, cerca de 50% de seus alfa-ácidos vão ser perdidos e isso pode influir significativamente no IBU programado e conseqüentemente no amargor que procurava em sua cerveja.
Soluções
Listamos também três soluções que você deve se atentar caso ocorra a perca do alfa-ácido em seu lúpulo:
- Manter o saco de lúpulo fechado (de preferência com ziplocks ou a vácuo) para evitar o máximo possível o contato com oxigênio.
- Armazenar no freezer, saiba que ele pode congelar numa boa!
- Comprar lúpulos frescos. Não é demais salientar que é sempre uma boa idéia perguntar ao seu fornecedor quais os lúpulos mais frescos (importados mais recentemente) eles têm na prateleira. Exija essa informação, é um direito seu!
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. E para conhecer mais sobre lúpulo, que tal dar uma olhada em outros dois artigos que podem ser do seu interesse?
Qual lúpulo escolher: conheça os principais lúpulos do mundo
Entenda mais sobre a perda de alfa-ácido no lúpulo
Um abraço!
13 de janeiro de 2015 às 14:25
Boa tarde, gostei bastante do site e desta matéria sobre lúpulo mas tenho uma dúvida. Estou aprendendo a fazer cerveja em casa e compro os insumos na internet, quando chega as vezes ficam cerca de 1 a 2 semanas até eu fazer a brassagem. O lúpulo vem em um saquinho embalado a vácuo mas tem instruções na frente dizendo que devo manter resfriado ou congelar, a pergunta é se neste tempo de 2 semanas pode causar algum problema se eu deixar em temperatura ambiente.
Parabéns mais uma vez pelo trabalho
Att, Rodrigo
13 de janeiro de 2015 às 14:56
Você não consegue colocar nem numa geladeira?
Não sei dizer se vai estragar o lúpulo, mas deixar 2 semanas no quente não é o ideal.
abs
5 de novembro de 2015 às 18:17
O off-flavor que remete a chulé é o ácido isovalérico, não? Butírico é vômito de criança.